O ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil —seccional Espírito Santo OAB-ES) Homero Mafra decidiu apoiar Ben-Hur Farina na disputa pela presidência da Ordem em 2024.
Há, ao todo, quatro nomes na corrida. Em abril, Homero afirmou à coluna que a única decisão dele, até então, era não ficar ao lado de Érica Neves, sua antiga aliada.
Agora, porém, o ex-presidente decidiu se posicionar.
“Quero dizer pra advocacia que eu, Homero Mafra, tenho um nome à presidência da Ordem, o advogado Ben-Hur Brenner Dan Farina. Ben-Hur é o meu candidato, e eu vou estar ao lado dele na defesa das prerrogativas profissionais”, afirmou o ex-presidente, em vídeo divulgado nesta quarta-feira (7).
O candidato saudou o apoio da “grande referência da advocacia capixaba”.
A parceria é a reedição de uma aliança que havia sido rompida.
Homero Mafra foi presidente da OAB-ES por três mandatos (nove anos). Durante três anos, Ben-Hur Farina foi secretário-geral da gestão, mas depois virou oposição.
“Fiz oposição a ele porque eu defendia que a Ordem tivesse menos gastos e porque eu era contra tantas reeleições. Já conversei com Homero e pedi desculpas”, contou o candidato à presidência da OAB-ES à coluna ainda em abril.
Ben-Hur Farina é presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAES), foi eleito na chapa do atual presidente da OAB-ES José Carlos Rizk Filho, em 2021, mas os dois também tornaram-se adversários.
Rizk Filho vai disputar a reeleição. Está em busca do terceiro mandato à frente da OAB-ES.
ALLEMAND COM ÉRICA
Enquanto isso, Érica Neves, se não tem Homero, tem outros aliados. O advogado Luiz Cláudio Allemand, ex-ouvidor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que disputou uma vaga de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no ano passado, está ao lado dela.
A advogada Santuzza da Costa Pereira, filha do ex-presidente da OAB-ES Agesandro da Costa Pereira e que já disputou o comando da entidade, também apoia Érica Neves.
Os candidatos postos, até agora, são: Ben-Hur, Rizk Filho, Érica Neves e José Antônio Neffa Júnior.
A eleição para decidir quem vai comandar a OAB-ES pelos próximos três anos vai ser realizada em novembro.
LEIA MAIS COLUNAS DE LETÍCIA GONÇALVES
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.