Isabela Castello, administradora e designer, é apaixonada pelo universo criativo e pela natureza. Assina duas colunas. A VÃO LIVRE aborda conteúdos sobre arte, design, arquitetura e urbanismo. E a coluna TERRA trata de temas relacionados à sustentabilidade ambiental e ao consumo consciente. Seu propósito, com as colunas, é disseminar o bem e o belo.

CasaCor Rio leva lofts, estúdios e áreas verdes para o Fashion Mall

A mostra, que acontece até o dia 24 de novembro, transforma parte do shopping em um condomínio

Publicado em 10/11/2024 às 07h00
CasaCor Rio 2024
Projeto de Tiago Freire, um dos destaques da CasaCor Rio. Crédito: Divulgação

Com 48 ambientes, 6 mil metros quadrados de área ocupada e uma vista incrível para o verde, a Pedra da Gávea e o campo de golfe, a 33ª edição da CasaCor Rio traz o trabalho de 68 profissionais que estão entre os melhores da arquitetura, design de interiores e paisagismo do Rio de Janeiro. O evento acontece no Fashion Mall, em São Conrado, até 24 de novembro.

O percurso começa pelo terceiro andar do shopping, onde ficam bares, restaurantes e lojas. Nos dois andares seguintes, está toda a parte de moradia, que, este ano, conta com 16 lofts e sete estúdios com metragens entre 47m² e 150m², além de espaços de uso comum como coworking, lavanderia, home-theater e brinquedoteca.

Áreas verdes como o Jardim Natura Bothanica, o Rooftop Ilhas Verdes e os gardens de alguns dos lofts trazem a natureza para dentro da Mostra, criando agradáveis espaços de descanso. 

Pela primeira vez, a área de entretenimento poderá ser visitada pelo público antes mesmo da compra do ingresso. Serão 12 ambientes com acesso livre.

Tema nacional: “De presente, o agora”

Nesta edição, o tema nacional é “De Presente, o Agora”, que norteia os profissionais em suas criações. Um convite à reflexão sobre como as nossas decisões cotidianas impactam o futuro.

Uma provocação que nos lembra que um dia também seremos ancestrais e que é preciso pensar no legado que queremos deixar para as próximas gerações.

Uma pequena amostra dos ambientes presentes na mostra.

Ketlein Amorim & Roberta Nicolau – De Repente Três

CasaCor Rio 2024
Ambiente concebido por Roberta Nicolau e Ketlein Amorim: móveis dispostos para diversos usos. Crédito: Divulgação

Para um casal maduro que se descobre “grávido”, as arquitetas Ketlein Amorim e Roberta Nicolau (Instagram: @ketleinamorim_arquitetura @robertanicolauarquitetura) criaram um loft com atmosfera aconchegante e uma integração quase total entre os ambientes, que deixa isolado apenas o quarto do filho.

Os móveis são dispostos de forma a possibilitar diversos usos e a criação de uma pérgola com claraboia traz iluminação natural ao ambiente, trazendo a vegetação para dentro de casa.

Natália Lemos – Casa Raízes do Cerrado

CasaCor Rio 2024
Toques rústicos marcam projetos de Natália Lemos. Crédito: Divulgação

Natália Lemos (Instagram: @natalialemosarquitetura) buscou nas cores do cerrado mineiro de sua família o tom da Casa Raízes do Cerrado.

Com toques rústicos e memórias afetivas, o espaço pega da terra avermelhada e das árvores tortuosas do bioma, a inspiração para a decoração com biribas, lajotas de barro, taipa, cobogós cimentícios.

Peças de família, como a tábua de fazer queijo transformada em aparador e a colcha de crochê, se misturam a móveis contemporâneos e obras de artistas mineiros, criando uma atmosfera aconchegante e cheia de história.

Paula Muller Lobato – Estúdio Urupês

Paula Muller
Paula Muller homenageia ancestralidade na criação. Crédito: Divulgação

Paula Muller (Instagram: @paulamullerarquiteta) resgatou até o sobrenome do pai (Lobato), que ela não costuma usar, para homenagear sua ancestralidade no Estúdio Urupês.

O espaço faz referência ao conto de mesmo nome – o primeiro escrito por Monteiro Lobato em que ele apresenta o Jeca Tatu. O ambiente chama atenção pela otimização do espaço, as soluções de marcenaria.

Pedro Coimbra e Jackson Tinoco – Wine Bar

CasaCor Rio 2024
Pedro Coimbra e Jackson Tinoco projetaram um salão que se assemelha a uma gruta. Crédito: Divulgação

O Wine Bar, de Pedro Coimbra e Jackson Tinoco (Instagram: @pedrocoimbra_arquitetura), é um ambiente lúdico e cheio de brasilidade.

O salão, onde os visitantes degustam os vinhos da Woodswine, é quase como uma gruta, todo forrado por pedra gnaisse preta. Já na parte mais alta, as cores aparecem no teto azul, na fachada vermelha e na cozinha amarela.

Mas é a fachada externa que mais chama atenção já que foi toda coberta com um enorme painel de crochê confeccionado pelas artesãs do Instituto Proeza, de Brasília.  

Pedro Rabelais Paisagismo – Jardim Natura Bothânica

CasaCor Rio 2024
Pedro Henrique Rabelais  trabalha com diversas texturas das folhagens. Crédito: Divulgação

O Jardim Natura Bothânica, de Pedro Rabelais (Instagram: @Pedro_RabelaisPaisagismo), é uma verdadeira experiência sensorial.

