Este é um espaço para falar de Política: notícias, opiniões, bastidores, principalmente do que ocorre no Espírito Santo. A colunista ingressou na Rede Gazeta em 2006, atuou na Rádio CBN Vitória/Gazeta Online e migrou para a editoria de Política de A Gazeta em 2012, em que trabalhou como repórter e editora-adjunta

Guerino e Renzo empatados: eleição em Colatina vai ser com emoção

Assim como ocorreu em 2020, cenário é eletrizante na princesinha do Norte, de acordo com pesquisa Ipec. Veja o que está em jogo e as armas utilizadas pelos candidatos

Vitória
Publicado em 04/10/2024 às 18h22
Guerino Balestrassi e Renzo Vasconcelos no debate da TV Gazeta
Guerino Balestrassi e Renzo Vasconcelos no debate da TV Gazeta. Crédito: Carlos Alberto Silva

A menos de 48 horas para as eleições de 2024, o atual prefeito de Colatina, Guerino Balestrassi (MDB), e o ex-deputado estadual Renzo Vasconcelos (PSD) estão tecnicamente empatados na corrida pela prefeitura da cidade. Ou seja, vai ser com emoção. Como não há segundo turno lá (isso ocorre apenas em cidades com mais de 200 mil eleitores), a disputa vai ser voto a voto. Qualquer um dos dois pode vencer, ainda que com uma vantagem mínima.

De acordo com pesquisa Ipec realizada a pedido da Rede Gazeta e divulgada nesta sexta-feira (4), Guerino e Renzo têm, respectivamente, 43% e 39% das intenções de voto quando considerados os votos válidos, ou seja, excluídos brancos, nulos e indecisos.

Como a margem de erro é de quatro pontos percentuais, os dois estão na mesma.

Além disso, calcular votos válidos é uma coisa complicada. O método é utilizado para se aproximar mais do resultado a ser divulgado no domingo pela Justiça Eleitoral, que contabiliza os votos válidos e descarta brancos e nulos.

A projeção, porém, pressupõe que os eleitores indecisos vão se distribuir proporcionalmente entre os candidatos no dia da eleição, o que pode não ocorrer.

A distância entre Balestrassi e Renzo diminuiu na comparação entre o levantamento feito em 12 de setembro e o de agora. Era de nove pontos e passou para quatro.

Ainda considerando os votos válidos, o prefeito oscilou um ponto para baixo (de 44% para 43%) e Renzo oscilou quatro para cima (de 35% para 39%).

OS OUTROS

Em 2020, a apuração do resultado das urnas em Colatina também foi eletrizante. Guerino Balestrassi foi eleito com 34,08% dos votos, contra os 33,01% recebidos por Luciano Merlo, então filiado ao Patriota.

Merlo agora está no PL e se apoia em figuras do bolsonarismo, como o próprio ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) e a ex-primeira-dama Michelle.

Só que, desta vez, até agora, ele alcançou um percentual bem mais tímido. Luciano Merlo aparece com 10% das intenções de voto, um ponto a menos do que tinha em setembro.

Vinícius Bragato (Novo) passou de 8% para 5%; Renata Marquesini (PSOL), de 1% para 2% e Ronaldo Jorge (DC) permanece com 1%.

Aqui considerando também a projeção de votos válidos.

Colatina tem 120 mil habitantes, é a chamada "princesinha do norte". A disputa lá, hoje, é protagonizada por dois candidatos, Balestrassi e Renzo, que em 2020, eram aliados.

O rompimento do grupo, portanto, já ocorreu. A questão é se Renzo vai superar ou não o atual prefeito.

AS ARMAS

O atual prefeito recebeu recentemente a declaração de apoio do governador Renato Casagrande (PSB) que, até então, era aliado também do ex-deputado estadual.

No debate realizado pela TV Gazeta na noite de quinta-feira (3), após, os pesquisadores do Ipec já terem feito as entrevistas com os eleitores de Colatina, as críticas foram centradas no atual prefeito, como é de praxe quando um candidato disputa a reeleição.

Mas Renzo também foi alvo de Luciano Merlo. O candidato do PL o chamou de melancia, "verde por fora e vermelho por dentro", com a intenção de dizer que o ex-deputado, na verdade, é de esquerda.

Renzo Vasconcelos, por sua vez, ainda no debate, tentou utilizar o ataque a seu favor, apresentando-se como "gostoso" e que "serve a muita gente".

Figurinhas de WhatsApp que fazem alusão ao episódio, de forma, aparentemente, simpática a Renzo já circulam em Colatina.

É bobeira? Sim. A máquina municipal, com o apoio do governo estadual, pode fazer muito mais que isso? Verdade também.

Mas somente as urnas, no domingo, vão dar o veredito.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Colatina Renzo Vasconcelos Pesquisa Rede Gazeta/ipec Eleições ES 2024 Luciano Merlo Letícia Gonçalves Eleições 2024 Guerino Balestrassi Renata Marquesini Vinicius Bragatto

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.