Ainda faltam mais de dois anos para Renato Casagrande (PSB) encerrar o seu mandato. O governador, até então, sempre disse publicamente que tinha duas opções: deixar o cargo para disputar uma das duas vagas em disputa para o Senado ou, dependendo da conjuntura política na época, desistir de concorrer e ficar até o fim do seu mandato, em 31 de dezembro de 2026.
A “TERCEIRA VIA”
Mas o governador capixaba, em conversa com a coluna no encerramento dos painéis de debates do Pedra Azul Summit 2024, neste sábado (23), acenou com a possibilidade de concorrer até ao cargo de deputado federal, a terceira alternativa com a qual trabalha.
“NÃO DESCARTO NADA”
Indagado pela coluna se optar pela desincompatibilização do cargo de governador, ele sai para senador e se descarta a possibilidade de disputar uma das 10 cadeiras do Espírito Santo na Câmara dos Deputados, Casagrande respondeu: “Se eu sair [do cargo], não vou descartar nada. Se eu sair, o mais provável é para ser senador, mas não descarto não” [a candidatura de deputado federal].
E RICARDO FERRAÇO?
Casagrande afirmou, entretanto, que o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) tem o “direito” de ser candidato a governador: “Como é que você tira do Ricardo o direito de ser candidato? Mas se eu não sair [do cargo], é outra história, é outro cenário”, ponderou o socialista.
TRANSIÇÃO COM SEGURANÇA
Casagrande também defendeu seu atual vice: “O Ricardo está muito tranquilo, ele disse que só será candidato a governador se houver viabilidade, ele não está fissurado por candidatura. Nós estamos em um projeto e temos agora a tarefa de fazer essa transição de governo, já que eu não posso mais ser candidato a governador. Temos que fazer uma transição que nos dê segurança”.
O JOIO DO TRIGO
Em seguida, o governador alertou para o futuro do Espírito Santo quando terminar seu mandato: “Tem muita gente que está de olho no cofre do Estado, que tem outros interesses. Temos que separar essa turma porque tem muita gente que tem relação com eles”.
SAI O GOVERNADOR, ENTRA O AVÔ
Indagado se, no futuro, pretende concorrer mais uma vez ao cargo de governador, numA eventual perspectiva de quarto mandato, Casagrande descartou prontamente, de forma bem-humorada: “Pelo amor de Deus, me deixa cuidar dos meus netos”.
REPETIU E CURTIU
E prosseguiu: “Acho que o Estado tem que ter novas lideranças. Eu nunca repeti um mandato, com exceção deste atual porque eu tinha vontade de repetir o mandato de governador. Em 2014 eu perdi a eleição e não tive essa possibilidade. Porque em quatro anos é muito pouco para amadurecer e executar grandes projetos. Você tem que abrir caminhos para outros chegarem”, afirmou Casagrande.
DÁ AZAR FALAR NISSO
O governador encerrou o encontro de líderes, promovido pela Rede Gazeta em Pedra Azul, com a palestra “Espírito Santo, oportunidades e desafios”. Na chegada, ao ser indagado por alguns convidados se o Botafogo vai ser campeão brasileiro e da Libertadores, Casagrande desconversou, em tom de brincadeira: “É melhor fingir que não estou dando importância nenhuma a esse assunto”, disse o supersticioso torcedor alvinegro.
CHICO GENTE-BOA
Sobre seu recente encontro com o papa Francisco no Vaticano, Casagrande só foi elogios ao pontífice: O papa é agradável, simpático e simples. E, fiquem sabendo, não pedi nada para o Botafogo”, brincou.
VIA-CRÚCIS
Por causa das más condições do tempo, o governador não pôde ir de helicóptero a Pedra Azul. Teve que viajar de carro e suportar a precariedade da BR 262 até as montanhas capixabas.
ENCONTRO DE PREFEITOS
O Pedra Azul Summit esteve muito concorrido. Passaram pelo encontro, além do governador e do seu vice, os prefeitos de Vila Velha, Arnaldinho Borgo; Wanderson Bueno, de Viana; Sérgio Vidigal, da Serra; e Victor Coelho; de Cachoeiro de Itapemirim.
ENCONTRO DE FUTUROS PREFEITOS
Os prefeitos de Colatina, Renzo Vasconcelos, e da Serra, Weverson Meirelles, escoltado pelo padrinho político Sérgio Vidigal, também participaram do evento da Rede Gazeta.
REUNIÃO DA BANCADA
Os deputados federais Josias da Vitória, Victor Linhalis e Evair de Melo estiveram também no encontro.
ESTÁ?
Outro momento de descontração deste sábado aconteceu durante uma foto do governador com Ricardo Ferraço, Sérgio Vidigal e Weverson Meirelles. Indagado se naquela foto estava seu futuro candidato à sua sucessão, Casagrande não perdeu tempo: “Claro que está!”.
DESAPERTANDO O FRIO
O encontro de líderes foi tão concorrido que os convidados chamaram de overbooking as filas constantes do cafezinho e dos banheiros masculino e feminino (principalmente).
MOVIDO A CAFÉ
Um dos presentes ao evento, o secretário estadual da Agricultura, Enio Bergoli, mostrou disposição. Chegou de uma viagem às 2h da madrugada, deste sábado acordou três horas depois e desde cedo já estava em Pedra Azul.
CAFÉ É CAPIXABA, O RESTO…
Aliás, o secretário de Agricultura estava entusiasmado com as várias premiações obtidas pelos produtores de café do Espírito Santo em um concurso internacional do setor (Coffee of the year 2024) realizado em Belo Horizonte.
PINTOU UM CLIMA (FRIO)
Com frio de 16 graus em pleno final de novembro, a maioria dos participantes do Pedra Azul Summit estava com casacos para enfrentar o inverno.
ALÔ, MINISTÉRIO DA DEFESA!
Não passou da hora de se fazer uma mudança profunda na formação dos militares brasileiros?
Este vídeo pode te interessar
LEIA MAIS NA COLUNA LEONEL XIMENES
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.