Os carros com motor flex começaram a ser produzidos no Brasil em 2003. O primeiro modelo foi o Volkswagen Gol 1.6. Vinte anos já se passaram e essa tecnologia, atualmente, está em mais de 90% dos veículos comercializados no país.
Você sabe o que é mito ou verdade quando o assunto é motor flex?
Confira abaixo o que preparei sobre o tema:
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verdade
Pode misturar os dois combustíveis no tanque
Como os carros flex possuem apenas um tanque de combustível, gasolina e etanol se misturam normalmente. Você não precisa acabar com um tipo de combustível para abastecer com o outro.
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mito
O motor fica viciado se usar apenas um tipo de combustível
O sistema flex consegue identificar com qual tipo de combustível o carro foi abastecido e faz todas as configurações necessárias para que o veículo continue funcionando normalmente.
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mito
Motores flex exigem cuidados especiais
Assim como no tópico anterior, o sistema flex identifica com qual tipo de combustível o carro foi abastecido. Dessa forma, o próprio sistema faz todas as configurações necessárias para que o veículo funcione normalmente.
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verdade
Andar com o combustível na reserva prejudica o motor
Andar com o combustível na reserva leva impurezas para o motor, prejudica o desempenho e pode queimar a bomba de combustível. Em caso de pane seca, você também pode ser multado e perder pontos na carteira de motorista.
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verdade
Gasolina rende mais que o etanol
Um litro de gasolina tem aproximadamente 30% a mais de energia do que o etanol e é mais denso. Isso faz com que o motor consuma, em média, 30% menos, se compararmos com o etanol.
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mito
Motores flex exigem rodízio de combustível
Esse tipo de motor é configurado para receber etanol ou gasolina, sem distinção. Algumas montadoras recomendam apenas que o carro seja abastecido com gasolina de vez em quando. Ela ajuda na limpeza dos bicos injetores.
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mito
Em um carro zero, a gasolina deve ser utilizada no primeiro abastecimento
Vale mais uma vez registrar que os carros com motor flex recebem qualquer tipo de combustível em qualquer proporção.
E, você? Está cuidando bem do motor flex do seu carro?
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