
Dos seis detentos que foram feridos em um conflito na Penitenciária de Segurança Máxima 2 (PSMA 2), em Viana, ocorrido na manhã desta segunda-feira (10), dois estão em estado grave. Um deles é Luan Gomes Faria, o Kamu, liderança do Terceiro Comando Puro (TCP) e conhecido como um dos irmãos Vera.
À coluna foi relatado que ele chegou ao hospital com vários ferimentos na região do pescoço, e que o seu estado seria grave, permanecendo intubado e recebendo cuidados intensivos. Seu irmão, Gabriel Gomes Faria, o Buti, teria passado pelo centro cirúrgico e segue em observação.
Confira a lista dos feridos:
- Kassiano Peixoto Belmont - Foi socorrido com algo parecido com um vergalhão fincado em suas costas, na altura do pescoço. Passou pelo centro cirúrgico e estava em observação
- Thiago Ferreira Costa - Em estado grave e tinha sido encaminhado para a UTI
- Gabriel Gomes Faria, o Buti - Passou pelo centro cirúrgico e estava em observação
- João Paulo Ferreira Dias - Deve receber alta hospitalar até o final do dia e retornar ao presídio
- Carlos Eduardo da Silva Costa - Deve receber alta hospitalar até o final do dia e retornar ao presídio
- Luan Gomes Faria, o Kamu - Está com vários ferimentos na região do pescoço, está em estado grave e intubado. No momento encontra-se na sala vermelha.
Quem são?
Os irmãos Vera — nome dado em referência à mãe deles — são lideranças do TCP, presas em 2023, e atuam em vários bairros da Grande Vitória.
São apontados como os responsáveis pela extorsão praticada contra empresários, comerciantes e moradores, alvo da Operação Conexão Perdida, realizada pela Polícia Civil na última semana, com mandados de prisão e busca e apreensão cumpridos no Rio de Janeiro e no Espírito Santo.
Uma prática que vem sendo comandada por Bruno Gomes Faria, o Nono, o terceiro irmão que permanece foragido e escondido no Rio de Janeiro. Na operação, um dos detidos foi a mulher de Luan.
João Paulo Ferreira Dias faz parte de uma família com ligações com a criminalidade. Era conhecido como o “dono do morro”, em referência à Piedade. E as disputas de poder em 2018 deram origem à sequência de crimes que ocorreram na região, incluindo os irmãos Ruan e Damião Reis.
Contra Kassiano Peixoto Belmont existem, no site do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), diversos processos por homicídio.
Os fatos
Na manhã desta segunda-feira (10), houve uma briga com 20 detentos na Penitenciária de Segurança Máxima 2 (PSMA 2), destinada aos que são considerados de maior periculosidade, como as lideranças de grupos criminosos.
Por nota a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) informou que o conflito ocorreu dentro da galeria, durante o momento de convívio. “Foram socorridos e atendidos, inicialmente, na Unidade de Saúde Prisional, dentro do Complexo de Viana”, é dito na nota..
Os ânimos foram contidos pela Polícia Penal. A Sejus informou que a motivação da briga está sendo apurada pelas equipes de segurança prisional e acrescentou que revistas são realizadas na unidade com o corpo operacional.
“A ocorrência será encaminhada à autoridade policial. Um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) também será aberto para investigar a motivação e responsabilizar os envolvidos”, informa o texto.
Este vídeo pode te interessar
LEIA MAIS COLUNAS DE VILMARA FERNANDES
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.