No próximo dia 20 de dezembro, a Mosaico Fotogaleria abre para o público a exposição “Outras Américas”, com fotografias de ninguém menos que Sebastião Salgado. A mostra dá início à programação do projeto “Encontros com a Fotografia Contemporânea”, em que a galeria vai realizar uma série de eventos como exposições, projeções, cursos e bate-papos.
A série de fotografias “Outras Américas” é uma das mais emblemáticas da carreira de Sebastião Salgado. Faz parte de um grande projeto fotográfico que ele desenvolveu entre os anos de 1977 e 1984, durante as viagens que fez pela América Latina com o objetivo de capturar realidades esquecidas em comunidades camponesas e indígenas, abordando diferentes culturas.
“Os sete anos despendidos em produzir estas imagens transcorreram como uma viagem de sete séculos no passado, para observar, desenrolando-se ante mim num passo lento, arrastado - o qual marca a passagem do tempo nesta região -, todo o fluxo de culturas distintas, tão semelhantes em suas crenças, perdas e sofrimentos. Percorri a universalidade desse mundo apartado, viajando do litoral tórrido do Nordeste brasileiro às montanhas do Chile e daí à Bolívia, ao Peru, Equador, Guatemala e México”, descreve Sebastião.
Com curadoria de Lélia Wanick Salgado, a exposição apresenta uma seleção de 22 fotografias em pequeno formato.
“Admiramos muito toda a obra do Salgado, mas este é o trabalho dele que mais se aproxima do assunto de pesquisa da nossa galeria: o cotidiano. Seu olhar apresenta de uma forma muito digna os povos diversos da América Latina em seu dia a dia. É perceptível em cada imagem o cuidado e respeito que ele tem por aqueles que fotografa”, comenta Tadeu Bianconi, sócio da Mosaico Fotogaleria.
Valorização da fotografia
Reconhecido em todo o mundo como um dos maiores fotógrafos de todos os tempos, Sebastião Salgado construiu uma carreira admirável que representa o sonho de quase todos os fotógrafos. Desenvolver os projetos dentro dos temas do seu interesse e viver disso. Para conseguir tudo isso, foi essencial a parceria com sua esposa Lélia Wanick Salgado que é quem desenvolve os projetos, edita e faz curadoria de suas fotos.
“A vinda do Sebastião a Vitória cumpre o objetivo da nossa galeria de valorizar a fotografia, para mostrar sua importância como ferramenta de conscientização, como arte, como documento e memória da nossa sociedade. Precisamos de políticas públicas que reconheçam esse valor da fotografia para que os acervos fotográficos ganhem visibilidade e não se percam,” comenta Gabriel Lordello, da Mosaico Fotogaleria.
A exposição “Outras Américas” será aberta ao público, com entrada gratuita, mas é preciso fazer um agendamento prévio pelo e-mail [email protected]. A mostra fica em cartaz até 22 de fevereiro.
Projeção “Amazônia” no Sesc Glória
Nesta quinta ( 19), o Sesc ES e a Mosaico Fotogaleria apresentam a projeção “Amazônia” de Sebastião Salgado, às 19h30, no Sesc Glória, em Vitória. O fotógrafo brasileiro estará presente, proporcionando uma rica conversa sobre o trabalho e a importância da consciencialização ambiental. O evento faz parte do projeto “Encontros com a Fotografia Contemporânea”, da Mosaico Fotogaleria, em parceria com o Cine Sesc Glória.
A série de concertos “Amazônia” combina mais de 200 fotografias musicadas pelo poema sinfônico “Erosão - Origem do Rio Amazonas”, do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos, formando uma experiência audiovisual incrível.
O evento será aberto ao público, para maiores de 16 anos, mediante doação de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado ao Sesc Mesa Brasil, programa de solidariedade que atua contra a fome e o desperdício, unindo doadores e pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.