Na hora de votar para governador o eleitor tem que apertar dois números no teclado da urna eletrônica. Esse número é o do partido do candidato. Jingles, propagandas na TV e colinhas impressas distribuídas nas ruas são algumas das estratégias dos postulantes ao Palácio Anchieta para que o público memorize os dígitos.
A menos de dez dias da eleição, no entanto, 56% dos entrevistados pelo Ipec que pretendem votar em Renato Casagrande (PSB) não sabem o número dele. O levantamento foi feito entre 19 e 21 de setembro.
O socialista lidera as intenções estimuladas de voto, mas os eleitores vão ter que levar o número anotado: 40.
Casagrande é filiado há décadas ao PSB e é bastante partidário. Foi eleito governador em 2010 e em 2018 com o mesmo número. E tem cerca de seis minutos no horário eleitoral, sem contar as inserções nos comerciais, para divulgar o que o eleitor deve que digitar na urna.
Curiosamente, 40% dos entrevistados souberam dizer o número dele corretamente.
Carlos Manato, que está em segundo lugar na pesquisa do Ipec, por sua vez, filiou-se há pouco tempo ao PL, em fevereiro. Em 2018, também disputou o governo do Espírito Santo, mas pelo PSL, com o número 17.
O número dele agora é 22, o mesmo do presidente da República, Jair Bolsonaro, de quem é aliado. Talvez isso explique o fato de os eleitores de Manato terem ligeiramente mais conhecimento sobre o número de urna dele do que os de Casagrande: 45% citaram o 22.
Veja a pergunta feita pelo Ipec somente para quem apontou um nome na pesquisa espontânea, em que os nomes dos candidatos não são informados aos entrevistados:
O senhor (sra) sabe qual é o número do candidato?
Eleitores de Manato:
- 45% citaram o número correto
- 6% citaram o número errado
- 49% não souberam responder
Eleitores de Casagrande:
- 40% citaram o número correto
- 3% citaram o número errado
- 56% não souberam responder
Eleitores de outros candidatos:
- 23% citaram o número correto
- 2% citaram o número errado
- 75% não souberam responder
NO PAÍS
Pesquisa do Datafolha divulgada no último dia 10 mostrou que 30% dos eleitores no país não sabem o número de urna de Bolsonaro, que é 22.
Outros 17% desconhecem o do ex-presidente Lula (PT), que é 13.
Este vídeo pode te interessar
LEIA MAIS COLUNAS DE LETÍCIA GONÇALVES
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.