O Espírito Santo foi o Estado que teve o maior crescimento de emplacamentos de carros eletrificados no país, durante o ano passado, atingindo o percentual de 169%, seguido do Distrito Federal (161%) e Alagoas (146%). Vitória também se destacou como a segunda cidade com o maior percentual de crescimento na compra desse tipo de veículo (195%), atrás apenas de Campinas (247%), em São Paulo.
Os dados, divulgados pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), ainda trazem os números absolutos, onde o Espírito Santo ocupa a nona posição, com 2.846 carros eletrificados emplacados no ano passado.
A Região Sudeste continua na liderança dos emplacamentos, com 52% do total (48.947 veículos), aumento de 101% sobre 2022 (24.332 carros). No total nacional, o Brasil emplacou 93.927 veículos leves eletrificados em 2023, com crescimento de 91% sobre 2022 (49.245 unidades).
Segundo a associação, os números de eletrificados correspondem à soma de automóveis, SUV e comerciais leves elétricos híbridos plug-in (PHEV), elétricos 100% a bateria (BEV) e elétricos híbridos convencionais sem recarga externa (HEV).
Fusca é o carro clássico mais comercializado de 2023
Perto de fazer 65 anos desde o seu lançamento, o Volkswagen Fusca lidera as vendas de carros clássicos em 2023, segundo levantamento da OLX. Segundo a plataforma de compra e venda on-line de veículos, o modelo tem 40% de share das comercializações por meio do site e app, de janeiro a novembro do ano passado.
O Fusca também está na frente do top 10 de mais procurados, seguido do Opala e do Chevette. Dentre os mais anunciados, o “besouro” também ocupa o primeiro lugar, seguido de Gol e Opala.
Ford Fiesta lidera ranking dos mais vendidos de 2023
Outra plataforma de compra e venda de veículos também fechou seus números de 2023 e o Ford Fiesta foi o veículo mais vendido dos modelos anunciados no site InstaCarro. Em segundo lugar está o Hyundai HB20, em terceiro o Renault Sandero, em quarto o Chevrolet Onix e fechando o top 5, está o Volkswagen Fox.
“Mesmo com o crescente interesse dos brasileiros em adquirir carros elétricos, os veículos seminovos e 0km das categorias à combustão, continuam em evidência no mercado brasileiro”, comenta Luca Cafici, CEO da InstaCarro.
MAIS EM KARINE NOBRE
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.