Foi dada a largada para todos conhecerem as empresas que estão na cabeça, no coração e na ponta da língua dos capixabas! As marcas mais lembradas pelos consumidores em 2023 foram anunciadas durante o lançamento do 31º Recall de Marcas, em um evento com a presença de agências e anunciantes, que lotaram o auditório da Rede Gazeta, na última terça-feira (25).
A pesquisa foi apresentada pelo diretor-executivo da Futura Inteligência, Heitor Fernandes, com a percepção do consumidor em 84 categorias, e teve mais de 6.500 marcas citadas. Já a premiação está marcada para acontecer no dia 29 de junho, em uma festa em grande estilo para celebrar as mais lembradas, com direito a show da banda Barão Vermelho.
“Para as marcas é um reconhecimento muito grande estar na memória do consumidor. Os pesquisadores não dão tempo para a pessoa pensar, é realmente a primeira coisa que vem à cabeça. É nessa primeira lembrança que está o sinal de importância, a relevância que se constrói ao longo do tempo”, destaca Heitor Fernandes.
Esse resultado será amplamente apresentado aos capixabas em parceria com as marcas, por meio de uma estratégia de comunicação 360º, com entregas multiplataformas, envolvendo TV, site, rádios e redes sociais, com muita produção de conteúdo em diferentes formatos.
O diretor de Mercado da Rede Gazeta, Marcio Chagas, destaca que o Recall é uma ferramenta muito aguardada pelas empresas e evolui a cada ano. “É um termômetro, visto que as empresas investem nas suas estratégias de comunicação durante o ano inteiro e, quando chega o Recall, elas querem saber se cresceram ou se têm um bom índice de lembrança. É uma prestação de serviço que desenvolvemos para o mercado. Estamos sempre observando os segmentos que estão despontando e inserimos novos, como delivery, mercado pet e a categoria ‘presença na comunidade’, que mostra como a empresa interage com seus diferentes públicos”, ressalta.
O presidente do Sindicato das Agências de Propaganda do Espírito Santo (Sinapro), Alexandre Pedroni, reforça essa importância. “Quem atua com construção, planejamento e estratégia de marca deve entender não só o que está sendo reconhecido pelos clientes, como também o que está sendo aplicado em outros mercados. Isso faz com que a gente tenha uma visão ampliada para aplicar as melhores estratégias de comunicação”, afirma.
“Estratégia do cafezinho”
O evento de lançamento foi marcado também pela palestra do professor e coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Cláudio Rabelo, autor do livro “A Estratégia do Cafezinho: Como Transformar Produtos em Marcas Imbatíveis”.
A publicação, que está na lista dos mais vendidos da categoria "Negócio" do PublishNews, espécie de Oscar do mercado livreiro do Brasil, faz uma analogia dos atributos da bebida mais consumida do mundo com ferramentas do marketing, capazes de despertar paixões e proporcionar experiências inesquecíveis para os consumidores.
“O café desperta atenção, movimenta mercados globais, desperta paixão, é multissensorial, é versátil na experiência e convida ao encontro”, pontuou o professor ao longo da palestra, apontando como cada estratégia de comunicação pode ser aplicada da melhor forma para ativar esses atributos nas marcas.
Veja quem prestigiou o lançamento do Recall de Marcas 2023
Rádio Gazeta na Romaria dos Homens
Celebrando 40 anos, a Rádio Gazeta (97.1 FM) também não poderia ficar de fora da Festa da Penha. Começou com a promoção Romeiros de Fé, que sorteou várias camisas personalizadas com a imagem de Nossa Senhora durante a programação, com patrocínio de Coroa, Itapemirim e Minipreço.
A segunda parte dessa ação foi a entrega de água na Romaria dos Homens, em uma tenda montada na avenida Carlos Lindenberg. As promotoras abordaram os romeiros que ali passaram para entregar também fitas da Rádio Gazeta, marcando a primeira ação institucional com a nova marca do veículo.
Mauro Moreno, gerente regional do Minipreço, conta que foi emocionante e gratificante estar ao lado do povo capixaba nesta celebração tão importante: “Foi uma experiência especial! Eu e todo o time pudemos, mais uma vez, contribuir para o propósito do Grupo Minipreço, que é estar presente em todos os momentos da vida do capixaba e fortalecer cada vez mais esse vínculo”, pontua.
Confira quem participou da Festa da Penha 2023
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.