A fusão entre as fragrâncias exclusivas dos produtos Natura com os aromas das plantas cria uma atmosfera imersiva.

As diversas texturas das folhagens proporcionam uma interação física que desperta os sentidos de forma sutil.

E, visualmente, a composição das espécies tropicais traz uma diversidade de cores e formas.

PKB Arquitetura – Casa Essência

CasaCor Rio 2024
Espaço da PKB mostra que  relação homem-natureza pode ser harmônica. Crédito: Divulgação

Acessada por um túnel escuro, a Casa Essência, da PKB Arquitetura (Instagram: @pkbarquitetura), provoca. Na chegada, uma foto de Mariana pós-desastre e um pequeno espelho d’água nos lembram da natureza que invade: com água, lama, terra, poluição.

A partir daí, o espaço mostra que a relação homem-natureza pode ser harmônica. Ladeado por uma pequena floresta tropical, o living traz a força da criação humana com peças artesanais e móveis de design. Ao fundo, um painel feito artesanalmente com pedaços de madeira entrelaçados abre caminho para o quarto: ambiente de refúgio e abrigo.

Priscila Vivacqua – Livraria Estar de Memórias

CasaCor Rio 2024
Priscila Vivacqua projetou um espaço dedicado ao debate de ideias. Crédito: Divulgação

Um espaço dedicado ao pensamento e ao debate de ideias, a Livraria Unisaber foi projetada por Priscila Vivacqua (Instagram: @priscila.vivacqua) como se fosse a sala de estar de uma escritora carioca.

Móveis de design brasileiro, tecidos leves e o mural de cores suaves nas paredes (com desenhos feitos pela arquiteta em parceria com sua mãe e sua filha) criam um décor leve e aconchegante.

Uma grande estante com nichos de diferentes alturas ocupa toda a parede principal possibilitando composições variadas com livros e objetos.

Rodrigo Coelho – Joalheria

CasaCor Rio 2024
Rodrigo Coelho recorreu a elementos naturais. Crédito: Divulgação

Para sua Joalheria, Rodrigo Coelho (Instagram: @rodrigocoelho.arq) recorreu a elementos naturais como madeira e pedra para criar um design contemporâneo e autoral.

Boa parte das peças foi desenhada pelo próprio arquiteto: caso dos totens que servem de expositores, da mesa em mármore branco com pé de rocha natural que faz referência à Saarinen e, também, das cadeiras de inox criadas especialmente para a mostra. Um destaque do ambiente é o teto que traz a leveza do linho formando o movimento de ondas.

Sophia Abraham – Brinquedoteca Mar do Amanhã

CasaCor Rio 2024
Sophia Abraham apostou no lúdico e em um oceano utópico. Crédito: Divulgação

Um oceano utópico onde humanidade e natureza coexistem em harmonia sem vestígios de poluição. É assim a brinquedoteca Mar do Amanhã, criada por Sophia Abraham (Instagram: @sophia.interiores).

No espaço, as formas orgânicas e fluidas das estruturas e do mobiliário evocam a sensação de estar submerso criando uma experiência quase imersiva para as crianças. A paleta de tons candy e as peças em formato de animais marinhos dão o toque lúdico.

Tiago Freire – Tanqueray Bossa Nova Bar

CasaCor Rio 2024
Tiago Freire se inspirou na brasilidade e da MPB. Crédito: Divulgação

Os anos dourados daquele Rio que viu surgir, no apartamento de Nara Leão (Instagram: @tiagofreire.arq), a bossa nova são a grande inspiração de Tiago Freire para o seu Tanqueray Bossa Nova, um bar secreto que fica escondidinho atrás do restaurante.

O arquiteto bebe da fonte inesgotável da MPB para criar um ambiente com muita brasilidade e uma incrível vista para o verde.

Ali, o mobiliário tem design nacional, o décor traz à tona elementos históricos da nossa arquitetura e as obras de arte são todas de brasileiros. Com destaque para a instalação feita por Chiara Banfi com vinis da série ‘Elza, Aquarelas do Brasil’.

Tiana Meggiolaro e Bia Mayrinck – Suíte do Hóspede

Para criar sua Suíte do Hóspede, as arquitetas Tiana Meggiolaro e Bia Mayrinck (Instagram: @clickinteriores) fizeram uma imersão nas suítes do Fairmont. O resultado é um ambiente que exala brasilidade. O ambiente é também uma ode às mulheres.

Dos tapetes confeccionados por artesãs mineiras às obras de arte e mobiliário, tudo ali traz a força, a criatividade e a delicadeza da mulher brasileira. São nomes como Lina Bo Bardi, Maria Cândida Machado, Etel Carmona, Lia Siqueira, Claudia Moreira Salles, Toia Lemann.

Tom Castro – Loft Tua

CasaCor Rio 2024
Tom Castro concebeu espaço com ambientação minimalista. Crédito: Divulgação

Com ambientação minimalista e multifuncional, o Loft Tua, de Tom Castro (Instagram: @tomcastrodesign), convida à contemplação e ao bem-estar. A paleta é neutra e privilegia brancos e cinzas, mas toques de tons terrosos trazem um clima acolhedor.

Aqui, a escolha de móveis e objetos é delicada e intencional. Nada é por acaso e há um apurado equilíbrio entre estética e funcionalidade. Materiais como couro, linho e algodão trazem conforto e a sensação de conexão com a natureza.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Arrascaeta

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.