Este é um espaço para falar de Política: notícias, opiniões, bastidores, principalmente do que ocorre no Espírito Santo. A colunista ingressou na Rede Gazeta em 2006, atuou na Rádio CBN Vitória/Gazeta Online e migrou para a editoria de Política de A Gazeta em 2012, em que trabalhou como repórter e editora-adjunta

A conversa entre Paulo Hartung e o partido Novo

Ex-governador está prestes a se filiar ao PSD, o que provoca especulações sobre 2026. Representantes do Novo procuraram Hartung em busca de conselhos

Iuri Aguiar, Paulo Hartung e Guilherme Daré
Iuri Aguiar, Paulo Hartung e Guilherme Daré. Crédito: Divulgação/Partido Novo

O ex-governador Paulo Hartung está sem partido, mas prestes a se filiar ao PSD, o que deve ocorrer em abril, como já foi anunciado pelo presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab. Enquanto isso, as especulações rolam soltas a respeito do que Hartung vai fazer em 2026: disputar o Palácio Anchieta? O Senado? Atuar em prol do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), que já se movimenta como pré-candidato ao Executivo estadual?

O ex-governador segue impassível, sem conceder entrevistas para responder a essas questões, o que alimenta ainda mais as conjecturas.

Hartung reuniu-se, na manhã desta sexta-feira (31), com o presidente estadual do partido Novo, Iuri Aguiar, e com o presidente da sigla em Vitória, Guilherme Daré.

Foram os representantes do Novo que procuraram o ex-governador, eles têm se encontrado com diversas lideranças políticas do Espírito Santo. O partido quer se fortalecer para 2026. 

No último dia 21, por exemplo, estiveram com o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB), pré-candidatíssimo ao Palácio Anchieta.

Nesta sexta, Hartung, de acordo com Iuri Aguiar, "falou da necessidade de novas lideranças e que o estado precisa se oxigenar".

O ex-governador, entretanto, não deu pistas sobre o que pretende fazer em 2026. "Ele não sinalizou nada , não respondeu se vai ser ou não candidato, falamos muito de economia. De política, pouco", contou Aguiar.

"Estamos conversando com todas as lideranças do estado. Fui pedir conselhos. Ele nos incentivou a criar novas lideranças", completou.

O Novo, um partido de direita frequentemente associado a aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, mas que rechaça o rótulo de bolsonarista, não elegeu nenhum deputado estadual ou federal no Espírito Santo em 2022.

Em 2024, a sigla lançou dois candidatos a prefeito no estado, em Colatina (Vinicius Bragatto) e na Serra (Wylson Zon). Eles não foram eleitos, mas ao menos o Novo saiu do isolamento e participou de coligações em alguns municípios. Formou parcerias com Republicanos, PP, PL e Podemos.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Paulo Hartung PSD novo Letícia Gonçalves Eleicões 2026

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.