![Lançamento do 32º Recall de Marcas A Gazeta](https://midias.agazeta.com.br/2024/04/19/lancamento-do-32-recall-de-marcas-a-gazeta-2079082-article.jpg)
O mercado publicitário capixaba lotou o auditório da Rede Gazeta nesta quinta-feira (18) para conhecer as marcas mais lembradas no último ano. Com o tema “Contra dados não há argumentos”, o 32º Recall de Marcas A Gazeta contou com a participação do gerente de planejamento da TV Globo, Rafael Aguiar, que ministrou a palestra “Sintonia com a sociedade: valor inquestionável para as marcas”.
![Lançamento do 32º Recall de Marcas A Gazeta](https://midias.agazeta.com.br/2024/04/19/lancamento-do-32-recall-de-marcas-a-gazeta-2079090-article.jpg)
“Para as marcas investirem em um parceiro anunciante, elas precisam ter a segurança de que estão em um espaço seguro, sem medo dos conteúdos que vão aparecer ali. Elas precisam ter a certeza de que, nesse local, todos fazem parte de uma rede que tem um propósito democrático e respeitoso”, explicou Rafael.
O resultado da pesquisa foi apresentado por Karine Karam, sócia-diretora da Markka Consultoria, empresa responsável pelo estudo do Recall neste ano. Ela ressaltou que o estudo é extremamente importante, porque nada é mais relevante do que ser lembrado pelo público.
“A Markka ouviu, em nome da Rede Gazeta, 1,6 mil pessoas na Grande Vitória com o objetivo de pesquisar 80 segmentos e saber qual a marca mais lembrada em cada um deles”, declarou ela.
![Lançamento do 32º Recall de Marcas A Gazeta](https://midias.agazeta.com.br/2024/04/19/lancamento-do-32-recall-de-marcas-a-gazeta-2079087-article.jpg)
Representantes de agências publicitárias e das empresas vencedoras acompanharam atentos e vibraram com os resultados. Eles destacaram também a importância do selo Recall de Marcas A Gazeta e dos dados para a construção das campanhas publicitárias.
O diretor de Mídia da A4, Eduardo Mendonça, ressaltou a relevância do tema do Recall no trabalho das agências e na construção da campanha das marcas.
![Eduardo Mendonça é diretor de mídia da A4](https://midias.agazeta.com.br/2024/04/19/eduardo-mendonca-e-diretor-de-midia-da-a4-2079016-article.jpeg)
“Hoje, qualquer informação e dados que a gente venha ter são fundamentais para criar as estratégias das marcas, desde como impactar o consumidor até como abordá-lo. Temos uma segmentação cada vez mais precisa, de forma que precisamos de uma assertividade muito maior”, frisou Eduardo Mendonça.
Ele acrescentou que conquistar o selo Recall de Marcas A Gazeta é muito importante, porque indica que a empresa está na mente do consumidor e engajada com ele.
Eduardo Mendonça
diretor de Mídia da A4
"Indica que a marca está sendo lembrada por ele e que, além de ter bons produtos e serviços, está construindo uma comunicação eficaz"
Fernando Lisboa, diretor-executivo da Prósper, concorda que sem dados é impossível construir uma campanha. “Hoje, você não consegue começar uma estratégia de comunicação sem buscar informação, sem buscar referência. E essa área de inteligência de dados ganhou muita força no marketing, nos últimos anos".
Para ele, a pesquisa de Recall de lembrança de marca já é um guia, já é um norte para você traçar uma estratégia.
Fernando Lisboa
diretor-executivo da Prósper
"É importante se você precisa ampliar sua lembrança, ampliar o mercado ou, se você já está bem posicionado, manter essa posição. Portanto, não existe estratégia de marketing hoje sem o uso de dados"
"Se você precisa ampliar sua lembrança, ampliar o mercado, ou se você está bem posicionado, como vamos fazer para manter isso. Portanto, não existe estratégia de marketing hoje sem o uso de dados”.
![Fernando Lisboa é diretor-executivo da Prósper](https://midias.agazeta.com.br/2024/04/19/fernando-lisboa-e-diretor-executivo-da-prosper-2079013-article.jpeg)
Haiane Rocha, gerente de Mídia, Planejamento e Dados da MP Publicidade, também defende que não dá para fazer comunicação sem olhar dados. “E tudo começa do cenário, nessas informações do mercado, de hábitos do público. Então, é superimportante termos pesquisas para sermos mais assertivos, transformar esses dados em insights para nossas campanhas e para a construção de marca”, explicou.
Ela também destacou a relevância do Recall:
Haiane Rocha
gerente de Mídia, Planejamento e Dados da MP Publicidade
"É uma pesquisa consolidada, com credibilidade no mercado capixaba há muitos anos, praticamente a pioneira nesse segmento. Então, utilizar o selo Recall é mostrar para todo mundo que a marca é a preferida"
![Haiane Rocha é gerente de Mídia, Planejamento e Dados da MP Publicidade](https://midias.agazeta.com.br/2024/04/19/haiane-rocha-e-gerente-de-midia-planejamento-e-dados-da-mp-publicidade-2079020-article.jpeg)
O diretor da Prisma, Fernando Manhães, também destacou a importância dessa conquista para as empresas.
