Essa semana está sendo marcada pelo lançamento da picape que vai movimentar o segmento, a Ford Maverick. Ela chega para concorrer diretamente com a Fiat Toro. Diante dessa novidade, na coluna de hoje faço uma análise do ranking de vendas das picapes, falando de seus pontos fortes, do mercado de cada uma em terras capixabas e do uso mais adequado.
Vale ressaltar que em 2021 foram vendidas praticamente 360 mil unidades de picapes. Ou seja, 25,2% a mais do que em 2020. Do total de 1.974.421 emplacados nesse período, mais de 18% eram dessa categoria, sendo que em 2020 foram menos de 15% do montante total de veículos emplacados.
Com base nas informações da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), confira abaixo o ranking com as picapes mais emplacadas no país.
TOP 10 PICAPES MAIS EMPLACADAS NO PAÍS
-
01
Flat Strada - (109.099 unidades)
A Fiat Strada é a campeã de vendas pelo fato de ser bastante vendida para frotas. Ao mesmo tempo continua sendo um veículo extremamente confiável para uso de zona rural. Um dos atrativos da Strada é o custo de manutenção que é justo e a liquidez no mercado que é muito boa.
-
02
Fiat Toro - (70.890 unidades)
Simplesmente revolucionária! É assim que vejo a Fiat Toro que é o melhor exemplo de picape dessa categoria. Ao mesmo tempo que oferece mais espaço do que uma Fiat Strada, ela é bem mais ágil e prática para o uso no dia a dia comparando com picapes de porte maior. Outro ponto forte da Fiat Toro está no acabamento interno que é muito bom.
-
03
Toyota Hilux - (45.893 unidades)
A campeã de vendas das picapes de grande porte e com certeza a preferida pelos produtores rurais. Isso se dá pelo fato de ser uma caminhonete de grande resistência, baixo custo de manutenção e bastante forte para o dia a dia de trabalho. Além disso, tem excelente liquidez no mercado.
-
04
Chevrolet S10 - (35.045 unidades)
A principal concorrente da Hilux. Ao mesmo tempo que não oferece tanta resistência para o trabalho pesado, tem como ponto forte o conforto, o acabamento interno e o design mais moderno comparado com a Hilux. Apesar de não ter a liquidez de sua principal concorrente também é um veículo bastante atrativo no mercado de usados.
-
05
Volkswagen Saveiro - (26.749 unidades)
A principal rival da Fiat Strada. Apesar de não ser a preferida entre os frotistas, a Saveiro é a preferida por muitos entusiastas desse tipo de veículo.
-
06
Ford Ranger - (20.499 unidades)
Para meu gosto é a mais bonita e que tem melhor pacote de tecnologia e acabamento interno entre as opções oferecidas no mercado. Porém, são dois fatores que pesam contra a Ford Ranger, a mudança de estratégia da Ford no mercado brasileiro que gera insegurança aos consumidores e o fato de ter um custo de manutenção mais caro comparado com suas rivais.
-
07
Mitsubishi L200 - (13.157 unidades)
Para os amantes da Mitsubish, dizer que as rivais da L200 são melhores do que ela é praticamente uma ofensa. Estamos falando de uma picape forte, robusta, com um conjunto mecânico muito bom e que evoluiu bastante em relação ao conforto, design e acabamento interno. Acredito que o que pesa contra ela no estado do ES é a pequena rede de concessionárias para atendimento de pós-venda.
-
08
Renault Duster Oroch - (12.133 unidades)
Pensando numa picape para o dia a dia com investimento menor do que sua principal concorrente, acredito que a Duster Oroch é uma boa opção. Considerando seu preço mais acessível do que a Toro no mercado de usados.
-
09
Nissan Frontier - (11.816 unidades)
Evoluiu bastante em relação à tecnologia embarcada, acabamento interno e design. Mas a rede de concessionárias ainda afasta muitos consumidores potenciais.
-
10
Volkswagen Amarok - (7.894 unidades)
O que ouço de usuários da Amarok é que ela é a única picape que traz a estabilidade de um carro pequeno na tocada. Falando da versão topo de linha que vem com motor V6 é de se esperar bastante potência e torque bem acima da média. A questão é que apesar de ser muito bonita e ter o apelo da potência, a Amarock ficou muito caracterizada por ser uma picape que apresenta problemas mecânicos e principalmente caracterizada para uso urbano. Acredito que até pelo porte é uma categoria de veículo que não é a mais adequada para uso urbano e por não passar confiança mecânica faz com que consumidores, principalmente da zona rural, não a considerem como boa opção de mercado.
E você, qual picape escolheria?
Este vídeo pode te interessar
Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.