O mercado de influência está abalado. Criadores de conteúdo de dentro e fora do país estão sofrendo as consequências de má conduta nas redes sociais. Na Europa, uma das maiores influenciadoras da Itália, Chiara Ferragni, recebeu uma multa milionária por conta de uma ação com uma marca de pães e panetones. Já no Brasil, a promoção de jogos de azar por parte de creators famosos também tem chamado atenção das autoridades.
Chiara fez uma campanha beneficente para uma marca de panetone, dando a entender que adquirindo um produto da marca Balocco, com o nome da influenciadora, seus seguidores estariam contribuindo com doações para um hospital. O problema é que o valor arrecadado pela creator, que tem mais de 30 milhões de seguidores, teria ultrapassado 1 milhão de euros, mas apenas 50 mil euros foi repassado para o hospital infantil Regina Margherita, em Turim. Por conta disso, a influenciadora foi multada em 1 milhão de euros (R$ 5,5 milhões)
No Brasil, uma série de denúncias também foram divulgadas no final de dezembro envolvendo grandes nomes da Creator Economy, que estavam promovendo jogos de azar. Alguns teriam garantido lucros significativos com as partidas, mas se eximiram de responsabilidade quando pessoas disseram que se tratava de um golpe.
Resultado: a má conduta no mercado de Marketing de Influência tem gerado a necessidade de uma regulamentação, e esse assunto - ainda bem - vem sendo mais discutido cada vez mais. No Brasil e no mundo.
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