Refresh

This website www.agazeta.com.br/colunas/mercado-imobiliario/entenda-como-a-reforma-tributaria-afetara-os-corretores-de-imoveis-0723 is currently offline. Cloudflare's Always Online™ shows a snapshot of this web page from the Internet Archive's Wayback Machine. To check for the live version, click Refresh.

Análises semanais do setor de imóveis com especialistas da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-ES), Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-ES) e Sindicato Patronal de Condomínios (Sipces)

Entenda como a reforma tributária afetará os corretores de imóveis

A reforma, já aprovada pelo governo federal, deve atrair mudanças significativas para o mercado imobiliário. Saiba como o profissional deve se preparar para as transformações

Vitória
Publicado em 17/07/2023 às 16h25
Entenda como a reforma tributária irá afetar os corretores de imóveis
A reforma tributária será implementada gradualmente e deve ser concluída em 2033. Crédito: Shutterstock

*Aurélio Capua Dallapicula

A nova reforma tributária terá um impacto significativo no mercado imobiliário, principalmente devido às mudanças nas regras fiscais e nos tributos que afetam as transações e investimentos imobiliários. 

Mas afinal, como fica o mercado imobiliário com as mudanças? Entenda quais os impacto da reforma no setor: 

  1. 01

    Imposto sobre a propriedade

    Alterações na forma como o imposto sobre a propriedade é calculado e cobrado podem afetar os custos de propriedade e a viabilidade financeira dos imóveis. Por exemplo, um aumento nas taxas de imposto sobre a propriedade pode tornar os imóveis mais caros para os proprietários e potencialmente reduzir a demanda.

  2. 02

    Imposto de renda

    Mudanças nas alíquotas do imposto de renda ou na tributação de ganhos de capital podem ter implicações para os investidores imobiliários. Por exemplo, se a reforma tributária aumentar a tributação sobre os ganhos de capital, isso pode afetar o retorno dos investimentos e potencialmente diminuir o interesse dos investidores imobiliários.

  3. 03

    Incentivos fiscais

    A reforma tributária também pode afetar os incentivos fiscais relacionados ao setor imobiliário, como isenções fiscais para construção ou reabilitação de imóveis. Alterações nessas isenções podem influenciar o interesse dos investidores e a atividade no mercado imobiliário.

  4. 04

    Simplicidade e clareza

    Uma reforma tributária bem-sucedida pode simplificar o sistema tributário para transações imobiliárias, redução da burocracia e maior clareza sobre as obrigações fiscais. Isso poderia facilitar as transações e incentivar mais investimentos no setor imobiliário.

Em resumo e em uma visão geral, é importante que os investidores e profissionais do setor monitorem atentamente qualquer proposta de reforma e compreendam as implicações que ela pode ter para o nosso mercado.

Agosto completaremos 61 anos de atividades e a comemoração já começou!

*Aurélio Cápua Dallapicula é Conselheiro Federal COFECI e Presidente do CRECI-ES

Aurélio Cápua Dallapícula, presidente do Creci-ES
Aurélio Capua Dallapícula: "É importante que os investidores e profissionais do setor monitorem atentamente qualquer proposta de reforma. Crédito: Divulgação/ Creci

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.