A coluna traz uma análise do mercado automotivo, com tendências do segmento, panorama, dicas e orientações. Tem como público-alvo o cliente que compra carro, quer trocar de veículo ou quer tirar dúvida sobre a manutenção desse bem, além de leitores apaixonados pelo tema. O perfil nas redes sociais é @gabrieldeoliveirapersonalcar

Não cometa esses erros ao comprar um carro novo ou seminovo

Se não prestar atenção a alguns aspectos, o comprador pode se arrepender de comprar um veículo, o que pode gerar não só prejuízo emocional como financeiro

Vitória
Publicado em 08/10/2024 às 01h58
Atualizado em 08/10/2024 às 01h58
Mulher arrependida no carro
Um dos erros é comprar um carro com custo de manutenção alto sem ter se planejado financeiramente. Crédito: Shutterstock

Comprar um carro parece uma tarefa simples, porém fazer uma escolha equivocada é muito comum no dia a dia no mercado automotivo. E o grande problema disso é que, se arrepender de comprar um automóvel, na maioria das vezes, gera prejuízo emocional e, principalmente, financeiro.

Um exemplo é comprar um carro com custo de manutenção alto sem ter se planejado financeiramente. Outro erro comum é descobrir que o carro adquirido simplesmente não atende a necessidade, pois é baixo demais ou falta espaço interno.

Para que você não caia numa cilada dessas, preparei algumas dicas que com certeza fazem toda diferença para que você faça a melhor escolha possível na compra de seu novo carro.

1 - Cuidado com as opiniões

Não vá pela opinião das pessoas que não trabalham no segmento automotivo. A opinião das pessoas é baseada na realidade delas, na experiência vivida por elas e, principalmente, baseada no gosto delas. Às vezes, um carro que é excelente para uma pessoa, pode ser péssimo para outra. Por isso, pesquise em sites e canais de internet especializados no segmento. Ou até contrate uma consultoria especializada.

2 - Design não é tudo

Nunca compre um carro considerando como aspecto principal o design. Um carro que atenda à sua necessidade vai muito além da beleza. É preciso ficar atento aos custos de manutenção, consumo, seguro, entre outros. Esses são aspectos primordiais para qualquer escolha.

3 - Entenda a sua realidade

Sempre entenda seu contexto de uso diário. Isso faz toda a diferença. O carro comprado será para qual tipo de uso? Será apenas usado para uma pessoa? Será um carro usado para uma família que têm crianças? Será um carro para uso mais urbano ou de rodovia? Quantos quilômetros por mês esse carro irá rodar?

Fazer esses questionamentos com certeza ajudarão você a entender o contexto de uso do carro para que a escolha seja feita de forma racional.

E você, já comprou algum carro que se arrependeu depois?

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Seminovo Carro Usado Comprar Carro Carro Novo

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.