Em um setor ainda dominado pelos homens, cada dia mais elas conquistam seu espaço e provam que a paixão por carros também é coisa de mulher. Histórias inspiradoras, de quem acompanha esse segmento por décadas, ou começou há pouco tempo, marcaram o “Nissan Mulheres 2023”. Realizado pelo terceiro ano consecutivo, o encontro de dois dias, em São Paulo, reuniu jornalistas e influenciadoras de diferentes regiões do país, que cobrem o setor automotivo, para debater a equidade de gênero. A única representante do Espírito Santo foi a jornalista Flávia Martins, de Motor AG.
Na programação, a Head de Mobilidade do Google, Lara Guedes, apresentou dados de pesquisas realizadas para montadoras, que destacam o papel decisivo das mulheres na compra do carro, seja o próprio, seja o de uso da família, e o que elas mais valorizam na hora de escolher um veículo, como conforto, tecnologia e segurança.
“O que desejamos é que daqui a alguns anos a gente não precise mais fazer esse tipo de evento para debater equidade de gênero, porque acreditamos que no futuro isso vai ser muito normal. Mas, enquanto isso não for uma realidade, vamos continuar aqui debatendo representatividade feminina e aonde as mulheres vão chegar”, destacou Mila Poli, gerente sênior de Comunicação Corporativa da Nissan do Brasil.
Mais mulheres na fábrica
Durante o encontro, o presidente e diretor geral da Nissan do Brasil, Gonzalo Ibarzábal, apresentou dados para mostrar que essa também é uma busca dentro da indústria. Em 2021, a Nissan aderiu aos “Princípios de Empoderamento das Mulheres” da ONU Mulheres e ao Pacto Global das Nações Unidas, desenvolvendo um plano de ação para promover a equidade de gênero em suas operações.
Desde então, a presença feminina aumentou de 32,9% para 36% nos escritórios da montadora, e de 9,6% para 15% na operação. Além disso, hoje, 20% dos líderes da Nissan são mulheres, 18% das funcionárias ocupam cargos de gestão e todas as equipes passaram por treinamento sobre diversidade. A diretora de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos Eliane Cantão é uma delas, que compartilhou no evento sua experiência na liderança de uma área ainda bastante masculina. O encontro terminou com um teste-drive dos novos sedãs Sentra e Versa 2024, até a cidade de Mairiporã, na região metropolitana de São Paulo.
*Por Flávia Martins. A jornalista viajou a convite da Nissan.
FESTIVAL INTERLAGOS ADIANTA APARIÇÃO DA MONTANA RS, TERRITORY E DE RIVAL DO DOLPHIN
Dois modelos que em breve devem ser anunciados por suas respectivas montadoras vão fazer sua primeira “aparição pública” no Festival Interlagos Carros 2023, que começa hoje e vai até o domingo (23), em São Paulo.
O primeiro deles é a versão esportiva da Chevrolet Montana, a RS, que traz uma lista de itens exclusivos, como grade estilo colmeia em preto brilhante, rack de teto e santantonio integrados, rodas em alumínio de 17 polegadas com acabamento em preto, volante, painel, bancos e apoios de braços com revestimento em couro e costura vermelha, entre muitos outros.
Já a GWM traz o elétrico Ora, compacto que está sendo encarado como um dos grandes rivais do BYD Dolphin, que estreou no Brasil no início do mês como um dos elétricos mais baratos. Este será o primeiro modelo 100% eletrificado da GWM no Brasil, que tem se destacado nas vendas com o SUV híbrido Haval H6.
Outro modelo que chega por lá antes do lançamento oficial no Brasil é o novo Ford Territory. A nova geração do SUV médio chega de cara nova por dentro e por fora.. A carroceria ficou maior no comprimento, na altura e na distância entre-eixos.
O porta-malas também cresceu, segundo informa a montadora. O design é marcado pela ampla grade hexagonal dianteira, pelo conjunto óptico com faróis e lanternas full-LED e rodas de liga leve de 19 polegadas. Outra novidade está sob o capô, sendo equipado com um motor EcoBoost de ciclo Otto, mais potente.
INOVAÇÃO CRIADA PELA MERCEDES-BENZ COMPLETA 25 ANOS
O Assistente Ativo de Distância, mais conhecido como Distronic, completa em 2023 25 anos desde a sua criação. A tecnologia facilita a condução em autoestradas e também em trânsito intenso no meio das cidades. O Distronic atua por meio de um radar posicionado na grade dianteira do veículo, que analisa os dados de metragem e velocidade para manter a distância segura.
O Assistente Ativo de Distância teve sua estreia mundial como uma opção no Classe S, em 1998, e foi o primeiro sistema de radar em um modelo da Mercedes-Benz que poderia alterar a velocidade em relação a outros veículos e posicionamento nas estradas.
Segundo o diretor comercial da Vitória Motors Mercedes-Benz, Bernardo Chieppe, o sistema está presente nos veículos, desde as atualizações mais básicas, até as mais avançadas. Segundo ele, “a tecnologia a serviço da segurança de motoristas e passageiros, em designs memoráveis, mostra a preocupação da Mercedes-Benz com a experiência de quem escolheu a marca e é um diferencial que leva a decisão da compra”.
Este vídeo pode te interessar
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.