Um evento que irá reunir especialistas, empresas e entidades públicas para discutir sobre mobilidade elétrica, energias renováveis e eficiência energética. Essa é a proposta do workshop Workshop de Mobilidade Elétrica, Eficiência Energética e Sustentabilidade que será realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, no dia 14 de março.
O evento é gratuito e vai acontecer na Cidade da Inovação, em Jardim da Penha, Vitória, trazendo uma programação abrangente sobre o assunto, com exposição de trabalhos de pesquisadores e alunos, envolvendo temas como desenvolvimento sustentável, redução de emissões, energias renováveis e mobilidade elétrica.
Durante o evento, que começa às 15h, haverá ainda palestras e exposições de veículos elétricos (tanto carros quanto motos, patinetes e bikes eletrificadas) e o lançamento do livro “Mobilidade Elétrica no ES: um Projeto de Vanguarda”.
BYD tem crescimento de quase 70 vezes no Brasil
O assunto é ainda eletrificação: a montadora chinesa BYD comemora os seus resultados positivos no Brasil em 2023. O ano ficou marcado com a entrada do modelo 100% elétrico Dolphin, que chegou por um preço agressivo na faixa dos R$ 150 mil, desbancando veteranos eletrificados e ficando em primeiro no pódio dos carros elétricos mais vendidos.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE ), foram vendidos 17.947 carros da marca, um crescimento de 6.900%, o equivalente a quase 70 vezes, em comparação com as 260 unidades da marca comercializadas em 2022. Entre os veículos 100% elétricos, chamados de BEV (Battery Electric Vehicles ou Veículos Elétricos de Bateria), o Dolphin ficou na dianteira, com 5.971 unidades comercializadas em 2023.
Além disso, o Dolphin assumiu a liderança mensal de vendas em setembro, ficando, até dezembro, com a posição de carro elétrico mais vendido do Brasil. segundo a marca, o volume de vendas foi recorde, com 3.617 unidades vendidas no último mês do ano e participação de 60% no mercado (BEV).
LEIA TAMBÉM EM KARINE NOBRE
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.