Pouco tempo atrás os carros híbridos e elétricos eram vistos como uma tendência e, de certo modo, até meio distante para muitas pessoas. Porém, isso mudou. Os veículos 100% eletrificados ou que possuem um motor elétrico e outro a combustão já são realidade no mercado e estão cada vez mais presentes no dia a dia do brasileiro.
Um exemplo disso é a quantidade de veículos rodando para aplicativos de locomoção. Fato é que comerciais e mídia estão bastante fortes na cabeça do consumidor. Mas será que a realidade desse tipo de veículo é tão encantadora como tem sido sempre divulgado?
Uma coisa que aprendi é que ponderar em qualquer assunto sempre se faz necessário. E em relação aos veículos híbridos e elétricos não é diferente. Por isso, listo alguns desafios que ainda existem para que você tenha consciência e isso te ajude na hora de optar ou não por um veículo com esse tipo de tecnologia.
-
01
Produção e descarte das baterias
Um dos principais argumentos sobre automóveis híbridos e elétricos é relacionado ao meio ambiente, visto que, no caso dos híbridos, a emissão de gases é bem menor do que nos veículos a combustão e nos elétricos não há emissão. Porém, na contramão disso existe a produção das baterias de lítio. Para se fabricar esse tipo de material existe um dano considerável ao meio ambiente, assim como no seu descarte. O ponto-chave é que não há uma informação clara sobre esses aspectos, visto que tudo é muito novo. Porém, esse tipo de informação é importante.
-
02
Desenvolvimento de energia limpa
Ainda falando do aspecto meio ambiente, a maior parte esmagadora do volume de energia elétrica no Brasil é proveniente de hidrelétricas. A questão é o impacto ambiental causado por uma hidrelétrica que muda completamente todo o ecossistema do local que ela é implementada.
-
03
Autonomia das baterias
A praticidade em se abastecer um carro a combustão num posto de gasolina ainda faz a maioria das pessoas optarem por um veículo a combustão. E o principal aspecto é relacionado à autonomia das baterias, que ainda é bastante pequena, visando essa praticidade na cabeça do consumidor.
-
04
Pontos de recarga
Ainda existe uma quantidade extremamente limitada de pontos de recarga.
-
05
Tempo de vida e custo de bateria
Falta informação clara em relação à vida útil de uma bateria. E em caso de acabar a garantia, qual o valor que uma bateria nova custaria numa necessidade de troca.
Vale frisar que a intenção aqui é apenas informar para que você leitor tenha consciência em relação ao que envolve veículos com essa tecnologia. Outro ponto é que precisamos ter consciência de que veículos com essa tecnologia já são realidade e estão num processo contínuo de evolução.
Este vídeo pode te interessar
MAIS E GABRIEL DE OLIVEIRA
Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.