O cotidiano das nossas cidades, a cultura, a política, a economia e o comportamento da sociedade estão no foco da coluna, que também acompanha de perto as políticas públicas e suas consequências para os cidadãos

Uma casa “decorada” com objetos retirados do fundo de uma lagoa no ES

Entre os itens estão aparelhos de TV, sofás, vasos sanitários, tanques de lavar roupa e uma bicicleta

Vitória
Publicado em 05/06/2023 às 15h00
Sofás e aparelho de TV expostos no centro de Linhares
Sofás, pneus e aparelho de TV expostos no centro de Linhares. Crédito: PML/Divulgação

Linhares encontrou uma forma inteligente de denunciar a poluição e o descaso contra a Lagoa de Interlagos, que sofre com o despejo de objetos e resíduos depositados em seu leito. Os itens foram expostos no centro da cidade, para que a população se escandalize (quem sabe?) e se conscientize da importância da preservação do meio ambiente.

A ação, da prefeitura em parceria com a Loja Maçônica Vigilância e Progresso nº 88, marca o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado neste 5 de junho. A mostra com os objetos descartados (tem até televisão) ficou exposta próximo ao Mercado Municipal até as 15 desta segunda-feira.

Além de televisores, foi exibida uma variedade surpreendente de objetos que, juntos, poderiam formar até mesmo uma casa. Entre eles há sofás, pneus, vasos sanitários, tanques de lavar roupa e uma bicicleta.

Brinquedos retirados do leito da Lagoa de Interlagos
Brinquedos retirados do leito da Lagoa de Interlagos. Crédito: PML/Divulgação

“É justamente para mostrar como o ser humano trata o universo. Ações como essas são importantes para mostrar que devemos preservar [o meio ambiente] para que os nossos filhos e netos tenham um futuro melhor”, comentou o morador Miguel Batista, que parou para ver a exposição nesta manhã.

A secretária de Meio Ambiente de Linhares, Flávia Barbosa, ressaltou a relevância dessa exposição para a conscientização da população. "É importante para as pessoas terem dimensão das consequências dos atos delas. Quando nós começamos a limpeza, nós não imaginávamos que nós formaríamos uma casa inteira. As pessoas estão passando aqui, estão vendo e estão impressionadas que tudo isso aqui saiu da lagoa em uma ação de pouco mais de uma hora", disse a secretária.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Linhares Meio Ambiente poluição

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.