Não é novidade que uma das dificuldades que nós, brasileiros, enfrentamos em nosso dia a dia é o preço do combustível dos carros. Para evidenciar ainda mais isso, nesta semana ocorreu o aumento no preço da gasolina.
Com essa situação, para quem está pensando em trocar de carro, é fundamental a escolha certa, caso o consumo seja algo relevante para você no dia a dia.
Por isso, fiz um levantamento dos cinco modelos a combustão mais econômicos à venda no Brasil, segundo a tabela do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). E aproveito ainda para falar sobre o que cada um oferece e seus pontos fortes e fracos.
São eles:
Renault Kwid Zen/Intense
- Consumo Urbano: 10,8 km/l (etanol), 11 km/l (gasolina)
- Consumo rodoviário: 15,3 km/l (etanol), 15,7 km/l (gasolina)
Entre os pontos fortes do Renault Kwid está o seu preço (a partir de R$ 68.190 na sua versão de entrada), já que é o mais barato do Brasil e o fato de estar sempre no topo quando o assunto é economia de combustível. Já como ponto fraco, está o seu tamanho, pois é o menor carro da categoria em relação a espaço interno, o que pode deixar pessoas maiores mais desconfortáveis em seu interior.
Peugeot 208 Like manual
- Consumo Urbano: 10,4 km/l (etanol), 11,3 km/l (gasolina)
- Consumo rodoviário: 14,7 km/l (etanol), 16,3 km/l (gasolina)
O Peugeot 208 tem como pontos fortes o seu acabamento interno, digno de um modelo mais caro, principalmente quando falamos das versões de entrada com motor 1.0, que está na lista de mais econômicos do Inmetro. No entanto, a resistência com relação à marca, por conta de problemas do passado, acaba sendo um ponto contra o modelo.
Chevrolet Onix Plus LT manual
- Consumo Urbano: 9,5 km/ (etanol), 13,6 km/l (gasolina)
- Consumo rodoviário: 13,6 km/l (etanol), 17,5 km/l (gasolina)
O Onix Plus dispensa comentários, pois é um Chevrolet e, por isso, tem uma das maiores redes de concessionárias do país, o que facilita muito na manutenção. Outro ponto forte dele é o tamanho do seu porta-malas e a facilidade de revenda. Como ponto fraco, fica o seu acabamento interno, muito simples.
Volkswagen Polo TSi manual
- Consumo Urbano: 9,6 km/l (etanol), 11,5 km/l (gasolina)
- Consumo rodoviário: 14 km/l (etanol), 16,4 km/l (gasolina)
Assim como o Onix, o Volkswagen Polo tem como principal vantagem a rede de concessionárias e o peso da marca. E da mesma forma que o sedã da Chevrolet, o acabamento interno muito fraco do modelo tem sido um ponto muito forte de críticas.
Fiat Cronos Drive 1.0
- Consumo Urbano: 9,9 km/l (etanol) / 11,4 km/l (gasolina)
- Consumo rodoviário: 14 km/l (etanol) / 16,1 km/l (gasolina)
Como ponto forte, o Fiat Cronos tem uma grande rede de concessionárias, por ser uma marca já tradicional no Brasil, assim como Chevrolet e Volkswagen. E por ser um sedã, o seu porta-malas grande é outra vantagem. No entanto, é um carro bastante simples, com poucos itens de fábrica na sua versão de entrada, principalmente quando falamos de um modelo que custa acima dos R$ 80 mil.
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