
Na mesma semana em que apresentou o SUV compacto Tera no Brasil, a Volkswagen, desta vez lá na Alemanha, também revelou o seu carro conceito elétrico ID.Every1. Com foco na entrada dos carros chineses na Europa, com preços competitivos, que têm deixado as montadoras locais preocupadas, o novo subcompacto 100% elétrico deve ficar na faixa dos 20 mil euros (cerca de R$ 124,5 mil em conversão direta).
Com previsão de chegada ao mercado europeu no início de 2027, a missão da Volkswagen é a mesma de outras marcas europeias: estancar o avanço dos modelos chineses no velho continente. A exemplo da Renault, que tem apostado suas fichas no compacto 100% elétrico Spring, da Dacia, empresa que faz parte do portfolio da montadora francesa.
Este deve chegar por aqui no Brasil para substituir o atual Kwid E-Tech (que parte de R$ 99.990, sendo o elétrico mais barato do país, até agora), com preço para competir com o BYD Dolphin Mini (atual carro elétrico mais vendido no Brasil, com a versão de entrada partindo de R$ 118.800).
Mas voltando ao ID.Every1 (que se for lançado no Brasil, deveria ter um nome menos complicado), o subcompacto da Volkswagen faz lembrar, em seu design conceito, o Up! (que diga-se de passagem, já teve a versão elétrica e-Up! vendida no Uruguai, mas não no Brasil) misturado ao Gol. E deve ser o “sucessor espiritual” do subcompacto.
A apresentação do modelo aconteceu nesta quarta-feira, transmitida pelo canal da montadora alemã no YouTube e teve o CEO da Volkswagen, Thomas Schäfer, como anfitrião. Ele fez um comparativo com a Champions League, afirmando que o vencedor do “campeonato” seria não quem fizer um supercarro e sim quem conseguir levar para o mercado um modelo com alta qualidade, grande autonomia e tecnologia de ponta pelo preço de 20 mil euros. Detalhe, o modelo vai usar software desenvolvido pela Rivian, montadora dos EUA de carros elétricos.
Volkswagen ID.Every1
Resta saber se o ID.Every1 vai conquistar o gosto dos europeus e vencer essa “taça”, e se ainda temos a esperança de ver o subcompacto por aqui, convivendo ao lado do Tera, outra estreia da Volkswagen, na mesma semana, que deve chegar aos mercados brasileiros já no segundo trimestre.
Ford Ranger foi a única picape que valorizou em 2024

Um estudo divulgado pela Mobiauto mostra que a Ford Ranger foi a picape que mais valorizou no último ano. Segundo levantamento feito pelo site de compra e vendas de veículos, o preço da picape subiu 6,28%, em média após um ano de uso. Já a maior desvalorização ficou para a Chevrolet S10, que chegou à média de -21,38% no ano passado – mesmo depois de sofrer uma importante atualização visual e de conteúdo.
Por outro lado, o modelo que teve menor depreciação foi outra picape da Chevrolet, a Silverado, que vendeu 1.277 unidades em 2024 e desvalorizou -5,45%. Menos do que a campeã de vendas, a Fiat Strada, que teve depreciação de -6,18% entre janeiro de 2024 (zero quilômetro) e janeiro de 2025 (seminovo).
Outro dado interessante levantado pela pesquisa é que as picapes tiveram um crescimento de 17,04% nas vendas no ano passado, correspondendo a 11,3% de participação da frota.
MAIS EM KARINE NOBRE
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.