A jornalista Karine Nobre traz, semanalmente, análises do mercado automotivo, especulações e novidades do que acontece no setor, no Espírito Santo, Brasil e no mundo.

Outro compacto da Volkswagen: desta vez é o ID.Every1, 'sucessor' do Up! elétrico

Com previsão de chegar ao mercado no início de 2027, carro conceito lembra um pouco o Up! e deve ficar na faixa dos 20 mil euros

Vitória
Publicado em 06/03/2025 às 17h50
Atualizado em 06/03/2025 às 17h50
Volkswagen ID.Every1
O ID.Every1 deve ficar na faixa dos 20 mil euros. Crédito: Volkswagen/Divulgação

Na mesma semana em que apresentou o SUV compacto Tera no Brasil, a Volkswagen, desta vez lá na Alemanha, também revelou o seu carro conceito elétrico ID.Every1. Com foco na entrada dos carros chineses na Europa, com preços competitivos, que têm deixado as montadoras locais preocupadas, o novo subcompacto 100% elétrico deve ficar na faixa dos 20 mil euros (cerca de R$ 124,5 mil em conversão direta).

Com previsão de chegada ao mercado europeu no início de 2027, a missão da Volkswagen é a mesma de outras marcas europeias: estancar o avanço dos modelos chineses no velho continente. A exemplo da Renault, que tem apostado suas fichas no compacto 100% elétrico Spring, da Dacia, empresa que faz parte do portfolio da montadora francesa.

Este deve chegar por aqui no Brasil para substituir o atual Kwid E-Tech (que parte de R$ 99.990, sendo o elétrico mais barato do país, até agora), com preço para competir com o BYD Dolphin Mini (atual carro elétrico mais vendido no Brasil, com a versão de entrada partindo de R$ 118.800).

Mas voltando ao ID.Every1 (que se for lançado no Brasil, deveria ter um nome menos complicado), o subcompacto da Volkswagen faz lembrar, em seu design conceito, o Up! (que diga-se de passagem, já teve a versão elétrica e-Up! vendida no Uruguai, mas não no Brasil) misturado ao Gol. E deve ser o “sucessor espiritual” do subcompacto.

A apresentação do modelo aconteceu nesta quarta-feira, transmitida pelo canal da montadora alemã no YouTube e teve o CEO da Volkswagen, Thomas Schäfer, como anfitrião. Ele fez um comparativo com a Champions League, afirmando que o vencedor do “campeonato” seria não quem fizer um supercarro e sim quem conseguir levar para o mercado um modelo com alta qualidade, grande autonomia e tecnologia de ponta pelo preço de 20 mil euros. Detalhe, o modelo vai usar software desenvolvido pela Rivian, montadora dos EUA de carros elétricos.

Volkswagen ID.Every1

Volkswagen ID.Every1
ID.Every será o “sucessor espiritual” do e-Up!, que chegou a ser vendido no Uruguai, mas não no Brasil. Volkswagen/Divulgação
Volkswagen ID.Every1
Modelo vai usar software desenvolvido pela Rivian, montadora dos EUA de carros elétricos. Volkswagen/Divulgação
Volkswagen ID.Every1
Não há previsão se o carro será lançado no Brasil. Volkswagen/Divulgação
Volkswagen ID.Every1
Modelo chega ao mercado europeu no início de 2027. Volkswagen/Divulgação
Modelo chega ao mercado europeu no início de 2027
Modelo chega ao mercado europeu no início de 2027
Modelo chega ao mercado europeu no início de 2027
Modelo chega ao mercado europeu no início de 2027

Resta saber se o ID.Every1 vai conquistar o gosto dos europeus e vencer essa “taça”, e se ainda temos a esperança de ver o subcompacto por aqui, convivendo ao lado do Tera, outra estreia da Volkswagen, na mesma semana, que deve chegar aos mercados brasileiros já no segundo trimestre.

Ford Ranger foi a única picape que valorizou em 2024

Picape Ford Ranger Limited 3.0 V6 Diesel 4WD AT
Picape Ford Ranger teve valorização de 6,28%. Crédito: Luiza Kreitlon/AutoMotrix

Um estudo divulgado pela Mobiauto mostra que a Ford Ranger foi a picape que mais valorizou no último ano. Segundo levantamento feito pelo site de compra e vendas de veículos, o preço da picape subiu 6,28%, em média após um ano de uso. Já a maior desvalorização ficou para a Chevrolet S10, que chegou à média de -21,38% no ano passado – mesmo depois de sofrer uma importante atualização visual e de conteúdo.

Por outro lado, o modelo que teve menor depreciação foi outra picape da Chevrolet, a Silverado, que vendeu 1.277 unidades em 2024 e desvalorizou -5,45%. Menos do que a campeã de vendas, a Fiat Strada, que teve depreciação de -6,18% entre janeiro de 2024 (zero quilômetro) e janeiro de 2025 (seminovo).

Outro dado interessante levantado pela pesquisa é que as picapes tiveram um crescimento de 17,04% nas vendas no ano passado, correspondendo a 11,3% de participação da frota.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Volkswagen Carro Elétrico Motor Elétrico

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.