Novidades, o que é tendência e bastidores do mercado imobiliário capixaba e do mundo da arquitetura, design e decoração, em conteúdos produzidos pela editora do Hub Imobi Karine Nobre.

Vitória e Vila Velha entre as melhores cidades para investir em imóveis no Brasil

Estudo realizado em todo o país aponta valorização e crescimento acima da média do mercado imobiliários nos dois municípios do Espírito Santo

Vitória
Publicado em 15/01/2025 às 16h00
Atualizado em 15/01/2025 às 16h00
Imagem aérea da Praia de Itaparica em Vila Velha
Vila Velha é a segunda melhor cidade do país para se investir em imóvel na planta e aluguel de curta temporada. Crédito: Luciney Araújo

Vila Velha e Vitória estão entre as melhores cidades para investir em imóveis no Brasil, segundo pesquisa realizada pela MySide, startup imobiliária que deve começar a operar no Estado ainda este ano, de acordo com entrevista exclusiva com o CEO da empresa, Ronal Balena.

De acordo com o levantamento, Vila Velha é a segunda melhor cidade do país quando o assunto é investir em imóveis na planta, com uma rentabilidade média de 20,3% no ano no período de 2019 e 2024 (na frente está Itapema, em SC, com 22,1%). Já a Capital capixaba fecha o top 10, com 17,4% de rentabilidade média.

O município canela-verde ainda é destaque no ranking de cidades com melhor estimativa de retorno em imóveis de aluguel de curta duração (short stay), que também aparece em segundo lugar, com rentabilidade de 16,3% ao ano, atrás apenas de Itapema, com 17%.

Segundo Balena, o estudo foi realizado considerando um ciclo completo de cinco anos, analisando o comportamento do mercado imobiliário nas duas cidades capixabas; a valorização imobiliária nesse período e uma comparação com investimentos tradicionais, como renda fixa, poupança e dólar.

“Vitória e Vila Velha oferecem um combo de qualidade de vida muito importante, somado a uma escassez de terrenos em áreas estratégicas. São mercados maduros e que vão começar a valorização de seu metro quadrado em um nível mais alto”, acrescenta.

Ele complementa ainda que esse foi um dos motivos da empresa, que tem negócios em Estados como Santa Catarina, Paraná, Goiás e São Paulo, decidir investir nas duas cidades capixabas. “Fizemos um levantamento com 106 empreendimentos ativos, que correspondem à praticamente metade do que foi analisado em Belo Horizonte (MG),e o mercado de Vila Velha e Vitória se mostrou bastante aquecido”, conta.

Missão empresarial do Sinduscon na China

obra, construção civil, engenharia, china
Missão do Sinduscon-ES na China será experiência de imersão tecnológica e de negócios no mercado de engenharia do país. Crédito: Shutterstock

O Sindicato da indústria da Construção Civil no Espírito Santo (Sinduscon-ES) está organizando a Missão Internacional Shanghai 2025, que será uma experiência de imersão tecnológica e de negócios no mercado de engenharia daquele país. A missão acontecerá de 18 a 31 de março de 2025, tendo como evento central a CBD-IBCTF, a maior feira de construção civil do mundo, que receberá mais de 600 expositores.

Além disso, a missão fará visitas técnicas a obras industriais e imobiliárias chinesas. Leonardo Abreu, diretor de Obras Industriais e Corporativas do Sinduscon-ES, disse que também faz parte da programação visitas às obras de infraestrutura e ampliação do Porto de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos.

“Uma obra de engenharia fantástica e um hub logístico de dimensões continentais. O evento não é apenas uma viagem, mas uma janela estratégica para novos negócios, transferência tecnológica e expansão internacional”, reforça.

Capixaba estreia no Decorado Casa Vogue em SP

As mesas de centro “Bem Me Quer” foram projetados pela designer de mobiliário capixaba Natalia Scarpati
As mesas de centro “Bem Me Quer” foram projetados pela designer de mobiliário capixaba Natalia Scarpati. Crédito: Divulgação

A designer capixaba de mobiliário Natalia Scarpati estreia no Decorado Casa Vogue, em São Paulo, com sua nova linha criativa: as mesas de centro “Bem Me Quer”, nos tons Napoleon Bourdeaux (vermelha com veios brancos e marrons) e Dolomítico Lunar (cinza com veios escurecidos).

Produzido pela Casa Vogue, o showroom fica disponível até março, e se encontra no mesmo espaço onde será construído o Residencial Faena São Paulo, que trará experiências de luxo, gastronomia, arte e cultura.

“Ter uma das minhas peças no Decorado Casa Vogue é muito especial, pois o público podem ter uma ideia do que a ‘Bem Me Quer’ pode ser. Meu intuito é fazer a mesa com medidas e cores personalizadas, para atender ao desejo de cada cliente”, diz.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.