A jornalista Karine Nobre traz, semanalmente, análises do mercado automotivo, especulações e novidades do que acontece no setor, no Espírito Santo, Brasil e no mundo.

ES tem maior crescimento do Sudeste na venda de carros usados

Resultados são referentes ao primeiro trimestre ano ano, onde o Estado obteve 12,9% de crescimento, totalizando 102.776 unidades comercializadas no período

Vitória
Publicado em 24/04/2025 às 10h56
Feirão de seminovos da Arives
Foram comercializados, no Espírito Santo, 102.776 veículos seminovos e usados nos três primeiros meses de 2025. Crédito: Arives/Divulgação

O Espírito Santo foi destaque na comercialização de carros usados e seminovos nos três primeiros meses do ano. Segundo dados divulgados pela Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), o Estado teve um crescimento de 12,9% nas vendas de janeiro a março deste ano, ficando em primeiro na Região Sudeste nesse período. Em seguida estão Rio de Janeiro (10,7%), Minas Gerais (8,9%) e São Paulo (3,6%).

De janeiro a março foram comercializados, no Espírito Santo, 102.776 veículos seminovos e usados, enquanto que no mesmo período de 2024, essa quantidade foi de 91.029 unidades. Para o diretor da Associação de Revendedores Independentes de Veículos do Espírito Santo (Arives), Romeu Marroquio, há alguns fatores que explicam esse resultado.

“O primeiro é o fator político, pois o Estado está muito bem administrado há alguns anos. Não somente neste, mas de governos anteriores também, o que acaba refletindo no mercado em geral, dando mais confiança para investimentos. Nosso Estado está indo muito bem na agricultura, principalmente no cultivo do café, impulsionando as regiões como Linhares, São Mateus e Colatina”, analisa.

Além desse cenário, ele também destaca ainda a construção civil e também os salários em dia do funcionalismo público. “A Enseada do Suá, por exemplo, está um verdadeiro canteiro de obras, o que impulsiona também a economia. E temos os funcionários públicos, que estão tendo aumento acima da inflação, o que ajuda na compra”, complementa.

Grupo Orletti inaugura nova loja Orvel Omoda | Jaecco

Loja foi inaugurada na semana passada e terá os dois modelos da marca lançados recentemente. Crédito: Divulgação
Loja foi inaugurada na semana passada e terá os dois modelos da marca lançados recentemente. Crédito: Divulgação

O Grupo Orletti inaugurou na última semana a nova loja Orvel para receber as duas novas montadoras chinesas de carros eletrificados, a Omoda | Jaecoo, marcando a estreia das marcas no mercado nacional e no Espírito Santo com os modelos Omoda E5 (elétrico) e Jaecoo 7 (híbrido plug-in).

“Essas novas marcas representam um importante passo na diversificação dos nossos produtos e serviços dentro da jornada de crescimento do grupo”, afirma o CEO do Grupo Orletti, Wagner Orletti.

Marcas do Grupo Águia Branca participam de evento agro em GO

BYD Vitória Motors na Tecnoshow Comigo 2025
A BYD Vitória Motors esteve no evento pela segunda vez e deu destaque para a picape híbrida Shark. Crédito: Divulgação

A Azul Agro e a BYD Vitória Motors, marcas pertencentes ao Grupo Águia Branca, participaram da Tecnoshow Comigo 2025, uma das principais feiras do agronegócio no Brasil, que aconteceu no início do mês, em Rio Verde (GO).

A Azul Agro apresentou máquinas da New Holland na Tecnoshow Comigo 2025
A Azul Agro apresentou máquinas da New Holland. Crédito: Divulgação

A Azul Agro apresentou máquinas da New Holland, como a PL 6.000, CR 7.90, o trator 7630 e o pulverizador SP 3500. Além disso, ofereceu condições facilitadas de financiamento e destacou o projeto “É Tempo de Mulher”, voltado ao protagonismo feminino no agro. Já a BYD Vitória Motors, presente pelo segundo ano consecutivo na feira, apostou na picape híbrida Shark como destaque, além dos modelos Song Plus e King.

Financiamento de veículos no Brasil cai em março

Financiamento carro
As vendas financiadas de veículos no Brasil totalizaram 551 mil unidades em março. Crédito: Shutterstock

As vendas financiadas de veículos no Brasil totalizaram 551 mil unidades em março deste ano, entre novos e usados, de acordo com dados da B3. O número, que inclui autos leves, pesados e motos em todo o país, representa uma queda de 3,6% na comparação com o mesmo período de 2024.

Em relação a fevereiro deste ano, o recuo foi de 2,3%. Por outro lado, o financiamento de motos cresceu 4,8% em relação a março de 2024, e 1,5% em relação a fevereiro.

“O resultado do primeiro trimestre mostra que o setor continua aquecido, dando continuidade ao movimento visto no segundo semestre de 2024. Vale ressaltar que a queda em março na comparação com o mês anterior é justificada pela sazonalidade do carnaval, uma vez que a média de veículos financiados em março por dia útil é maior do que em fevereiro.”, afirma o superintendente de Produtos de Financiamentos na B3, Daniel Takatohi.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Seminovo Carro Usado Comprar Carro

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.