A jornalista Mariana Perini e o time de conteúdo do Estúdio Gazeta trazem as novidades do mercado publicitário e da comunicação, com cases e tendências que se destacam dentro e fora do Estado.

Capixabas que estiveram no SXSW fazem download de ideias no Fonte hub

Todas as novidades e tendências do maior evento de inovação do mundo, realizado em Austin, no Texas, foram passadas para profissionais de marketing que lotaram o hub de inovação da Rede Gazeta. O conteúdo também gerou um videocast

Vitória
Publicado em 06/04/2023 às 19h12
Download do SXSW 2023 no Fonte, hub de inovação da Rede Gazeta
O Fonte, hub de inovação da Rede Gazeta, ficou lotado de profissionais de marketing que estavam em busca de informações sobre o maior evento de inovação e criatividade do mundo. Crédito: Pablo Vieira

10 dias de evento. 1.425 palestras, 25 trilhas, 3 festivais (de música, filme e comédia) e 3 exposições (realidade estendida, indústria criativa e flat stock). 70 mil pessoas de 150 países, sendo 2 mil brasileiros, a maior delegação do evento. 137 ativações de marca, mais de 2 mil apresentações artísticas e mais de 200 lançamentos de filmes, séries e livros.

A grandiosidade do South by Southwest 2023 (SXSW) impressiona. Não à toa se trata do maior evento de criatividade e inovação do mundo. Como bem resumiu Marcelo Braga, CEO da Liga de Marketing, trata-se do “maior encontro de pensadores, criadores e criativos", que destaca as principais tendências e discute os novos rumos do planeta.

Para não deixar essa fonte de conhecimento tão rica se perder, foi realizado ontem (05/04/2023), às 19 horas, o evento Download SXSW no Fonte, hub de inovação da Rede Gazeta, em parceria com a comunidade Marketing Vix, Salesforce e a participação de alguns dos capixabas que estiveram no evento, em Austin, no Texas. Entre eles o diretor de Mercado da Rede Gazeta, Márcio Chagas, que mediou o bate-papo.

Download do SXSW 2023 no Fonte, hub de inovação da Rede Gazeta
Rafael Phoca esteve no evento pela primeira vez e ficou impressionado com tudo, mas principalmente com as ativações de marca, que é o foco do seu trabalho. Crédito: Caroline Mauri

Ativação de marca

Rafael Phoca, diretor de negócios da Ativação Live Marketing, foi o primeiro a contar a sua experiência, até por ter sido sua primeira vez no evento. Empolgado, ele contou que fez um mega planejamento antes da viagem. Pesquisou tudo, se organizou, anotou o que iria fazer em cada dia e quando chegou lá ficou tão impressionado com o que viu e com a quantidade de conteúdo, que acabou totalmente perdido.

“Decidi, então, assumir que estava perdido e que não ia dar conta de ver tudo. Isso foi liberdador porque eu pude experimentar o evento do meu jeito. Foi a melhor coisa que fiz”, contou Phoca, que foi ao evento com o objetivo de conhecer ativações de marca, já que trabalha com isso.

A ativação mais incrível na opinião dele foi, sem dúvida, a da Audible da Amazon, que gravava um disco de vinil na hora. “Fiquei embasbacado!”, declarou, com o vinil nas mãos. A Amazon Prime também investiu. Criou uma casa texana com a ativação da Swarm, nova série de terror da marca. Ainda teve todo o universo da Paramount em três andares e os cheiros, texturas e sensações da Lush!, marca inglesa de cosméticos, que oferecia experiências e venda - direta - de produtos.

“A palavra que ficou pra mim é inspiração. O SXSW é um evento inspirador. Você volta com a cabeça cheia de ideias, mas ao mesmo tempo com uma sensação de conforto. Que a humanidade tem jeito e que a gente vai dar conta de tudo”.

Download do SXSW 2023 no Fonte, hub de inovação da Rede Gazeta
Marcelo Fraga voltou para Austin seis anos depois e encontrou um evento completamente diferente . Crédito: Caroline Mauri

Metaverso ficou menor

Marcelo, da Liga de Marketing, chegou no Texas com outra visão. Esteve no South by Southwest em 2017 e queria ver como seria o evento seis anos depois. E a realidade não poderia ser outra: um evento completamente diferente. “A gente não consegue prever o que vamos encontrar de um ano para o outro”. Imagina em seis! Muda tudo”, disse ele.

