A jornalista Mariana Perini e o time de conteúdo do Estúdio Gazeta trazem as novidades do mercado publicitário e da comunicação, com cases e tendências que se destacam dentro e fora do Estado.

Diretor da Globo fala sobre tendências do varejo e o papel da TV aberta

O primeiro Encontro Mercado de 2025 será realizado nesta quinta-feira (24) e contará com a participação do diretor de Negócios Varejo da Globo, Renan Blanco

Vitória
Publicado em 23/04/2025 às 17h57
Encontro Mercado, Rede Gazeta
Encontro Mercado 2024, na Rede Gazeta. Crédito: divulgação




A TV aberta é uma das plataformas mais eficazes para construir consciência de marca e gerar resultados consistentes no varejo. A afirmação é de Renan Blanco, diretor de Negócios Varejo da Globo, que será o convidado especial do Encontro Mercado, evento promovido pela área de Negócios da Rede Gazeta, nesta quinta-feira (24/04). Blanco vai falar sobre os desafios do segmento, as tendências de mercado e o papel da TV aberta nesse cenário.

Em entrevista, Blanco antecipou alguns temas que serão abordados no encontro. De acordo com ele, em um mercado cada vez mais competitivo, investir em mídia na TV aberta proporciona um alcance diversificado e uma grande visibilidade em curto espaço de tempo.

Renan Blanco

diretor de Negócios Varejo da Globo

“A credibilidade e a confiança que a TV transmite podem aumentar a percepção de valor das marcas e gerar resultados não apenas de curto, mas de longo prazo”
 Renan Blanco é diretor de Negócios Varejo da Globo. Crédito: divulgação
Renan Blanco é diretor de Negócios Varejo da Globo. Crédito: divulgação

Além do papel da TV, Blanco abordou a evolução do comportamento do consumidor, que está cada vez mais informado e exigente. Isso significa que a busca por experiências de compra personalizadas tem se intensificado, assim como a preferência por produtos sustentáveis.

O especialista também observa que, embora o e-commerce mantenha seu papel de destaque, a experiência física nas lojas continua sendo valorizada. “Muitas pessoas valorizam a experiência física nas lojas, buscando um equilíbrio entre online e offline”.

Esse comportamento exige uma adaptação dos varejistas, especialmente os pequenos e médios, que, segundo Blanco, cometem um erro recorrente ao focar apenas em performance, sem investir adequadamente em branding. “Muitos pequenos e médios varejistas ainda subestimam a importância da construção de marca e das relações de longo prazo e focam exclusivamente em performance”, explicou.

Gerente de Marketing da Rede Gazeta, Carla Sobreira
 Carla Sobreira é gerente de Marketing da Rede Gazeta . Crédito: divulgação

Para Carla Sobreira, gerente de Marketing da Rede Gazeta, o Encontro Mercado é uma forma de conectar o mercado publicitário com conteúdo relevante que possa ser aplicado no dia a dia.

“É uma alegria para nós poder proporcionar um encontro com Renan Blanco, que é um especialista quando o assunto é varejo. Compreendemos que este evento é uma forma de trazer informações atuais, promover networking e inspirar estratégias inovadoras”, finalizou.

As inscrições para participar do Encontro Mercado 2025 já foram encerradas, mas a coluna Pelo Mercado vai preparar uma cobertura completa para vocês.

campanha Corona Reserva Solar
Campanha da Corona faz posicionamento da marca com propósito. Crédito: divulgação

Campanha de Dia das Mães de O Boticário
Campanha de Dia das Mães de O Boticário. Crédito: divulgação

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.