Novidades, o que é tendência e bastidores do mercado imobiliário capixaba e do mundo da arquitetura, design e decoração, em conteúdos produzidos pelas editoras Flávia Martins, Karine Nobre e Lara Rosado.

Mercado imobiliário espera ciclo de queda de juros após redução da Selic

Queda de 0,5% na taxa tem sido avaliada com otimismo pelo mercado, uma vez que impacta nos financiamentos de imóveis

Publicado em 11/08/2023 às 01h58
Atualizado em 11/08/2023 às 01h58
O programa é um facilitador do financiamento
Mercado acredita que este novo ciclo de queda gradativa da taxa Selic vai produzir um impacto positivo a médio e longo prazos. Crédito: Freepik

O mercado imobiliário viu com bons olhos a redução de 0,5% da taxa Selic anunciada na última semana pelo Banco Central. Para o vice-presidente das Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Espírito Santo (Ademi-ES), Alexandre Schubert, o mercado capixaba acredita que este novo ciclo de queda gradativa da taxa Selic, agora fixada em 13,25% pelo Banco Central, vai produzir um impacto positivo a médio e longo prazos.

Segundo ele, isso vai permitir que construtoras e incorporadas ampliem seus lançamentos em diferentes regiões da Grande Vitória e interior do Estado. “A redução da taxa de juros torna o setor ainda mais competitivo e atraente para investidores, permitindo também que mais pessoas conquistem o sonho da casa própria, já que na maioria das vezes o consumidor final conta com financiamento bancário para a compra de imóveis”.

Ele afirma ainda que “há um horizonte de otimismo com relação ao equilíbrio das contas públicas e a retomada de investimentos privados em diferentes nichos econômicos. O mercado imobiliário sempre se beneficia em cenários de expansão do PIB, pois é fortemente demandado pela sociedade para a criação de novos espaços, seja para habitação ou atividade comercial e industrial”, avalia.

Da mesma opinião é a economista do DataZAP Larissa Gonçalves. Segundo a profissional, essa é uma sinalização importante para o mercado, uma vez que a taxa básica de juros impacta no custo de operações de empréstimos, inclusive nos financiamentos imobiliários.

“Mais do que essa primeira queda, é a sinalização de novas reduções pelo próprio Conselho de Política Monetária (Copom) que tem potencial de trazer impactos positivos para o setor, permitindo que mais famílias brasileiras tenham condições financeiras de adquirir um imóvel. A projeção do Boletim Focus, ainda anterior à última decisão do conselho, é chegar a 12% até final deste ano”, analisa.

CRECI-ES REALIZA AÇÕES PARA O MÊS DO CORRETOR

Corretor de imóveis
O Creci-ES está com uma programação especial para o mês do corretor. Crédito: Shutterstock

Em comemoração ao Dia do Corretor Imobiliário, que acontece no próximo dia 27, o Creci-ES está com uma programação extensa de eventos, campanhas e workshops para os profissionais do setor durante o mês de agosto. Segundo a entidade, haverá momentos de reconhecimento e premiação aos corretores que se destacaram ao longo do ano, seja pelos resultados alcançados, seja pelo comprometimento com a profissão, seja por iniciativas inovadoras.

Na agenda de eventos está marcada para o dia 21 de agosto a missa de 61 anos da entidade, que acontece na Igreja Santa Rita de Cássia, em Vitória, a partir das 18h30. No dia 23 de agosto haverá uma plenária aberta ao público no Ferrari Eventos, em Vitória, a partir das 18h30.

A solenidade de homenagem e reconhecimento do profissionais do mercado imobiliário será no dia 26 de agosto, no centro de convenções de Vila Velha, a partir das 21h. E outra solenidade está marcada para o próximo dia 18 de agosto, no Sítio Santa Joana, em Aracruz.

29 ANOS DA CITTÀ ENGENHARIA

Diretor executivo da Citrà Engenharia, Roberto Puppim.
Roberto Puppim: “Quatro gerações depois, seguimos priorizando a qualidade e o alto padrão dos nossos empreendimentos imobiliários, aliado à inovação”. Crédito: Città/Divulgação

A Città Engenharia completa 29 anos nesta semana. O seu mais recente lançamento é o Arti Design Living, na Praia da Costa, em Vila Velha, que terá três torres totalizando 53 apartamentos.

“Em 2011, iniciamos a parceria com a Fundação Dom Cabral através do PAEX – Parceiros para a Excelência, visando a melhoria contínua do crescimento qualitativo e a profissionalização da gestão, seguindo as melhores práticas do mercado”, pontua o diretor executivo, Roberto Puppim.

De acordo com ele, desde a década de 1940, a família Puppim foi pioneira na construção civil capixaba, construindo as primeiras casas no centro de Vila Velha. “Orgulhosamente afirmo que quatro gerações depois, seguimos priorizando a qualidade e o alto padrão dos nossos empreendimentos imobiliários, aliado à inovação”, diz.

CACHOEIRO STONE FAIR 2023 TERÁ A PRESENÇA DE COMPRADORES E JORNALISTAS ESTRANGEIROS

Cachoeiro Stone Fair
Cachoeiro Stone Fair deste ano terá mais de 200 expositores vindos de 10 Estados e de quatro países. Crédito: Divulgação

A Cachoeiro Stone Fair se prepara para receber uma delegação de jornalistas e compradores estrangeiros. Segundo a CEO da Milanez & Milaneze, Flávia Milaneze, a feira deste ano vai contar com mais de 200 expositores vindos de 10 Estados e também de outros quatro países: Turquia, China, Espanha e Itália. “Temos a expectativa de visitantes internacionais de 25 países. A Cachoeiro Stone Fair tem se destacado cada vez mais”, afirma.

Sobre as visitas de jornalistas estrangeiros provenientes da Grécia, Estados Unidos e México, a presença destes foi um convite do projeto It’s Natural – Brazilian Natural Stone, que incentiva exportações de rochas ornamentais do Brasil, realizado pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Também a esta agenda se juntará um grupo de 10 compradores vindos da Alemanha, Portugal, Reino Unido, Egito, Emirados Árabes Unidos, Omã, Colômbia e Argentina, como parte do programa Exporta Brasil. O cronograma conta com, além da ida à Cachoeiro Stone Fair, visita a pedreiras, indústrias e showroom.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Mercado imobiliário Selic Taxa de Juros Financiamento Taxa Selic Financiamento Imobiliário

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.