Análises semanais do setor de imóveis com especialistas da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-ES), Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-ES) e Sindicato Patronal de Condomínios (Sipces)

Mercado imobiliário tem saldo positivo e boas perspectivas para 2023

A crise observada na economia, por conta da pandemia, não tem se repetido no mercado imobiliário, que deve continuar seu crescimento no próximo ano

Vitória
Publicado em 28/11/2022 às 09h31
Atualizado em 28/11/2022 às 09h31
Vista geral do Bairro Praia do Canto, em Vitória
Praia do Canto, em Vitória: capital está entre as mais valorizadas do país, de acordo com índice FipeZap. Crédito: Ricardo Medeiros

*Aurélio Capua Dallapicula

Grande parte da economia está enfrentando crises severas por conta da pandemia. Já o mercado imobiliário caminha na direção contrária, com boas perspectivas de crescimento, grande disponibilidade de crédito e taxas acessíveis de juros.

É esperado que o mercado feche o ano com saldo positivo, mesmo registrando desaceleração nos últimos meses. Por outro lado, as perspectivas com relação às negociações de compra e vendas devem continuar crescendo em 2023. Isso porque, no Brasil, o mercado imobiliário é um segmento sólido.

Recentemente, estive em Orlando, nos Estados Unidos, para participar do NAR Convention, maior evento global de corretores do mundo. E foi eleito para o corpo diretivo da Confederação Imobiliária Latino-Americana (Cila) como adstrito da presidência, o que comprova o protagonismo e o crescimento do Espírito Santo dentro do mercado imobiliário e a boa representatividade do sistema Creci-Cofeci.

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Espírito Santo (Sinduscon-ES), Douglas Vaz, tem demonstrado satisfação quanto ao progresso do mercado imobiliário no Estado, que tende para uma valorização cada vez maior.

Existem boas projeções econômicas para os próximos anos. De acordo com os dados levantados sobre a valorização do metro quadrado, comparado a outras cidades brasileiras, por exemplo, essa previsão do dirigente é acertada e a perspectiva para 2023 é que o mercado tenha um crescimento maior até do que o esperado, acima da inflação e da taxa de crescimento da economia.

*Aurélio Capua Dallapicula é presidente eleito do Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 13ª Região (Creci-ES)

A Gazeta integra o

Saiba mais
Mercado imobiliário Investimento Valorização Imobiliária Creci Comprar Imóvel

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.