O mercado publicitário capixaba lotou o auditório da Rede Gazeta nesta quinta-feira (18) para conhecer as marcas mais lembradas no último ano. Com o tema “Contra dados não há argumentos”, o 32º Recall de Marcas A Gazeta contou com a participação do gerente de planejamento da TV Globo, Rafael Aguiar, que ministrou a palestra “Sintonia com a sociedade: valor inquestionável para as marcas”.
“Para as marcas investirem em um parceiro anunciante, elas precisam ter a segurança de que estão em um espaço seguro, sem medo dos conteúdos que vão aparecer ali. Elas precisam ter a certeza de que, nesse local, todos fazem parte de uma rede que tem um propósito democrático e respeitoso”, explicou Rafael.
O resultado da pesquisa foi apresentado por Karine Karam, sócia-diretora da Markka Consultoria, empresa responsável pelo estudo do Recall neste ano. Ela ressaltou que o estudo é extremamente importante, porque nada é mais relevante do que ser lembrado pelo público.
“A Markka ouviu, em nome da Rede Gazeta, 1,6 mil pessoas na Grande Vitória com o objetivo de pesquisar 80 segmentos e saber qual a marca mais lembrada em cada um deles”, declarou ela.
Representantes de agências publicitárias e das empresas vencedoras acompanharam atentos e vibraram com os resultados. Eles destacaram também a importância do selo Recall de Marcas A Gazeta e dos dados para a construção das campanhas publicitárias.
O diretor de Mídia da A4, Eduardo Mendonça, ressaltou a relevância do tema do Recall no trabalho das agências e na construção da campanha das marcas.
“Hoje, qualquer informação e dados que a gente venha ter são fundamentais para criar as estratégias das marcas, desde como impactar o consumidor até como abordá-lo. Temos uma segmentação cada vez mais precisa, de forma que precisamos de uma assertividade muito maior”, frisou Eduardo Mendonça.
Ele acrescentou que conquistar o selo Recall de Marcas A Gazeta é muito importante, porque indica que a empresa está na mente do consumidor e engajada com ele.
Eduardo Mendonça
diretor de Mídia da A4
"Indica que a marca está sendo lembrada por ele e que, além de ter bons produtos e serviços, está construindo uma comunicação eficaz"
Fernando Lisboa, diretor-executivo da Prósper, concorda que sem dados é impossível construir uma campanha. “Hoje, você não consegue começar uma estratégia de comunicação sem buscar informação, sem buscar referência. E essa área de inteligência de dados ganhou muita força no marketing, nos últimos anos".
Para ele, a pesquisa de Recall de lembrança de marca já é um guia, já é um norte para você traçar uma estratégia.
Fernando Lisboa
diretor-executivo da Prósper
"É importante se você precisa ampliar sua lembrança, ampliar o mercado ou, se você já está bem posicionado, manter essa posição. Portanto, não existe estratégia de marketing hoje sem o uso de dados"
"Se você precisa ampliar sua lembrança, ampliar o mercado, ou se você está bem posicionado, como vamos fazer para manter isso. Portanto, não existe estratégia de marketing hoje sem o uso de dados”.
Haiane Rocha, gerente de Mídia, Planejamento e Dados da MP Publicidade, também defende que não dá para fazer comunicação sem olhar dados. “E tudo começa do cenário, nessas informações do mercado, de hábitos do público. Então, é superimportante termos pesquisas para sermos mais assertivos, transformar esses dados em insights para nossas campanhas e para a construção de marca”, explicou.
Ela também destacou a relevância do Recall:
Haiane Rocha
gerente de Mídia, Planejamento e Dados da MP Publicidade
"É uma pesquisa consolidada, com credibilidade no mercado capixaba há muitos anos, praticamente a pioneira nesse segmento. Então, utilizar o selo Recall é mostrar para todo mundo que a marca é a preferida"
O diretor da Prisma, Fernando Manhães, também destacou a importância dessa conquista para as empresas.
