As novas regras do Minha Casa, Minha Vida (MCMV) aumentaram o teto para financiamento, os subsídios e trouxeram juros mais baixos. Isso fez com que o programa se destacasse no ano passado, com mais de 450 mil novas unidades habitacionais financiadas e a previsão de superar 2 milhões de contratações até 2026, segundo o ministro das Cidades, Jader Filho.
Diante dessa perspectiva, era natural que o programa se transformasse em uma das principais apostas do mercado para 2024. E isso é um dos resultados da pesquisa “O que o empreendedor imobiliário espera do mercado em 2024?”, realizada pelo Grupo Prospecta em parceria com o Sienge no período de 29 de novembro de 2023 a 3 de janeiro de 2024.
O estudo mostra que 52% dos profissionais do setor imobiliário veem o MCMV como o nicho de mercado mais potencializado do ano. Em seguida estão as residências verticais (18%), a área de loteamento (7%), a compra da segunda residência (6%) e o desenvolvimento de comunidades planejadas (5%).
“Para 2024, o Ministério das Cidades prevê a contratação de 187 mil novas moradias em 560 municípios por meio do MCMV. Isso amplia as expectativas do setor por um ano com o mercado mais aquecido, com mais compradores e maior acesso a financiamentos e subsídios do governo”, explica Cristiano Gregorius, diretor executivo do Sienge, que integra o Grupo Softplan.
A pesquisa ainda constatou que 48% dos entrevistados entendem que o mercado imobiliário está em um momento de retomada lenta, mas 43% acreditam que o setor passará por uma fase de retomada com crescimento elevado. Sobre investimentos, 89% pretendem empreender ou realizar novos investimentos em 2024, sendo que 49% planejam empreender na área de residência vertical, 10% em loteamento e 8% no nicho de casas e residencial horizontal.
O estudo entrevistou 250 profissionais do ramo, incluindo atuantes em construtoras, incorporadoras, loteamento e desenvolvimento urbano, arquitetos, proprietários de terreno, fornecedores de materiais e profissionais do mercado financeiro.
Pedras brasileiras são destaque em evento nos EUA
Espaço para as pedras brasileiras na KBIS 2024
As pedras brasileiras terão um espaço de exibição da KBIS 2024, principal evento da América do Norte para design de cozinhas e banheiros que acontecerá em Las Vegas, de 27 a 29 de fevereiro. Desenvolvido pelo escritório de design uruguaio La Agencia, o espaço apresentará revestimentos de piso e parede em quartzito Mont Blanc, obras de arte elaboradas em quartzito Sauípe e Baccarat, além de mobiliários esculpidos em Green Pantanal.
“O uso das rochas naturais vem mudando ao longo dos anos, acompanhando tendências e inovações tecnológicas, trazendo a cada dia novas opções de paginações e cortes, bem como acabamentos diferenciados. E é isso que vamos mostrar”, comenta o presidente do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas), Tales Machado.
A entidade é responsável pelo programa de incentivo às exportações It’s Natural - Brazilian Natural Stone, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), e que tem buscado participar de eventos mundiais ligados ao design e decoração, para inserir cada vez mais as rochas ornamentais brasileiras como opção de escritórios responsáveis por grandes projetos.
Embaixadora da RE/MAX Brasil na Europa faz palestra gratuita em Vitória
A top producer RE/MAX Portugal e embaixadora da RE/MAX Brasil na Europa, Eliane Ribeiro, estará em Vitória, na próxima terça-feira (20), às, 17h, para uma palestra gratuita, no auditório da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes). O evento é aberto a todo o mercado imobiliário e as inscrições podem ser feitas antecipadamente, on-line.
Eliane Ribeiro tem em seu currículo mais de 350 milhões de euros em volume de negócios imobiliários desde 2012 e atua como agente na The RE/MAX Collection em Portugal. Ela também integra a Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP) e o clube de mulheres empresárias de língua portuguesa. A profissional recebeu ainda o “The Best Luxury Real State Broker in Portugal” em 2020 e 2021, sendo a primeira corretora no país a receber esse prêmio.
MAIS EM METRO QUADRADO
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.