Fernando Manhães
diretor da Agência Prisma
"O Recall é uma marca consolidada, do ponto de vista de fazer a lembrança das marcas dos clientes. Quando o cliente se apropria da marca Recall, ele está falando para o cliente dele: eu sou lembrado, eu sou importante para você"
Fernando pontuou também que os dados vêm para somar à atividade publicitária. “Sem informação, você tem dificuldade de se diferenciar. O grande desafio que nós temos pela frente é conseguir interpretar dados e transformar dados que, muitas vezes, são números, em informação. Porque os números, por si só, não traduzem nada”, ressaltou Fernando.
![Fernando Manhães é diretor da Prisma](https://midias.agazeta.com.br/2024/04/19/fernando-manhaes-e-diretor-da-prisma-2079019-article.jpeg)
Adilson Lourenço
diretor da Artcom
"O diretor da Artcom, Adilson Lourenço, exaltou a importância do selo para a marca do cliente: “É fundamental! O Recall dá o balizamento para o cliente no mercado e o selo fortalece a própria marca do cliente. Sem ele, nada feito!"
Adilson completou, ainda, sobre como o uso de dados contribui na construção da campanha do cliente. “No mundo que estamos vivendo, com tanta tecnologia, o cliente não consegue alavancar o negócio dele sem dados. É por meio deles, que se constrói uma melhora nos resultados”.
![Adilson Lourenço é diretor da Artcom. Crédito: Lara Rosado](https://midias.agazeta.com.br/2024/04/19/article-0pzndyl7bc8.png)
Bruno Weigert, diretor-geral da Fire, indicou a importância do selo na visão do público. “O Recall é um termômetro do trabalho bem feito e do reconhecimento do público em relação à visibilidade da marca”, disse o diretor-geral. Ele ressaltou ainda que tudo, hoje, está baseado na informação.
Bruno Weigert
diretor-geral da Fire
"O trabalho de criação complementa um trabalho de pesquisa, de planejamento, e a informação vai dar a segurança pra gente conseguir buscar o resultado que se almeja"
![Bruno Weigert é diretor-geral da Fire](https://midias.agazeta.com.br/2024/04/19/bruno-weigert-e-diretor-geral-da-fire-2079015-article.jpeg)
Marla Oliveira, diretora de Negócios da Ampla, acredita que o selo é importante porque traz credibilidade e relevância.
Marla Oliveira
diretora de Negócios da Ampla
"Num mercado tão cheio de marcas tão importantes, ainda mais em um mercado, como o do Espírito Santo, que cresce cada vez mais, o selo coloca a marca no topo. Separa e dá mais destaque e relevância"
Para ela, não existe campanha sem mensuração de dados. “Os estudos e dados são fundamentais na construção de uma campanha, faz com que ela seja mais personalizada e direta para o consumidor”.
![Marla Oliveira é diretora de Negócios da Ampla](https://midias.agazeta.com.br/2024/04/19/marla-oliveira-e-diretora-de-negocios-da-ampla-2079012-article.jpeg)
O Diretor de Criação da Chuva, Caetano Monteiro, é direto ao falar sobre a importância do selo:
Caetano Monteiro
diretor de criação da Chuva
"O selo testifica que a criatividade, realmente, se converteu em resultado, então é o nosso 'certificado' de que deu certo a nossa campanha."
O publicitário ainda frisa a importância dos dados na construção da campanha para os clientes. “Os dados são a guia que a gente tem na construção das campanhas. Por meio deles, que a gente realmente sabe para onde ir e como gerar melhores resultados para os clientes”.
![Caetano Monteiro é diretor de Criação da Chuva](https://midias.agazeta.com.br/2024/04/19/caetano-monteiro-e-diretor-de-criacao-da-chuva-2079018-article.jpeg)
Cláudio Batista, gestor de Mídia da C3, chancela a credibilidade do selo nas campanhas. “Quando você coloca um selo de uma empresa que faz uma pesquisa tradicional e que tem respaldo, aliada a marca do cliente, faz com que a campanha e a marca sejam alavancadas”, concluiu Cláudio.
O gestor de Mídia reforça a importância dos dados nas construções das campanhas para os clientes, cumprindo sua principal função: direcionar. “Ele mostra o caminho que a gente tem que seguir e mostra o melhor a ser feito, para que o cliente e a marca cresçam e para que eles continuem na lembrança do consumidor, sendo enxergadas de maneira positiva”.
![Cláudio Batista é gestor de Mídia da C3. Crédito: Lara Rosado](https://midias.agazeta.com.br/2024/04/19/article-0qjh9n7cel3.png)
O diretor de Mercado da Rede Gazeta, Marcio Chagas, reforçou a importância do estudo e do reconhecimento que o selo Recall de Marcas A Gazeta traz para as empresas lembradas.
Márcio Chagas
diretor de Mercado da Rede Gazeta
"Ganhar o selo de Recall de Marcas A Gazeta representa muito para a marca e tem que ser motivo de orgulho. Quando ela conquista esse reconhecimento e o utiliza, está falando e mostrando para a população o quanto ela é amada, querida e preferida na lembrança do consumidor capixaba"
Premiação
A pesquisa Recall de Marcas A Gazeta analisou 80 segmentos e entrevistou, ao todo, 1,6 mil pessoas da Grande Vitória. A entrega da premiação será no dia 21 de junho, em um evento para convidados, no Le Buffet Master, em Vitória, com um supershow de Wilson Simonal e Sandra de Sá.
![O Diretor de Mercado da Rede Gazeta, Marcio Chagas. Crédito: Arthur Louzada](https://midias.agazeta.com.br/2024/04/19/article-0pmpbmujt3o.png)
Veja quem passou pelo evento:
Pesquisa do 32º Recall de Marcas A Gazeta é apresentada ao mercado
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