Fernando Manhães
diretor da Agência Prisma
"O Recall é uma marca consolidada, do ponto de vista de fazer a lembrança das marcas dos clientes. Quando o cliente se apropria da marca Recall, ele está falando para o cliente dele: eu sou lembrado, eu sou importante para você"
Fernando pontuou também que os dados vêm para somar à atividade publicitária. “Sem informação, você tem dificuldade de se diferenciar. O grande desafio que nós temos pela frente é conseguir interpretar dados e transformar dados que, muitas vezes, são números, em informação. Porque os números, por si só, não traduzem nada”, ressaltou Fernando.
Adilson Lourenço
diretor da Artcom
"O diretor da Artcom, Adilson Lourenço, exaltou a importância do selo para a marca do cliente: “É fundamental! O Recall dá o balizamento para o cliente no mercado e o selo fortalece a própria marca do cliente. Sem ele, nada feito!"
Adilson completou, ainda, sobre como o uso de dados contribui na construção da campanha do cliente. “No mundo que estamos vivendo, com tanta tecnologia, o cliente não consegue alavancar o negócio dele sem dados. É por meio deles, que se constrói uma melhora nos resultados”.
Bruno Weigert, diretor-geral da Fire, indicou a importância do selo na visão do público. “O Recall é um termômetro do trabalho bem feito e do reconhecimento do público em relação à visibilidade da marca”, disse o diretor-geral. Ele ressaltou ainda que tudo, hoje, está baseado na informação.
Bruno Weigert
diretor-geral da Fire
"O trabalho de criação complementa um trabalho de pesquisa, de planejamento, e a informação vai dar a segurança pra gente conseguir buscar o resultado que se almeja"
Marla Oliveira, diretora de Negócios da Ampla, acredita que o selo é importante porque traz credibilidade e relevância.
Marla Oliveira
diretora de Negócios da Ampla
"Num mercado tão cheio de marcas tão importantes, ainda mais em um mercado, como o do Espírito Santo, que cresce cada vez mais, o selo coloca a marca no topo. Separa e dá mais destaque e relevância"
Para ela, não existe campanha sem mensuração de dados. “Os estudos e dados são fundamentais na construção de uma campanha, faz com que ela seja mais personalizada e direta para o consumidor”.
O Diretor de Criação da Chuva, Caetano Monteiro, é direto ao falar sobre a importância do selo:
Caetano Monteiro
diretor de criação da Chuva
"O selo testifica que a criatividade, realmente, se converteu em resultado, então é o nosso 'certificado' de que deu certo a nossa campanha."
O publicitário ainda frisa a importância dos dados na construção da campanha para os clientes. “Os dados são a guia que a gente tem na construção das campanhas. Por meio deles, que a gente realmente sabe para onde ir e como gerar melhores resultados para os clientes”.
Cláudio Batista, gestor de Mídia da C3, chancela a credibilidade do selo nas campanhas. “Quando você coloca um selo de uma empresa que faz uma pesquisa tradicional e que tem respaldo, aliada a marca do cliente, faz com que a campanha e a marca sejam alavancadas”, concluiu Cláudio.
O gestor de Mídia reforça a importância dos dados nas construções das campanhas para os clientes, cumprindo sua principal função: direcionar. “Ele mostra o caminho que a gente tem que seguir e mostra o melhor a ser feito, para que o cliente e a marca cresçam e para que eles continuem na lembrança do consumidor, sendo enxergadas de maneira positiva”.
O diretor de Mercado da Rede Gazeta, Marcio Chagas, reforçou a importância do estudo e do reconhecimento que o selo Recall de Marcas A Gazeta traz para as empresas lembradas.
Márcio Chagas
diretor de Mercado da Rede Gazeta
"Ganhar o selo de Recall de Marcas A Gazeta representa muito para a marca e tem que ser motivo de orgulho. Quando ela conquista esse reconhecimento e o utiliza, está falando e mostrando para a população o quanto ela é amada, querida e preferida na lembrança do consumidor capixaba"
Premiação
A pesquisa Recall de Marcas A Gazeta analisou 80 segmentos e entrevistou, ao todo, 1,6 mil pessoas da Grande Vitória. A entrega da premiação será no dia 21 de junho, em um evento para convidados, no Le Buffet Master, em Vitória, com um supershow de Wilson Simonal e Sandra de Sá.
Veja quem passou pelo evento:
Pesquisa do 32º Recall de Marcas A Gazeta é apresentada ao mercado
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