A Rede Gazeta venceu na categoria “Sociedade”, em âmbito regional, do Prêmio Aberje 2023, promovido pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). A empresa foi reconhecida pelo projeto Informação de Verdade, que integra uma série de estratégias que a maior rede de comunicação do ES vem adotando para combater a desinformação desde 2021. Agora, o projeto irá concorrer com outros quatro na categoria nacional, em novembro. A última vez que a Rede levou o prêmio foi em 2019, quando venceu nas categorias regional e nacional.
Uma das iniciativas realizadas foi a campanha de comunicação “Fake news envenena, jornalismo cura”, com assinatura da Prósper Comunicação, que tem o objetivo de combater a desinformação e defender a credibilidade do jornalismo profissional em busca do fortalecimento da democracia.
A campanha convida todos os cidadãos a se unirem contra as chamadas "fake news" e ressaltou a participação de A Gazeta no The Trust Project – consórcio internacional de veículos de mídia que aposta na checagem de fatos e se compromete em zelar pela informação de qualidade e transparente. A Gazeta integra o "Trust" desde 2021.
Os materiais do trabalho “Fake News Envenena, Jornalismo Cura” foram veiculados em TV, rádio, portais de notícia, redes sociais, mídia exterior, em todo o Estado do Espírito Santo.
Outra frente desse projeto vencedor do prêmio Aberje foi um experimento realizado com capixabas: algumas fake news foram apresentadas para as pessoas juntamente com notícias reais e elas avaliavam se iriam ou não compartilhar com conhecidos. O resultado virou VT e spot institucionais, reforçando o papel jornalístico sério feito pela TV Gazeta.
Combate às fake news nas escolas
Além disso, para ajudar jovens eleitores que vão às urnas votar pela primeira vez, A Gazeta lançou o projeto "Informação de Verdade", que identifica as mentiras que circulam em meio a informações verdadeiras. O time de reportagem realiza oficinas com estudantes de ensino médio, dando dicas para utilização de ferramentas básicas de checagem. Podem se inscrever professores e alunos de escolas públicas e particulares de todo o Estado.
Uma das principais premiações do Brasil, o Prêmio Aberje reconhece as principais organizações e profissionais que combinam criatividade, recursos e estratégias em comunicação organizacional para gerar melhores resultados para os negócios e impactos positivos para a sociedade.
Os projetos inscritos são avaliados por centenas de jurados de todo o Brasil, com notório saber do mercado e da academia, e conta com ampla estrutura em compliance, composta de auditoria independente, ombudsman e assessoria jurídica, a fim de garantir credibilidade – marca registrada do Prêmio.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.