A jornalista Mariana Perini e o time de conteúdo do Estúdio Gazeta trazem as novidades do mercado publicitário e da comunicação, com cases e tendências que se destacam dentro e fora do Estado.

"Os consumidores estão cada vez mais individualizados e mimados"

A frase do publicitário e especialista em inovação Walter Longo, em palestra durante o lançamento do 33° Recall de Marcas A Gazeta, mostra como a modernização e a tecnologia mudaram o comportamento do consumidor

Vitória
Publicado em 01/04/2025 às 18h45
33º Recall de Marcas anunciou os vencedores nesta terça (01) em evento no auditório da Rede Gazeta
O 33º Recall de Marcas aconteceu nesta terça, no auditório da Rede Gazeta . Crédito: Gabriel Mazim

Representantes do mercado publicitário capixaba marcaram presença no auditório da Rede Gazeta nesta terça-feira (1), quando foram reveladas as marcas mais lembradas pelos capixabas. Chegando a sua 33ª edição, o Recall de Marcas A Gazeta deste ano tem como tema “O que o consumidor não esquece, a gente reconhece”.

O evento contou com a participação do publicitário e especialista em inovação Walter Longo, que trouxe a palestra “Protagonismo nos negócios: como continuar relevante em um mundo em transição”.

Ao longo da palestra, um dos temas que Longo destacou foi a transformação pela qual o mercado passou nos últimos anos, com a modernização acelerada e as mudanças no comportamento dos consumidores – que estão cada vez mais individualizados e “mimados”.

Por isso, o grande diferencial para que marcas sobrevivam no cenário atual, segundo ele, é se adequar às novas tecnologias sem deixar de lado o consumidor, pois é a compreensão individual das necessidades dessas pessoas que vai dar relevância a marca.

Walter Longo
O publicitário e especialista em inovação Walter Longo disse que a compreensão individual das necessidades dessas pessoas que vai dar relevância a marca. Crédito: Arthur Louzada

“Uma nova premissa básica no mercado é a de tratar de forma desigual pessoas aparentemente iguais. A importância da mídia de massa está em atrair a atenção das pessoas para a sua marca, mas, depois disso, é necessário construir uma relação individualizada com o cliente, entendendo como funcionam as pessoas, e não apenas o negócio”, afirmou o especialista.

A sócia-diretora da Markka Consultoria, empresa responsável pelo estudo do Recall neste ano, Karine Karam, apresentou o resultado da pesquisa. Ela explica que a premiação serve para valorizar e reconhecer as marcas mais lembradas e, por isso, tem um significado especial, tanto para as marcas quanto para os consumidores.

Karine Karam
A sócia-diretora da Markka Consultoria, Karine Karam, apresentou o resultado da pesquisa deste ano. Crédito: Arthur Louzada

“Para as marcas, isso simboliza o reconhecimento de que todas as suas estratégias de marketing estão funcionando de maneira efetiva. E também é algo bom para o consumidor, porque ele se vê identificado nas marcas que ele consome, nas marcas que ele prefere, nas marcas que ele tem a maior lembrança”, destacou.

Ela reforçou ainda que ser lembrado é algo importante para as empresas, sendo uma forma de atrair um consumo maior e, consequentemente, um reconhecimento maior.

“Lembrança e reconhecimento andam lado a lado. Se você não reconhecer uma marca naquele segmento, ela provavelmente vai estar na última prateleira na hora da decisão de compra. Para você entrar na arena competitiva, a primeira coisa é ser lembrado, para aumentar a chance de que consumam sua marca”, comentou Karine.

Os representantes de agências publicitárias e empresas vencedoras acompanharam o evento de perto e celebraram os resultados. Ao todo, foram analisados 81 segmentos e mais de 2.700 marcas foram citadas pelo público.

Marlon Pagoto, agente de Mídia na Artcom Agência de Comunicação
Marlon Pagoto, agente de Mídia na Artcom Agência de Comunicação. Crédito: Flávia Martins

Segundo o head de mídia da Artcom Agência de Comunicação, Marlon Pagoto, a pesquisa ajuda as marcas a medirem o sucesso do trabalho de comunicação, indicando o que está sendo feito da forma correta e, em alguns casos, o que pode ser feito para melhorar.

Marlon Pagoto

agente de Mídia na Artcom Agência de Comunicação

“É importante mostrar como nosso trabalho está na mente das pessoas e o que a marca traz para elas, para podermos reforçar ainda mais o conhecimento que as pessoas têm dela”
Tatiana Negris, coordenadora de Mídia da Danza Estratégia e Comunicação
Tatiana Negris, coordenadora de mídia da Agência Danza. Crédito: Tatiana Negris

Para a coordenadora de mídia da Agência Danza, Tatiana Negris, a visibilidade do Recall no Espírito Santo é um outro fator que contribui para que as agências observem o comportamento do mercado e se adequem a essas mudanças.

Tatiana Negris

coordenadora de Mídia da Danza Estratégia e Comunicação

“O recall é um excelente termômetro e reflexo, pois a partir dele podemos analisar o mercado e o posicionamento da empresa. E os dados são fundamentais para podermos ser assertivos e continuar fazendo um bom trabalho com as marcas. O recall consolida isso”

O diretor-geral da Agência Fire, Bruno Weigert, destacou que o selo Recall de Marcas é um termômetro do mercado, que valoriza as empresas que estão se planejando da forma correta e se preparando para vender mais.

Bruno Weigert

diretor-geral da Agência Fire

“O Recall é também uma bússola, que mostra a qualidade do trabalho que está sendo feito, e que no final pode refletir em maior faturamento, expansão do negócio e das vendas”

Confira como foi o evento e outras agências que estiveram por lá:

Lançamento da premiação do Festival Colibri
Lançamento da premiação do Festival Colibri 2025. Crédito: divulgação

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.