Realmente. Para se ter uma ideia, o principal assunto do SXSW do ano passado foi Metaverso, assunto que, este ano, não teve tanto destaque. A bola da vez tem nome, inteligência; sobrenome, artificial; e até apelido: IA. Ou até mesmo algo que está sendo usado como sinônimo, devido a todo frisson que tem causado nos quatro cantos do mundo: o chat GPT.

“Só se fala em IA e chat GPT. Precisávamos de um local pra discutir esse assunto e muitos outros. E o SXSW cumpre esse papel, atraindo muitas mentes pensantes e falando sobre os temas mais relevantes do momento. Até para nos tranquilizar”, resumiu Leonardo Carrareto, CEO da WIS.

Alguns cenários são mesmo assustadores. Segundo Léo, a inteligência artificial gera por dia 30 milhões de imagens, mas elas são vistas uma única vez.

“Foi dito que produtividade é coisa de robô enquanto ineficiência é coisa de humano. A IA se alimenta de dados”, disse o CEO da Wis.

“É isso! Hoje, a gente busca essa inteligência. Amanhã é ela que vai nos buscar. O Google já está com pesquisas avançadas pra captação do cheiro das pessoas”, completou o diretor de Mercado da Rede Gazeta, Márcio Chagas.

Download do SXSW 2023 no Fonte, hub de inovação da Rede Gazeta
Veterano no evento, Leonardo Carrareto foi pela quinta vez e destacou a importância do SXSW como espaço de troca sobre os assuntos do momento . Crédito: Caroline Mauri

Chamado para sonhadores

Veterano no evento, Léo participou pela quinta vez e chamou atenção para a importância de tranquilizar os participantes porque houve também um contexto muito humano no evento, com palestrantes chamando a atenção para a diversidade e coletividade.

“Foi um chamado para os sonhadores, o que eles chamaram de março mágico. Eles se preocupam em levar pessoas que pensam fora da caixa. E falam sobre humanidade e convergência da indústria criativa”, completou, Léo.

Download do SXSW 2023 no Fonte, hub de inovação da Rede Gazeta
O diretor de Mercado, Márcio Chagas, chamou atenção para a abertura do evento, com  Simran Jeet Singh, e o foco no ser humano e no coletivo. Crédito: Caroline Mauri

Foco nas pessoas e nas comunidades

Talvez por isso o Metaverso tenha passado despercebido. Mesmo com a inteligência artificial em alta, o foco nas pessoas e nas comunidades foi muito forte em quase todas as palestras e trilhas. Para Márcio Chagas, o fato de o evento ter sido aberto pelo diretor Executivo do programa de Religião e Sociedade do Aspen Institute, Simran Jeet Singh, deixou isso muito claro.

“A abertura deu o tom do que seria o evento deste ano. A IA cria mecanismos para nos isolar, mas chamaram a atenção para as relações, que precisam ser reais”, acrescentou o diretor de Mercado, que também ressaltou as discussões em torno da diversidade, igualdade de gênero e o ativismo ambiental como pontos relevantes.

Márcio também acrescentou que, para enfrentar os desafios do nosso tempo, Simran disse que é preciso ver o copo meio cheio. Ele apresentou o “Chardi Kala”, conceito da religião indiana Sikhi, que sugere uma abordagem otimista sobre os problemas. “Ele falou que não se trata de uma positividade tóxica. É sobre reconhecer os desafios pelo que eles são, e encará-los com os nossos valores”, concluiu Márcio.

Sem dúvida uma bela lição para o momento em que nos depararmos com algo tão assustador quanto encantador, como o momento que estamos vivendo.

Quer se aprofundar no maior evento de criatividade do mundo? Então assista abaixo o videocast do download capixaba e clique aqui para acessar o download preparado pela Globo, que mandou uma equipe para fazer a cobertura do evento e realizou uma curadoria com os melhores momentos.

Patricia Rego, Diretora das Afiliadas na Globo, e uma das coautoras do livo "Uma sobe e puxa a outra". Crédito: divulgação
Patricia Rego, Diretora das Afiliadas na Globo, e uma das coautoras do livo "Uma sobe e puxa a outra". Crédito: divulgação
A jornalista Christiane Pelajo, coordenadora do livro Uma sobe e puxa a outra, no evento SXSW
A jornalista Christiane Pelajo, coordenadora da obra,  durante o pré-lançamento do livro em Austin, no Texas. Crédito: Márcio Chagas

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.