Este é um espaço para falar de Política: notícias, opiniões, bastidores, principalmente do que ocorre no Espírito Santo. A colunista ingressou na Rede Gazeta em 2006, atuou na Rádio CBN Vitória/Gazeta Online e migrou para a editoria de Política de A Gazeta em 2012, em que trabalhou como repórter e editora-adjunta

O candidato que une Fabiano Contarato e Marcos do Val

Senadores do ES já anunciaram quem apoiam nas disputas pelo governo e pela Presidência da República

Vitória
Publicado em 07/10/2022 às 16h16
Fabiano Contarato e Marcos do Val no Senado, em abril de 2022
Fabiano Contarato e Marcos do Val no Senado, em abril de 2022. Crédito: Waldemir Barreto/Agência Senado

Os senadores Fabiano Contarato (PT) e Marcos do Val (Podemos) não disputaram as eleições de 2022. Eles têm mais quatro anos de mandato em Brasília.

Mas se envolveram nas eleições no primeiro turno. E fazem o mesmo no segundo.

Do Val sempre foi aliado do governador Renato Casagrande (PSB). Em 2018, elegeu-se pelo Cidadania, partido da base do socialista. Depois mudou para o Podemos, que também está com o governador.

O senador divulgou, na quinta-feira (6), um vídeo em que pede votos para Casagrande no segundo turno. "Eu votarei, sem sombra de dúvida, na reeleição do governador Renato Casagrande, por conhecê-lo como pessoa e como político", afirmou Do Val.

"Casagrande é um governador super responsável, equilibrado e humano", elogiou.

Senador Marcos do Val
Senador Marcos do Val pede votos para Casagrande em vídeo. Crédito: Instagram/MarcosdoVal

"Muitos investimentos estão chegando ao Espírito Santo e agora não é o momento para que isso seja interrompido", alertou o parlamentar,  e repetiu a frase.

 Contarato, por sua vez, declarou apoio a Casagrande ainda no primeiro turno, mas a menos de uma semana do dia da votação.

"Declaro meu voto em Casagrande para o governo, na absoluta certeza de que o Estado terá um gestor comprometido com a geração de emprego, a saúde, os direitos humanos, a educação, a atenção aos mais pobres e aos que passam fome neste país desgovernado por Bolsonaro", afirmou o petista, em nota oficial, na ocasião.

O PT está na coligação de Casagrande, retirou Contarato do páreo pelo governo justamente para endossar a reeleição do socialista. O senador, contudo, foi reticente em apoiar o governador, por isso o fez tão em cima da hora. O fator decisivo, como explicita a nota, foi o cenário nacional.

Aí que Do Val e Contarato destoam.

O senador do Podemos, no mesmo vídeo em que declarou voto em Casagrande, reforçou que trabalha pela reeleição do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).

"Sou testemunha do grande trabalho que o presidente tem feito pelo nosso Brasil", afirmou Do Val.  "Temos que estar unidos para ele dê continuidade às importantes obras e projetos de infraestrutura que estão ocorrendo aqui no Espírito Santo", complementou o senador, dirigindo-se aos seus seguidores nas redes sociais.

Contarato, além de correligionário de Lula, é um dos grandes defensores do ex-presidente da República no estado. E um crítico do governo Bolsonaro.

O senador Fabiano Contarato e o governador Renato Casagrande
O senador Fabiano Contarato e o governador Renato Casagrande. Crédito: Instagram/FabianoContarato

Casagrande também declarou voto em Lula, embora não o faça nem com a metade da ênfase adotada por Contarato.

"Num grande entendimento nacional e aqui no Estado, o Partido dos Trabalhadores, meu partido, decidiu apoiar a reeleição do governador Renato Casagrande. Tudo dentro de um processo transparente, conversado e colocando nossas afinidades programáticas em primeiro plano. O governador Casagrande e eu sempre tivemos uma relação de profundo respeito, e é nessa sintonia que estamos hoje no mesmo palanque do presidente Lula e da reeleição do nosso governador", lembrou o senador do PT.

ROSE DE FREITAS

O Espírito Santo, como os demais estados, tem, ao todo, três senadores. A cadeira que esteve em disputa em 2022 foi a de Rose de Freitas (MDB), que não foi reeleita. Teve uma votação respeitável, escolhida por 747.104 eleitores, mas ficou em segundo lugar.

Magno Malta (PL), o mais votado, vai voltar ao Senado. Ele apoia a eleição do adversário de Casagrande, Manato (PL).

No segundo turno, assim como no primeiro, Rose está com Casagrande. Para presidente da República, já disse que vai votar em Lula.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.