Um levantamento exclusivo feito para a nossa coluna pela OLX, plataforma de compra e venda on-line de veículos, mostrou que o Toyota Corolla foi o modelo mais vendido para pessoas com deficiência (PCD) em 2023. Segundo a pesquisa, o sedã médio tem 32% das vendas (acima da média nacional), quase o dobro do segundo lugar, o Honda Civic, com 18%, seguido do Renault Duster, com 6,5% das comercializações.
No mercado nacional, os dois modelos japoneses seguem a dobradinha: Corolla com 21% das vendas, Civic com 19% e Renegade com 7,7% das comercializações. Esse mesmo estudo apontou que, nacionalmente, o Citroën C4 Cactus é o carro que teve a maior variação positiva em vendas no comparativo com 2022, com aumento de 102%. Em segundo está o Volkswagen Nivus, com 36,7% de crescimento, quase colado ao Toyota Yaris, com 36,5%.
O levantamento avaliou os carros mais indicados para PCD, de acordo com a Pesquisa da Associação Brasileira das Indústrias e Revendedores de Produtos e Serviços para Pessoas com Deficiência (Abridef), divulgada em 2022.
Empresa turca quer fazer frente às chinesas
A startup de mobilidade elétrica Togg, nascida na Turquia, apresentou na CES deste ano, a maior feira de eletrônicos e consumo, o sedã eletrificado T10F, provocando interesse pelo modelo e tecnologia embarcada. Agora, a empresa se prepara para começar as vendas do SUV T10X na Alemanha ainda este ano.
Também está nos planos da startup chegar aos mercados da França, Itália, Países Baixos e Suécia, totalizando 1 milhão de veículos rodando pela Europa até 2032, segundo o seu CEO Gurcan Karakas, em entrevista para o site Automotive News. A Togg tem sido vista no continente de lá como uma frente “local” ante os modelos chineses, que têm feito uma investida agressiva nos mercados por onde tem chegado.
MAIS EM KARINE NOBRE
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.