Um grupo de alunos do Vale Música ES embarca no próximo dia 14 de fevereiro para Dubai, nos Emirados Árabes. Os jovens vão integrar a Orquestra Vale Música, junto com os alunos dos polos do Programa Vale Música de Belém (PA) e Corumbá (MS), para se apresentar na Expo Dubai, um dos maiores eventos do mundo nas áreas de cultura, tecnologia, inovação e design. A exposição conta com a participação de mais de 190 países.
Formada por 45 alunos, a Orquestra Vale Música vai realizar dois concertos, nos dias 19 e 20 de fevereiro, no Dubai Millennium Amphitheatre. A regência será dos maestros Eduardo Lucas da Silva (ES), Eduardo Martinelli (MS) e Renan Cardoso (PA). Entre os spallas selecionados estão o capixaba Lucas Anizio, Caio Fortunato e Igor Amaro.
PAISAGENS BRASILEIRAS
O repertório promove uma viagem encantada pela riqueza natural brasileira, através dos sons da Caatinga, do Pantanal, da Amazônia e da Mata Atlântica, finalizando com o doce balanço da Bossa Nova e a “Aquarela do Brasil” de Ary Barroso. Entre os temas selecionados para representar as paisagens capixabas destacam-se as toadas de congo “A Baleia”, “Iaiá, você vai à Penha” e “Madalena do Jucu”, além da canção “Na Puxada de Rede”, de Amaro Lima e Chocolate.
BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA
As apresentações marcam os 200 dias para o bicentenário da independência do Brasil. Os concertos serão transmitidos pelo canal da Expo Dubai no YouTube, às 10h, no horário de Brasília.
O Programa Vale Música é uma iniciativa do Instituto Cultural Vale que visa incentivar e fortalecer a formação de crianças, adolescentes e jovens para música de concerto no Brasil. O programa cria uma rede de colaboração entre orquestras parceiras para incrementar o ensino e a aprendizagem nos projetos de música patrocinados pela Vale, com intercâmbios entre estudantes e professores, aulas e residências artísticas. Atualmente, o Programa Vale Música conta com cinco polos de formação nos estados do Pará, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo, envolvendo mais de mil alunos e 250 profissionais.
Este vídeo pode te interessar
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.