O cotidiano das nossas cidades, a cultura, a política, a economia e o comportamento da sociedade estão no foco da coluna, que também acompanha de perto as políticas públicas e suas consequências para os cidadãos

Saiba como trocar óleo de cozinha usado e garrafas pet por pães no ES

Conheça a lista de estabelecimentos e os municípios que vão participar dessa ação ambiental e social

Vitória
Publicado em 11/10/2024 às 03h11
Criança recebe seu prêmio durante o Dia Mundial do Pão
Criança recebe seu prêmio durante o Dia Mundial do Pão. Crédito: Divulgação

É só vantagem: livre-se do óleo de cozinha usado ou de garrafas pet e ganhe pães fresquinhos. A ação faz parte das comemorações do Dia Mundial do Pão, cujo tema este ano é “Pão é um Presente de Amor”, promovida pelo Sindicato e da Associação da Indústria de Panificação e Confeitaria do ES (Sindipães e Aipães), no próximo dia 19, das 8h ao meio-dia.

Funciona assim: a cada duas garrafas PET entregues pelo consumidor a uma padaria participante da ação, ele ganhará um pão doce; já para quem doar um litro de óleo usado, serão oferecidos dois pães.

Segundo o presidente do Sindipães, Ricardo Augusto Pinto, a expectativa é a de distribuir mais de 50 mil pães, além de arrecadar cerca de 70 mil garrafas PET e 8 mil litros de óleo usado. O evento será realizado em estabelecimentos de oito municípios (veja a relação no final desta matéria).

Todo o material arrecadado será doado a instituições de caridade, como Apae, União de Cegos de Vila Velha, Associação de Catadores, Asilo de São Gabriel da Palha, Associação das Voluntárias de Santa Leopoldina e Marca Ambiental.

“Também vamos ajudar a ONG Vira Lata, Vira Luxo, que luta pela vida e pelo bem-estar dos cachorros de rua. O Sindipães e Aipães já têm uma parceria com a Biomarca, que reverte o óleo de cozinha usado em recursos para a instituição”, explicou o presidente da Aipães, Junior Jodima.

IDEIA SURGIU HÁ 10 ANOS EM VILA VELHA

“Há mais de 10 anos a cidade de Vila Velha, local da sede do Sindipães e Aipães, passou por uma grande enchente. Quando as águas baixaram, podíamos ver por toda a cidade garrafas pet espalhadas pelas ruas. Desde então, começamos a nos mobilizar para ajudar, seja com parcerias para a coleta de óleo usado nas padarias, palestras educativas ou ações como a do Dia Mundial do Pão”, lembra o presidente do Sindipães.

Os locais de troca são definidos conforme a disponibilidade de voluntários. “Quando começamos em Vila Velha, outros panificadores de municípios vizinhos também se empolgaram. É uma forma de ajudar a limpar a cidade e promover o pão como um alimento essencial, presente em todas as mesas e com muitos benefícios para a saúde", enfatiza Ricardo Pinto.

CONFIRA OS LOCAIS  DE TROCA 

  • Vitória - Praça Dom João Batista (São Pedro 1)
  • Vila Velha - Praça Ver. Sebastião Cibien (Cobilândia)
  • Vila Velha - Rua São José, em frente à quadra de esporte (Bairro Dom João Batista)
  • Serra - Avenida Carolina, em frente ao Projeto Mão Estendida (Colina de Laranjeiras)
  • São Gabriel da Palha - Praça Aurélio Bastianello,na Av. Presidente Castelo Branco
  • Santa Leopoldina - Escadaria Jair de Amorim
  • Piúma - Praça em frente à Padaria do Daré (Bairro Niterói)
  • Ecoporanga - Avenida Milton Motta, em frente a Padaria Ebenézer (Centro)
  • Barra de São Francisco - Praça Senador Atílio Vivácqua (Centro)

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.