36 mil buscas online. Esse foi o resultado de uma ação de merchandising da BYD, fabricante chinesa de veículos elétricos, no programa "Domingão com o Huck", na TV Globo. O resultado foi divulgado em uma pesquisa da empresa especializada em inteligência de mídia Tunad. A ação gerou o maior pico de pesquisas relacionadas à marca no Google desde a sua entrada no país. A exibição aconteceu no dia 27 de agosto, às 19h26.
A média de buscas por BYD era de 8,5 buscas por minuto antes do início da campanha. Dezesseis minutos após a exibição esse número saltou para mais de 7 mil buscas. Meia hora depois da inserção, foram contabilizados mais de 36 mil novas buscas, 6,3% do volume total de buscas dos dois meses analisados. Isso tudo em somente meia hora.
A equipe de marketing da concessionária BYD no Espírito Santo, a Vitória Motors, explicou que sempre busca os melhores canais de comunicação para atingir os clientes de forma assertiva. "Para fazer essa escolha consideramos o impacto, o perfil de público, a mensagem, o comunicador e o perfil do emissor. Com essa ação na TV Globo conseguimos reunir todos esses quesitos. Escolhemos uma emissora de alto alcance/impacto, com credibilidade, um comunicador que se conecta com o público e ações que aproximam o público da marca. Tudo isso associado a inserções de comerciais nos intervalos de programas nobres da TV. Unindo todas essas forças potencializamos nossas ações e garantimos que o investimento seja um sucesso", declarou a coordenadora de Inteligência de Mercado e Customer Experience, Nathalia Salles Serrão.
O sistema da Tunad captura sinal dos canais da TV aberta, Pay TV, rádios e streamings, e identifica o momento de início dos comerciais. Em seguida, faz a classificação automática e uma auditoria que valida os resultados. A plataforma utiliza esses dados para fazer um cruzamento e identificar se esses anúncios tiveram impacto em algum KPI específico. Um dos KPIs é a busca no Google.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.