Com a saída do deputado estadual João Coser (PT), que vai se licenciar do mandato por 120 dias para se dedicar à disputa pela Prefeitura de Vitória, um novo parlamentar vai chegar à Assembleia Legislativa.
Trata-se de Julio Mendel, o Julinho da Fetaes, suplente do Partido dos Trabalhadores na Casa. Em 2022, ele disputou o cargo de deputado estadual e recebeu 11.507 votos. Coser foi a escolha de 58.279 eleitores, o terceiro deputado estadual mais votado naquele ano.
Mendel é presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Espírito Santo (Fetaes).
O suplente vai exercer o mandato a partir da próxima segunda-feira (8) e apenas durante o período de licença de Coser, ou seja, 120 dias. O deputado titular da cadeira não vai receber salário durante esse período.
A remuneração, de R$ 33.006,39 brutos, e o auxílio-alimentação, de R$ 1.829,79 mensais, vão para Mendel.
Se Coser for eleito prefeito de Vitória, ele teria que abrir mão do mandato na Assembleia. Aí Julinho da Fetaes ficaria com a cadeira até 31 de janeiro de 2027.
Se o ex-prefeito petista não sair vencedor das urnas em outubro, basta retornar às atividades parlamentares.
LEIA MAIS COLUNAS DE LETÍCIA GONÇALVES
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.