Um agro turbinado, que acelera inovações e se transforma em um potente motor da economia do Espírito Santo. O Tecnoagro 2023, maior evento de agronegócio do Estado, já está movimentando o mercado capixaba. Serão dois dias de muita troca de conhecimento (17 e 18 de agosto), em Linhares, no Norte do Estado, com grande foco na qualificação do setor, além de uma revista impressa, com as novidades e as tendências desse universo.
Pelo segundo ano consecutivo haverá uma mega programação. São cerca de 50 palestras, workshops, painéis, feira de negócios, expositores, salas de capacitação, estandes para patrocinadores e um espaço exclusivo para conexão com agtechs – startups de tecnologia com soluções agrárias, que estão se multiplicando no Estado.
O diretor-geral da Rede Gazeta, Marcello Moraes, disse que o sucesso desse projeto é a prova de que o agronegócio é um traço marcante para a cultura e economia do Espírito Santo e para a formação do nosso povo.
“O Tecnoagro é um gesto concreto que nós queremos fazer em conjunto com quem mais entende desse ambiente. Prova disso é que o conhecimento e o networking produzidos neste, que é o maior evento voltado ao agronegócio do Espírito Santo, cruzou nossas divisas, no último mês de julho, e desembarcou em Uberlândia (MG) para reproduzir, por lá, toda a experiência de conexões que a Rede Gazeta realiza aqui com os capixabas”, considerou.
Estado gigante
O Secretário de Agricultura do Espírito Santo, Enio Bergoli, que também estará no evento, explicou que o Estado, embora pequeno na extensão territorial, é um gigante na produção agropecuária, fruto da capacidade empreendedora dos produtores rurais capixabas, da socialização e da aplicação de conhecimentos e tecnologias na prática. De acordo com ele, os produtos daqui são comercializados no Brasil e em mais de 100 países, com diferenciação na qualidade e na sustentabilidade dos processos produtivos.
Enio Bergoli
Secretário de Agricultura do Espírito Santo
"O Tecnoagro é um evento que já se consolidou como uma ótima oportunidade para troca e avanço de informações entre produtores, técnicos, lideranças rurais e empresários dos diversos elos das cadeias produtivas do agronegócio"
A superintendente do Senar-ES, Letícia Simões, concorda com o secretário. Para ela, o Tecnoagro é um evento significativo que reúne profissionais, especialistas e empresas do setor agrícola para compartilhar conhecimentos, tendências e inovações que impactam a agropecuária no Estado.
Letícia Simões
Superintendente do Senar-ES
"O evento é uma grande oportunidade para explorar as últimas novidades tecnológicas, boas práticas sustentáveis e avanços científicos que estão moldando o futuro do setor"
A participação do Senar, segundo Letícia, ressalta o compromisso da instituição em promover a capacitação, a educação e a qualificação dos produtores rurais e trabalhadores do campo. “O Senar desempenha um papel fundamental ao fornecer informações atualizadas, com aposta em técnicas inovadoras, treinamentos práticos e orientações gerenciais que contribuem diretamente para o desenvolvimento sustentável da agricultura e pecuária na região”.
Franco Fiorot, presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), acredita que iniciativas como o Tecnoagro são essenciais para o setor, porque conecta vários elos da cadeia produtiva do nosso setor.
Franco Fiorot
Presidente do Incaper
"A conexão de vários elos com foco em geração de negócios e a difusão de conhecimento são essenciais para que a gente possa desenvolver cada vez mais esse segmento e proporcionar os índices econômicos e sociais para sociedade"
Ele avalia ser uma grande oportunidade para o Incaper participar do Tecnoagro, uma vez que a missão da entidade é fazer a transferência de tecnologias através da pesquisa e da extensão rural, algo que o Incaper faz no dia a dia na agricultura estadual.
“Um evento como esse amplia essa transferência de tecnologia e essa difusão de conhecimento para um público interessado. Tanto presencialmente como pelos meios de comunicação que o evento proporciona”.
Estúdio de videocast
E por falar em meios de comunicação, para este ano, a programação conta com diversas novidades, entre elas um estúdio de videocast, do Estúdio Gazeta, laboratório de branded content da Rede Gazeta. A estrutura promete trazer mais dinamismo e interação com os participantes do evento, que serão convidados para bate-papos repercutindo informações relevantes e atualizadas, tanto da programação quanto demais assuntos que movimentam o agronegócio. As conversas serão comandadas pela jornalista Lara Rosado, do Estúdio Gazeta.
Entre os assuntos que serão discutidos no palco principal estão a “Liderança feminina e o empreendedorismo no agro”, “O Venture Capital no Agro”, “A Jornada do Agronegócio Brasileiro rumo à Sustentabilidade e Inovação” e "A Abertura do Mercado Externo do Cacau para o Mercado Capixaba".
Inscrições
Para participar, os interessados devem se inscrever através do site www.tecnoagroes.com.br. Vale lembrar que as palestras e painéis do palco principal e auditórios contam com limite de capacidade, portanto as inscrições serão confirmadas por ordem de chegada.
Este vídeo pode te interessar
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.