Que carro é uma paixão nacional todos nós já sabemos. E para cuidar dessa paixão é preciso que os motoristas tenham um cuidado especial com a pintura. E é esse o tema do artigo de hoje. Vou falar para vocês, amigos leitores, quais são os cuidados que você precisa ter com a pintura do seu carro. Venham comigo!
Quem não gosta de andar num carro cheiroso e limpo, não é mesmo?! Pena que o cheirinho de carro novo com o tempo acaba, mas não devemos abandonar o hábito de manter o carro sempre limpo e conservado, pois faz uma grande diferença na hora da revenda do veículo.
Então vamos às dicas de conservação da pintura do seu carro:
Lavagem: quais são os cuidados recomendados?
A dica aqui é sempre lavar à sombra para não manchar a pintura, usando produtos específicos para lavagem de automóvel. Você, amigo leitor, não pode nem pensar em usar sabão em pó, vassoura de pelo ou bucha de vasilha para esfregar a lataria do carro. O ideal é usar sabão de ph neutro e produtos específicos para lavagem dos carros que geralmente são encontrados em lojas de peças.
Existe uma maneira mais indicada para proceder com a lavagem do carro?
Existe sim. Primeiro deve-se molhar todo o carro. Em seguida, passar o shampoo, ou um sabão neutro, começando sempre do teto para as partes inferiores, com panos ou buchas apropriadas, podendo ser de algodão ou microfibra para não arranhar a lataria.
Fica aqui o alerta: cuidado com as partes inferiores, geralmente elas contêm resíduos de terra, sendo necessário lavar o pano com frequência para não arranhar a pintura. Vale aqui o aviso que o cuidado deve ser redobrado com o carro de cor preta, pois as chances de arranhar são ainda maiores.
Solventes: posso usar para remover impurezas na pintura?
O uso de solventes como querosene e gasolina não é recomendado e, certamente, irá manchar a pintura. Se você precisar remover um pinche que ficou na lataria do seu carro, existem removedores apropriados que não vão agredir a pintura do carro.
Como retirar a seiva de uma árvore que caiu na pintura?
Geralmente quando vamos estacionar uma sombra é sempre bem-vinda. Entretanto, precisamos tomar muito cuidado, pois as seivas danificam a pintura causando manchas. E não podia deixar de falar do coco de passarinho. Se você limpar logo não vai marcar a pintura, mas se deixar de um dia para o outro pegando sol vai queimar o verniz da pintura e, para resolver, só com uma pintura nova.
A lavagem automática arranha o carro?
Podem ficar tranquilos, amigos leitores, pois a lavagem automática não arranha seu carro. Mas fica aqui um aviso: se o seu carro foi pintado há menos de um mês não é recomendado esse tipo de lavagem, pois as fibras do rolo podem danificar a pintura.
E o pulo do gato para deixar seu carro brilhando?
Para encerrar este nosso artigo de hoje vou deixar várias dicas que os amigos leitores podem lançar mão para ter o carro novinho em folha novamente. Começando pela cera: vale muito a pena encerar seu carro após a lavagem, porque o produto forma uma camada de proteção e vai deixar o seu carro bem mais protegido.
Nos metais do seu carro, recomendo o uso de polidor de metais e, após a aplicação, oriento o uso de uma flanela para espalhar o produto e deixar uniforme na peça aplicada. Ela ficará brilhando. Já nos vidros, oriento que seja utilizado um pano umedecido com água e um produto específico para limpeza de vidros. A dica valiosa aqui é utilizar o produto vitrificador. Os vidros ficarão num brilho só.
Então, leitores de A Gazeta, espero que possam aplicar essas dicas para manter o carro sempre com boa aparência e, é claro, sem esquecer de manter a manutenção preventiva em dia. Um carro preservado também é um carro seguro. Afinal, o brilho do carro também revela o brilho do dono.
Até a próxima coluna.
Forte Abraço!
Este vídeo pode te interessar
MAIS EM RICARDO BARBOSA
Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.