
O Polo Industrial de Manaus (PIM), onde estão instaladas a maioria das fábricas de motocicletas do país, em breve terá uma empresa capixaba fazendo a montagem de seus próprios modelos. Com um investimento de R$ 14 milhões, a Mobili já está se programando para iniciar a montagem da GW12 e da GW12B, ambas a combustão, a partir de junho, segundo o seu diretor-proprietário, Kaian Belmok.
“Vamos terceirizar a montagem em Manaus, para termos um volume maior e reduzir os custos. Em um ano, queremos chegar a 1,8 mil motocicletas montadas no Brasil. Para 2025, nosso plano é realizar a venda de 270 motos da Mobili vendidas e outras 665 locadas”, conta.
A empresa começou há cerca de dois anos na locação de motocicletas, com foco em motoboys que estão longe do mercado de crédito. Inicialmente as motos eram da Yamaha, mas em seguida, foi criada a marca Mobili, com modelos adquiridos de uma fabricante chinesa, que servem de base para as motos locadas atualmente.
A expansão dos negócios levou a empresa para outros Estados, como São Paulo e Bahia, em parceria com outra empresa de locação, que começou com 10 motos e hoje já são 50. Com a boa aceitação dos modelos, o próprio passo dos negócios agora é expandir a atuação, desta vez, com a venda dos dois modelos que serão fabricados no PIM.
“Como somos uma marca muito nova, optamos por começar com a locação e tivemos ótimos feedbacks a respeito dos modelos. Nossos preços de locação são bastante competitivos e nossos modelos têm muito mais qualidade e potência do que a concorrência nesse segmento [locação]. E o mais importante, somos uma marca do Espírito Santo”, acrescenta.
Fusca 1974 é a versão mais vendida em portal

Um dos modelos mais icônicos, se não o mais icônico da Volkswagen no Brasil, o Fusca, apesar de ter saído de linha, ainda tem uma legião de fãs e admiradores. Tanto é que o dia 20 de janeiro é dedicado ao compacto, que até hoje é buscado em portais de compra e venda de automóveis. Um deles, o OLX, fez um levantamento que apontou ser a versão 1974 a mais vendida na plataforma durante o ano passado.
Aliás, a década de 1970 parece estar na preferência dos compradores, já que a segunda posição ficou para o Fusca 1973, seguido do ano 1972 na terceira, o 1975 na quarta e o 1976 na quinta colocação. Quando se fala de cores, o banco foi o mais procurado, seguido da cor azul na segunda posição, verde a terceira e vermelho a quarta.
“O Fusca, assim como outros carros clássicos de sucesso, segue na memória afetiva de muitos brasileiros, além de ser de interesse dos colecionadores. Dentre os 10 modelos de Fusca mais pesquisados na plataforma, o da edição 1978 foi o que registrou o maior crescimento na procura em 2024 se comparado com 2023, com 217% de crescimento, seguido do Fusca 1976, com alta de 193%, e o fabricado em 1977, com aumento de 174%”, afirma o VP de Autos do Grupo OLX, Flávio Passos.
Fiat Strada segue líder pelo quarto ano

Desde o lançamento da nova geração da Fiat Strada, a picape compacta tem repetido a performance nacional de vendas. Mesmo com a “ameaça” do Volkswagen Polo, que fechou o primeiro semestre de 2024 como o mais vendido, a picapinha encerrou o ano com 4.507 unidades na frente do hatch alemão.
Segundo a Fiat, a Strada atingiu 2 milhões de unidades vendidas desde 1998, sendo que somente a atual geração, já tem mais 600 mil veículos produzidos e mais de meio milhão de unidades vendidas. Outro dado interessante é que em agosto de 2024, a Strada ultrapassou pela primeira vez a barreira das 16 mil unidades vendidas em um único mês, estabelecendo um novo recorde desde seu lançamento.
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