Em Colatina, até agora, o deputado estadual e ex-prefeito Sérgio Meneguelli (Republicanos) não declarou apoio a nenhum candidato a prefeito nas eleições de 2024. Mas, em Guarapari, o parlamentar está ao lado do também deputado estadual Zé Preto (PP). Isso apesar de o Republicanos, partido de Meneguelli, ter candidato a prefeito na cidade saúde, o vereador Rodrigo Borges.
Nesta segunda-feira (9), Zé Preto publicou vídeo em que Meneguelli afirma: "Acredito que o nome certo tá aqui, Zé Preto (...) O único que tem condições de mudar essa política".
No vídeo, o ex-prefeito de Colatina aparece entre Zé Preto e o deputado estadual Tyago Hoffmann (PSB). Hoffmann, aliadíssimo do governador Renato Casagrande (PSB), é um dos principais apoiadores do candidato do PP.
No dia quatro de agosto, Meneguelli anunciou que, em Colatina, não disputaria nenhum cargo e que não pretendia pedir votos para ninguém na cidade, embora não tenha descartado mudar de ideia depois.
Naquele mesmo dia, à coluna, o deputado do Republicanos afirmou que "ninguém deve votar num candidato porque o Meneguelli, o Bolsonaro ou o Casagrande indicaram e sim por achar que é o melhor para a cidade".
"Não quero ser como Maluf, que botou a mão no fogo pelo Pitta e o Pitta o decepcionou" comparou Meneguelli, na ocasião.
Pitta foi eleito prefeito de São Paulo em 1996, com o apoio do ex-prefeito Paulo Maluf. A gestão de Pitta foi marcada por denúncias de corrupção e, no ano 2000, Maluf pediu desculpas por tê-lo indicado aos eleitores.
O próprio Maluf tem sua carga de acusações sobre malfeitos na gestão pública, mas, enfim, voltemos a Colatina.
Lá, o Republicanos apoia Renzo Vasconcelos (PSD), mas Meneguelli, pessoal e publicamente, não.
"Sou o maior influenciador político da cidade. Isso é uma responsabilidade muito grande", afirmou o ex-prefeito à coluna, no início de agosto.
Em 2022, Sérgio Meneguelli, muito popular nas redes sociais, foi o deputado estadual mais votado da história do Espírito Santo. A maior parte dos quase 140 mil votos que ele recebeu veio de fora de Colatina.
LEIA MAIS COLUNAS DE LETÍCIA GONÇALVES
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.