Uma equipe de televisão francesa do canal France 2 desembarca nesta quinta-feira (24) no Estado para conhecer o turismo de observação de baleias do projeto Amigos da Jubarte e o laboratório Jubarte.Lab, que tem parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A equipe vai preparar reportagem, que será exibida em 30 países da Europa. É a primeira vez que uma equipe internacional vai acompanhar o turismo de baleias no ES.
Segundo o coordenador executivo do Projeto Amigos da Jubarte e presidente do Instituto O Canal, Thiago Ferrari, o canal francês conheceu o projeto capixaba pelo Instagram @amigosdajubarte. O projeto, iniciado em 2014, conta com a participação de ambientalistas de diversas áreas, desde a ciência, comunicação, administração e cultura, que visa desenvolver pesquisa cientifica, sensibilização ambiental, fomento do turismo sustentável e a conservação das baleias-jubarte e seu ecossistema.
Nesta sexta-feira, a equipe de TV francesa vai acompanhar uma expedição de observação de baleias juntos aos Amigos da Jubarte. O canal France 2 pretende ainda visitar o laboratório Jubarte.Lab , base de armazenamento de dados que são compartilhados com outros centros de pesquisas sobre as Jubarte a fim de se criar uma rede mundial de informações referentes a essas baleias. Hotspots de avistamento, demarcação das áreas de maior concentração geográfica de baleias na costa de Vitória, captação e gravação de áudio da comunicação entre as baleias para estudo comunicativo dos cetáceos serão alguns dos dados coletados pelo laboratório.
Thiago Ferrari
Coordenador executivo do Projeto Amigos da Jubarte e presidente do Instituto O Canal
"A visita da equipe é importante para consolidar o ES como hot spot nacional e internacional de observação de baleias."
Este vídeo pode te interessar
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.