*Aurélio Capua Dallapicula
A nova reforma tributária terá um impacto significativo no mercado imobiliário, principalmente devido às mudanças nas regras fiscais e nos tributos que afetam as transações e investimentos imobiliários.
Mas afinal, como fica o mercado imobiliário com as mudanças? Entenda quais os impacto da reforma no setor:
-
01
Imposto sobre a propriedade
Alterações na forma como o imposto sobre a propriedade é calculado e cobrado podem afetar os custos de propriedade e a viabilidade financeira dos imóveis. Por exemplo, um aumento nas taxas de imposto sobre a propriedade pode tornar os imóveis mais caros para os proprietários e potencialmente reduzir a demanda.
-
02
Imposto de renda
Mudanças nas alíquotas do imposto de renda ou na tributação de ganhos de capital podem ter implicações para os investidores imobiliários. Por exemplo, se a reforma tributária aumentar a tributação sobre os ganhos de capital, isso pode afetar o retorno dos investimentos e potencialmente diminuir o interesse dos investidores imobiliários.
-
03
Incentivos fiscais
A reforma tributária também pode afetar os incentivos fiscais relacionados ao setor imobiliário, como isenções fiscais para construção ou reabilitação de imóveis. Alterações nessas isenções podem influenciar o interesse dos investidores e a atividade no mercado imobiliário.
-
04
Simplicidade e clareza
Uma reforma tributária bem-sucedida pode simplificar o sistema tributário para transações imobiliárias, redução da burocracia e maior clareza sobre as obrigações fiscais. Isso poderia facilitar as transações e incentivar mais investimentos no setor imobiliário.
Em resumo e em uma visão geral, é importante que os investidores e profissionais do setor monitorem atentamente qualquer proposta de reforma e compreendam as implicações que ela pode ter para o nosso mercado.
Agosto completaremos 61 anos de atividades e a comemoração já começou!
*Aurélio Cápua Dallapicula é Conselheiro Federal COFECI e Presidente do CRECI-ES
Este vídeo pode te interessar
MAIS MERCADO IMOBILIÁRIO
Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.