Formada em Ciências Contábeis pela Ufes, com MBA em Controladoria e Finanças e certificações em metodologias ágeis e métricas de produtos. Atua há mais de 18 anos no setor bancário, com experiência em gestão de produtos e projetos. Atualmente, lidera a área de Inovação em Meios de Pagamento e Investimentos do Banestes

Nem Pix, nem cartão: saiba como funcionam os pagamentos invisíveis

Entenda o que é e como está presente no seu dia a dia, contribuindo para uma experiência mais ágil, conveniente e segura

Vitória
Publicado em 22/10/2024 às 15h12
Carteira do Google permite pagamento rápido sem contato por meio do celular
Carteira do Google permite pagamento rápido sem contato por meio do celular. Crédito: Google/Reprodução

Imagine entrar numa loja, pegar o que você quer e simplesmente sair. Sem filas, sem cartões, sem contato. Parece mágica? Essa é a promessa dos pagamentos invisíveis, uma tendência que está transformando a forma como compramos e que já é realidade em muitos lugares.

Basicamente, pagamentos invisíveis são transações que acontecem de forma automática, sem que você precise pegar o cartão, digitar senhas, enfrentar filas ou transferir via Pix. A tecnologia por trás dessa mágica envolve tokens, que são códigos que substituem seus dados bancários e garantem a segurança da transação.

Essa tecnologia já está presente em diversas situações do dia a dia, e você pode até já estar usando sem perceber. Veja alguns exemplos:

  • Pagamentos recorrentes: serviços como Netflix, Spotify e Amazon Prime utilizam pagamentos recorrentes. Todo mês a cobrança acontece automaticamente, sem que você precise se preocupar em inserir os dados do seu cartão ou gerar boletos.
  • Compras com 1 clique: Já comprou na Amazon ou em outras lojas online e salvou seus dados para futuras compras? Essa modalidade, também chamada de one-click-buy, reduz o tempo na hora de finalizar o pedido. Com o cartão cadastrado, você finaliza a compra com apenas um clique, sem precisar digitar informações novamente.
  • Tags veiculares para pedágios e estacionamentos: as tags veiculares que permitem que você passe por pedágios e cancelas de estacionamento sem precisar parar o carro para pagar. O valor é debitado automaticamente do seu saldo, tornando a experiência mais fluida e ágil.
  • Carteiras digitais: Apple PaySamsung Pay e Google Pay são exemplos de carteiras digitais que permitem pagar por aproximação. Basta cadastrar seu cartão na carteira digital e aproximar o celular da maquininha com tecnologia NFC (Near Field Communication). Assim, você paga suas compras de forma rápida e segura, sem precisar do cartão físico.

Vantagens que você não vê, mas sente:

  • Agilidade: Tempo é dinheiro e os pagamentos invisíveis economizam muito disso.
  • Conveniência: Esqueça filas e preocupações. A compra se torna simples e rápida.
  • Segurança: A tokenização e outras tecnologias garantem a proteção dos seus dados.

Esses tipos de pagamento são uma tendência em constante evolução, com novas tecnologias e aplicações surgindo a todo momento e a perspectiva é de um futuro com experiências de compras e pagamentos cada vez mais fluidas, personalizadas e seguras.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Banco Central Pix Cartão de Crédito

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.