Este é um espaço para falar de Política: notícias, opiniões, bastidores, principalmente do que ocorre no Espírito Santo. A colunista ingressou na Rede Gazeta em 2006, atuou na Rádio CBN Vitória/Gazeta Online e migrou para a editoria de Política de A Gazeta em 2012, em que trabalhou como repórter e editora-adjunta

Soraya Manato quer disputar a Prefeitura de Vitória

Ex-deputada federal enviou ofício ao próprio partido, o Progressistas, colocando-se à disposição. O PP, entretanto, está praticamente no palanque de Lorenzo Pazolini (Republicanos)

Vitória
Publicado em 08/07/2024 às 16h47
Atualizado em 08/07/2024 às 18h38
Deputada federal Soraya Manato
A ex-deputada federal Soraya Manato. Crédito: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

A ex-deputada federal Soraya Manato quer disputar a Prefeitura de Vitória. Ela enviou, nesta segunda-feira (8), um ofício aos presidentes municipal e estadual do Progressistas, Marcos Delmaestro e Da Vitória, respectivamente. Soraya está filiada ao PP desde 1º de abril de 2024 e, no texto, colocou o nome à disposição para ser candidata a prefeita.

O marido da ex-deputada, o também ex-deputado federal Carlos Manato (PL), esteve com Da Vitória, ainda nesta segunda, para tratar do assunto.

O PP, entretanto, está praticamente no palanque da reeleição de Lorenzo Pazolini (Republicanos) na Capital e pode indicar o vice na chapa do atual prefeito.

Entre os possíveis vices estão a ex-presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo, Cris Samorini, o presidente da Câmara de Vitória, Leandro Piquet, e o próprio Delmaestro. Soraya seria outra opção.

"Mas queremos mesmo é disputar a prefeitura", ressaltou Carlos Manato à coluna. "Sou pré-candidata em Vitória", cravou Soraya.

Da Vitória, por sua vez, lembrou que o PP está "muito próximo" de Pazolini, mas que o pleito de Soraya pode e vai ser discutido pelos diretórios municipal e estadual do Progressistas. "É um direito dela, como de qualquer filiado", afirmou o presidente estadual do partido.

"Temos muita proximidade com a gestão do Pazolini e estamos bem encaminhados no processo de construir a chapa majoritária indicando o vice. Isso ela e ele (Soraya e Carlos Manato) sabem, mas vamos discutir", pontuou Da Vitória.

Delmaestro foi mais enfático:

Marcos Delmaestro

Presidente do PP de Vitória

"O Progressistas, hoje, está fechado com Pazolini "

O presidente do PP de Vitória informou que o ofício assinado por Soraya Manato vai ser debatido em reunião da Executiva municipal, que já estava programada para esta semana.

Em 2022, Soraya tentou a reeleição para a Câmara dos Deputados, filiada ao PTB. Recebeu 59.988 votos, mas não obteve sucesso.

Carlos Manato, por sua vez, disputou o Palácio Anchieta e chegou ao segundo turno contra Renato Casagrande (PSB). O socialista levou a melhor.

Para aumentar a confusão, o PL de Manato tem pré-candidato à Prefeitura de Vitória, o deputado estadual Capitão Assumção.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Carlos Manato Prefeitura de Vitória Soraya Manato Vitória (ES) Da Vitória Progressistas Letícia Gonçalves Eleições 2024 Eleições ES 2024

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.