O cotidiano das nossas cidades, a cultura, a política, a economia e o comportamento da sociedade estão no foco da coluna, que também acompanha de perto as políticas públicas e suas consequências para os cidadãos

Escola do ES na final da olimpíada nacional de restauração da natureza

A unidade é a única representante do Espírito Santo entre os 89 projetos finalistas, escolhidos a partir de 498 relatos de ação enviados por estudantes de todo o país

Vitória
Publicado em 15/06/2025 às 03h11
Estudantes da Emef São Bento de Urânia que estão no projeto de restauração ambiental
Estudantes da Emef São Bento de Urânia que estão no projeto de restauração ambiental. Crédito: PMAC/Divulgação

A Escola Municipal de Ensino Fundamental São Bento de Urânia, localizada no distrito de Urânia, interior de Alfredo Chaves, foi selecionada como finalista da Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas – Restaura Natureza. A unidade é a única representante do Espírito Santo entre os 89 projetos finalistas, escolhidos a partir de 498 relatos de ação enviados por estudantes de todo o país.

A iniciativa nacional tem como objetivo mobilizar escolas públicas e privadas em torno da recuperação de áreas degradadas e do fortalecimento da consciência ambiental. A ação é promovida por instituições como WWF-Brasil, ONU Meio Ambiente e o projeto “Querô na Escola”.

Representando Alfredo Chaves, a equipe da escola, intitulada “Sistema Ecovida”, desenvolveu um plano de ação voltado à restauração ambiental em áreas do entorno da comunidade. O projeto envolveu estudantes, professores e familiares em atividades como plantio de espécies nativas, recomposição de áreas verdes e ações educativas. Todas as etapas foram documentadas em texto, fotos e vídeos, conforme as diretrizes da olimpíada.

Distrito de São Bento de Urânia, que tem localidades a 1,1 mil metros de altitude
 São Bento de Urânia, distrito de Alfredo Chaves. Crédito: PMAC

A ação contou com a participação da escola, da comunidade local e da Secretaria de Meio Ambiente de Alfredo Chaves, que forneceu mudas de pau-Brasil para distribuição em quatro propriedades próximas à escola.

AS ATRIBUIÇÕES

Os moradores se comprometeram a cuidar das árvores e receberam placas de identificação e certificados de comprometimento ambiental. Os alunos, por sua vez, assumiram o acompanhamento do desenvolvimento das mudas durante o período escolar. A atividade teve como objetivo restaurar a vegetação nativa da Mata Atlântica, recuperar a biodiversidade e promover a conscientização ambiental, incentivando práticas sustentáveis.

Os 89 projetos finalistas representam 21 Estados e 71 municípios brasileiros. A atual etapa é a votação popular, em que qualquer pessoa pode votar nos projetos diretamente pelo site da Olimpíada. Os votos ajudarão a definir os destaques nacionais da iniciativa.

“Estou muito feliz e orgulhosa de nossos estudantes e equipe escolar. Acredito que esse é o nosso objetivo, trabalhar em busca de resultados positivos. Aqui no interior, na escola mais distante da sede, temos estudantes brilhantes e professores muito dedicados! Nossos resultados são o produto disso”, destaca a diretora da unidade, Gabriella Siqueira de Oliveira.

COMO VOTAR

A votação está disponível no site www.restauranatureza.org.br/votacao-popular. Para participar, basta acessar a página, escolher o Estado e selecionar. Na aba do Espírito Santo, vão aparecer os projetos da Emef São Bento de Urânia, os únicos do Estado que foram selecionados. Depois, é só votar.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.