O ex-prefeito de Vila Velha Max Filho (PSDB), candidato a deputado federal, inaugura nesta segunda-feira (5) o comitê de campanha na Prainha, perto do Convento da Penha.
Ele pediu à prefeitura, comandada por Arnaldinho Borgo (Podemos), que interditassse parte da rua durante o ato.
A questão chegou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES).
Max apontou que pediu a interdição do trecho da rua Luiza Grinalda por meio de ofício protocolado na prefeitura no dia 31 de agosto. E ficou sem resposta por um bom tempo.
Ele solicitou, no processo, “a imediata concessão de liminar para que a Prefeitura de Vila Velha, por meio de sua Guarda Municipal, promova a interdição do trânsito, sinalização e organização do tráfego, proporcionando condições de possibilidade para a inauguração do Comitê de Campanha do Requerente, com reforço de coerção indireta de multa de R$ 50.000,00 contra o Chefe do Executivo".
Arnaldinho e o ex-prefeito protagonizaram o segundo turno das eleições de 2020 em Vila Velha.
A disputa foi acirrada. Um chamou o outro de "Maxnóquio" e de "candidato Red Bull".
Quando começou a gestão de Arnaldinho, Max passou a fazer críticas ao sucessor no Twitter. Agora, o prefeito apoia o vice, Victor Linhalis (Podemos), para a Câmara Federal.
Max é concorrente direto dele, em busca de votos na mesma cidade para o mesmo cargo. Aliás, outro ex-prefeito, Neucimar Fraga (PP), também está no páreo.
A relatora do mandado de segurança impetrado por Max no TRE-ES, Isabela Rossi Naumann Chaves, entendeu que não cabe à Justiça Eleitoral tratar do assunto: " (...) Determina-se a remessa dos presentes autos à Justiça Comum Estadual", escreveu, em decisão datada do início da tarde desta segunda-feira (5).
"ISSO JÁ ESTÁ SUPERADO"
Mas já está tudo resolvido. O diário oficial da Prefeitura de Vila Velha publicou, também nesta segunda, "alerta aos condutores, pedestres e demais interessados a seguinte via e logradouro com interdição total, Rua Luiza Grinalda, trecho entre a Rua Vasco Coutinho e a Rua Vinte e Trêsde Maio", "considerando o evento de Inauguração de Comitê".
Max Filho disse que "isso já está superado".
"Acredito que não foi questão política. Vamos fazer a inauguração do comitê, sem problemas. Foi excesso de preciosismo do advogado. Comunicamos no prazo devido", minimizou.
"(A interdição) é só para segurança das pessoas que vão comparecer, para evitar atropelamento, acidente. O convento já vai estar fechado, então nem vai ter muito fluxo de pessoas por lá. E o trecho somente vai ser fechado durante a inauguração do comitê", apaziguou.
"NÃO EXISTE PERSEGUIÇÃO"
"Não tem treta nem rivalidade. Está publicado em DIO de hoje a interdição. A PMVV respeita e atende a todos os munícipes e candidatos, em nossa administração não existe perseguição", afirmou Arnaldinho Borgo à coluna.
LEIA MAIS COLUNAS DE LETÍCIA GONÇALVES
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.