10 dias de evento. 1.425 palestras, 25 trilhas, 3 festivais (de música, filme e comédia) e 3 exposições (realidade estendida, indústria criativa e flat stock). 70 mil pessoas de 150 países, sendo 2 mil brasileiros, a maior delegação do evento. 137 ativações de marca, mais de 2 mil apresentações artísticas e mais de 200 lançamentos de filmes, séries e livros.
A grandiosidade do South by Southwest 2023 (SXSW) impressiona. Não à toa se trata do maior evento de criatividade e inovação do mundo. Como bem resumiu Marcelo Braga, CEO da Liga de Marketing, trata-se do “maior encontro de pensadores, criadores e criativos", que destaca as principais tendências e discute os novos rumos do planeta.
Para não deixar essa fonte de conhecimento tão rica se perder, foi realizado ontem (05/04/2023), às 19 horas, o evento Download SXSW no Fonte, hub de inovação da Rede Gazeta, em parceria com a comunidade Marketing Vix, Salesforce e a participação de alguns dos capixabas que estiveram no evento, em Austin, no Texas. Entre eles o diretor de Mercado da Rede Gazeta, Márcio Chagas, que mediou o bate-papo.
Ativação de marca
Rafael Phoca, diretor de negócios da Ativação Live Marketing, foi o primeiro a contar a sua experiência, até por ter sido sua primeira vez no evento. Empolgado, ele contou que fez um mega planejamento antes da viagem. Pesquisou tudo, se organizou, anotou o que iria fazer em cada dia e quando chegou lá ficou tão impressionado com o que viu e com a quantidade de conteúdo, que acabou totalmente perdido.
“Decidi, então, assumir que estava perdido e que não ia dar conta de ver tudo. Isso foi liberdador porque eu pude experimentar o evento do meu jeito. Foi a melhor coisa que fiz”, contou Phoca, que foi ao evento com o objetivo de conhecer ativações de marca, já que trabalha com isso.
A ativação mais incrível na opinião dele foi, sem dúvida, a da Audible da Amazon, que gravava um disco de vinil na hora. “Fiquei embasbacado!”, declarou, com o vinil nas mãos. A Amazon Prime também investiu. Criou uma casa texana com a ativação da Swarm, nova série de terror da marca. Ainda teve todo o universo da Paramount em três andares e os cheiros, texturas e sensações da Lush!, marca inglesa de cosméticos, que oferecia experiências e venda - direta - de produtos.
“A palavra que ficou pra mim é inspiração. O SXSW é um evento inspirador. Você volta com a cabeça cheia de ideias, mas ao mesmo tempo com uma sensação de conforto. Que a humanidade tem jeito e que a gente vai dar conta de tudo”.
Metaverso ficou menor
Marcelo, da Liga de Marketing, chegou no Texas com outra visão. Esteve no South by Southwest em 2017 e queria ver como seria o evento seis anos depois. E a realidade não poderia ser outra: um evento completamente diferente. “A gente não consegue prever o que vamos encontrar de um ano para o outro”. Imagina em seis! Muda tudo”, disse ele.
Realmente. Para se ter uma ideia, o principal assunto do SXSW do ano passado foi Metaverso, assunto que, este ano, não teve tanto destaque. A bola da vez tem nome, inteligência; sobrenome, artificial; e até apelido: IA. Ou até mesmo algo que está sendo usado como sinônimo, devido a todo frisson que tem causado nos quatro cantos do mundo: o chat GPT.
“Só se fala em IA e chat GPT. Precisávamos de um local pra discutir esse assunto e muitos outros. E o SXSW cumpre esse papel, atraindo muitas mentes pensantes e falando sobre os temas mais relevantes do momento. Até para nos tranquilizar”, resumiu Leonardo Carrareto, CEO da WIS.
Alguns cenários são mesmo assustadores. Segundo Léo, a inteligência artificial gera por dia 30 milhões de imagens, mas elas são vistas uma única vez.
“Foi dito que produtividade é coisa de robô enquanto ineficiência é coisa de humano. A IA se alimenta de dados”, disse o CEO da Wis.
“É isso! Hoje, a gente busca essa inteligência. Amanhã é ela que vai nos buscar. O Google já está com pesquisas avançadas pra captação do cheiro das pessoas”, completou o diretor de Mercado da Rede Gazeta, Márcio Chagas.
Chamado para sonhadores
Veterano no evento, Léo participou pela quinta vez e chamou atenção para a importância de tranquilizar os participantes porque houve também um contexto muito humano no evento, com palestrantes chamando a atenção para a diversidade e coletividade.
“Foi um chamado para os sonhadores, o que eles chamaram de março mágico. Eles se preocupam em levar pessoas que pensam fora da caixa. E falam sobre humanidade e convergência da indústria criativa”, completou, Léo.
Foco nas pessoas e nas comunidades
Talvez por isso o Metaverso tenha passado despercebido. Mesmo com a inteligência artificial em alta, o foco nas pessoas e nas comunidades foi muito forte em quase todas as palestras e trilhas. Para Márcio Chagas, o fato de o evento ter sido aberto pelo diretor Executivo do programa de Religião e Sociedade do Aspen Institute, Simran Jeet Singh, deixou isso muito claro.
“A abertura deu o tom do que seria o evento deste ano. A IA cria mecanismos para nos isolar, mas chamaram a atenção para as relações, que precisam ser reais”, acrescentou o diretor de Mercado, que também ressaltou as discussões em torno da diversidade, igualdade de gênero e o ativismo ambiental como pontos relevantes.
Márcio também acrescentou que, para enfrentar os desafios do nosso tempo, Simran disse que é preciso ver o copo meio cheio. Ele apresentou o “Chardi Kala”, conceito da religião indiana Sikhi, que sugere uma abordagem otimista sobre os problemas. “Ele falou que não se trata de uma positividade tóxica. É sobre reconhecer os desafios pelo que eles são, e encará-los com os nossos valores”, concluiu Márcio.
Sem dúvida uma bela lição para o momento em que nos depararmos com algo tão assustador quanto encantador, como o momento que estamos vivendo.
Quer se aprofundar no maior evento de criatividade do mundo? Então assista abaixo o videocast do download capixaba e clique aqui para acessar o download preparado pela Globo, que mandou uma equipe para fazer a cobertura do evento e realizou uma curadoria com os melhores momentos.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.