O debate realizado pela TV Gazeta com quatro candidatos a prefeito de Colatina, na noite de quinta-feira (3), teve muitas críticas à gestão do prefeito Guerino Balestrassi (MDB). É do jogo. Quem disputa a reeleição, via de regra, é o alvo preferencial dos adversários mesmo. É algo lógico, quem quer a cadeira de prefeito tem que convencer o eleitor de que a atual administração não é boa e de que pode fazer melhor.
O que marcou as mais de duas horas de debate, porém, foi a enxurrada de pedidos de direitos de resposta e, principalmente, dois momentos de humor, aparentemente, involuntários.
O que vou relatar aqui é meio "quinta série", nem tanto por parte dos candidatos e sim pela percepção da audiência, na qual me incluo. Mas, gente, não tem como. Vejamos:
No segundo bloco, os temas das perguntas foram sorteados pela mediadora do debate, Rafaela Marquezini.
Chegou a vez de Guerino perguntar sobre agronegócio e ele escolheu a candidata do PSOL, Renata Marquesini, para falar sobre o assunto.
Ela respondeu que pretende, se eleita, fortalecer o agronegócio e a economia solidária em Colatina.
"Temos até a pereveca, que eles vêm para a feira, distribui, vende lá na feira (...) Trazer os produtos do campo para que a população compre".
Renata Marquesini (PSOL)
Candidata a prefeita de Colatina
"Eu cito muito a pereveca porque eu experimentei, gostei"
A palavra "pereveca", por si só, já é engraçada, mas o restante da frase arrancou gargalhadas do público que estava fora do estúdio. Depois, rendeu até meme e figurinha de WhatsApp.
Renata Marquesini, no entanto, não falou nada errado, em relação a esse tópico. Pereveca é um pão de origem alemã tradicional em Colatina.
Tem formato de rocambole e é recheado com banana e cachaça.
A MELANCIA
Já no quarto bloco do debate, o candidato Luciano Merlo (PL) resolveu provocar Renzo Vasconcelos e lembrou que o ex-deputado estadual, no passado, apoiou Guerino e, por isso, não pode ser considerado renovação.
Pouco antes, Merlo já havia criticado também o atual prefeito, por este ter se coligado com partidos de esquerda.
O candidato do PL, por sua vez, baseia a campanha no bolsonarismo.
"Sabemos que você (Renzo) não é renovação. É verde por fora e vermelho por dentro", afirmou Luciano Merlo.
Ele não explicou a metáfora, mas ela é usada frequentemente por bolsonaristas para criticar adversários que não consideram de direita "de verdade". O verde é a cor dos militares, o vermelho, de partidos de esquerda.
E eis que Renzo saiu-se com esta ao rebater Merlo:
Renzo Vasconcelos (PSD)
Candidato a prefeito de Colatina
"O adjetivo de melancia será por quê? Por que é gostoso? Serve muitas pessoas? Vai e leva amor para toda a família? Deve ser dessa forma"
Ou seja, o candidato do PSD chamou a si mesmo de gostoso, disse que serve muitas pessoas e leva amor para famílias, tal qual uma melancia (?) faria.
Candidatos à Prefeitura de Colatina durante debate da TV Gazeta
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.