Será na Casa Cor Espírito Santo, no Clube Ítalo Brasileiro, no dia 13 de novembro, quarta-feira, às 17 horas, o lançamento do livro sobre a vida e obra do arquiteto, designer, maquetista, paisagista e urbanista baiano José Zanine Caldas. A publicação reúne mais de 300 imagens históricas e atuais, incluindo móveis e esculturas, que utilizavam a madeira descartada no processo de devastação da Mata Atlântica que acontecia na região e eram chamados de “móveis-denúncia”.
Natural de Belmonte, litoral da Bahia, o mestre da madeira, criador visionário e multidisciplinar, pioneiro do pensamento sustentável, José Zanine Caldas (1919-2001) foi um dos grandes arquitetos e designers do País e uma personalidade marcante na cultura brasileira do século XX.
No Espírito Santo ele concentra grandes obras, como a Pousada Pedra Azul, a maior que construiu, e amigos como a arquiteta Rita Rocio Tristão, que trabalhou com ele no Rio de Janeiro, e o empresário Jônice Tristão. Ambos, claro, além do seu filho Zanini de Zanine, estarão presentes no lançamento.
Publicado pela Editora Olhares em parceria com a galeria americana R&Company, o livro revê sua trajetória a partir da pesquisa e texto de três autores: Maria Cecilia Loschiavo dos Santos, professora titular de design da FAU/USP, Lauro Cavalcanti, crítico de arquitetura e diretor da Casa Roberto Marinho, e Amanda Beatriz Palma de Carvalho, pesquisadora da obra de Zanine. A publicação reúne mais de 300 imagens históricas e atuais, com destaque para ensaio do fotógrafo de arquitetura André Nazareth.
ALMOÇO
MISSA DE 7º DIA
Evandro Luiz Coser, Otacílio Coser Filho, Tereza Rachel Coser, Maria Bernadette Coser de Orem, Claudio Antonio Coser, Carlos Alberto Coser (filhos), seus respectivos cônjuges, filhos e netos, e a esposa Marilia Antunes e Coser convidam para a missa de 7º dia de Otacílio José Coser, será realizada em 11 de novembro às 10h30, na Catedral Metropolitana de Vitória.
COQUETEL IMOBILIÁRIO
SUNSET PARTY
Este vídeo pode te interessar
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.