Aqui você encontra conteúdos exclusivos sobre segurança, justiça e cidadania, com informações que impactam a vida das pessoas e da cidade

Navio fantasma dá adeus ao Porto de Vitória e vai virar sucata em SC

Após dez anos atracado, o Iron Trader seguiu para o complexo portuário de Itajaí; operação foi finalizada por voltas das 13h; veja vídeo

Vitória
Publicado em 17/04/2025 às 17h14
Atualizado em 18/04/2025 às 16h40

Os apitos na baía de Vitória, o último deles em frente ao Convento da Penha, marcaram  a despedida do navio Iron Trader do Porto da Capital, onde estava atracado há dez anos. A embarcação turca de bandeira panamenha, que chegou a ser denunciada por contrabando de armas, segue com o auxílio de dois rebocadores para o complexo portuário de Itajaí, em Santa Catarina, onde será convertido em sucata.

A operação para a sua retirada do berço 902 do Cais de Capuaba, em Vila Velha, foi iniciada por volta das 10 horas. A chuva não impediu que movimentação da equipe da Vports e dos rebocadores fosse acompanhada por curiosos e diversos barcos ao longo da baía e no calçadão da Beira-mar.

Ao meio-dia começaram os trabalhos de movimentação do Iron Trader, manobras realizadas por quatro rebocadores e que o acompanharam até a saída do canal. Às 13 horas ele passou pela Terceira Ponte, encerrando sua estadia forçada na área portuária desde 2015.

Um total de 20 pessoas participaram da operação. A saída do navio  também foi monitorado pela Polícia Federal.

Percurso

O trajeto até o porto catarinense deve durar sete dias, com uma velocidade de navegação de quatro nós, o que equivale a menos de 8 quilômetros por hora. O coordenador de Serviço de Tráfego de Embarcações da Vports, Agostinho Sobral, explicou ele seguirá com dois rebocadores, um deles na frente, efetivamente puxando o Iron Trader, e o outro, na retaguarda, fazendo o apoio e monitoramento.

Não haverá transporte de passageiros, carga ou qualquer tipo de combustível para minimizar os riscos. Um ‘tow master’, um comandante especializado foi contratado para liderar a operação de reboque do início ao fim da travessia. Também foi viabilizado um serviço de acompanhamento meteoceonográfico foi contratado para informar as condições climáticas e de navegabilidade, em tempo real, além de um seguro marítimo especializado

Em agosto de 2020, o Iron Trader foi penhorado em favor da Sudeste Soluções Ambientais Eireli. O valor desembolsado foi de R$ 400 mil para pagamento de encargos trabalhistas dos tripulantes. A decisão foi do juiz trabalhista Marcelo Tolomei Teixeira, da 7ª Vara do Trabalho de Vitória.

Por meio de nota, a Sudeste Soluções Ambientais afirma que, desde que foi arrematado, o navio vinha recebendo vigilância privada permanente, durante 24 horas, além da manutenção necessária, sob a supervisão da Vports. A empresa também destaca que não tinha conhecimento de qualquer fato ilícito em que, no passado, o Iron Trader esteve envolvido.

Despedida de navio

Navio Iron Trader deixa o Porto de Vitória após 10 anos
Navio Iron Trader deixa o porto de. Vitor Jubini
Navio Iron Trader deixa o Porto de Vitória após 10 anos
Navio Iron Trader deixa o porto de. Vitor Jubini
Navio Iron Trader deixa o Porto de Vitória após 10 anos
Navio Iron Trader deixa o porto de. Vitor Jubini
Navio Iron Trader deixa o Porto de Vitória após 10 anos
Navio Iron Trader deixa o porto de. Vitor Jubini
Navio Iron Trader deixa o Porto de Vitória após 10 anos
Navio Iron Trader deixa o porto de. Vitor Jubini
Navio Iron Trader deixa o Porto de Vitória após 10 anos
Navio Iron Trader deixa o porto de. Vitor Jubini
Navio Iron Trader deixa o Porto de Vitória após 10 anos
Navio Iron Trader deixa o porto de. Vitor Jubini
O navio fantasma Iron Trader deixa o ES
O navio fantasma Iron Trader deixa o ES. Fernando Madeira
O navio fantasma Iron Trader deixa o ES
O navio fantasma Iron Trader deixa o ES. Fernando Madeira
O navio fantasma Iron Trader deixa o ES
O navio fantasma Iron Trader deixa o ES. Fernando Madeira
O navio fantasma Iron Trader deixa o ES
O navio fantasma Iron Trader deixa o ES. Fernando Madeira
O navio fantasma Iron Trader deixa o ES
O navio fantasma Iron Trader deixa o ES. Fernando Madeira
O navio fantasma Iron Trader deixa o ES
O navio fantasma Iron Trader deixa o ES. Fernando Madeira
O navio fantasma Iron Trader deixa o ES
O navio fantasma Iron Trader deixa o ES. Fernando Madeira
O navio fantasma Iron Trader deixa o ES
O navio fantasma Iron Trader deixa o ES. Fernando Madeira
O navio fantasma Iron Trader deixa o ES
O navio fantasma Iron Trader deixa o ES. Fernando Madeira
O navio fantasma Iron Trader deixa o ES
O navio fantasma Iron Trader deixa o ES. Fernando Madeira
O navio fantasma Iron Trader deixa o ES
O navio fantasma Iron Trader deixa o ES. Fernando Madeira
O navio fantasma Iron Trader deixa o ES
O navio fantasma Iron Trader deixa o ES. Fernando Madeira
O navio fantasma Iron Trader deixa o ES
O navio fantasma Iron Trader deixa o ES. Fernando Madeira
O navio fantasma Iron Trader deixa o ES
O navio fantasma Iron Trader deixa o ES. Fernando Madeira
O navio fantasma Iron Trader deixa o ES
O navio fantasma Iron Trader deixa o ES. Fernando Madeira
O navio fantasma Iron Trader deixa o ES
O navio fantasma Iron Trader deixa o ES. Fernando Madeira
O navio fantasma Iron Trader deixa o ES
O navio fantasma Iron Trader deixa o ES. Fernando Madeira
O navio fantasma Iron Trader deixa o ES
O navio fantasma Iron Trader deixa o ES. Fernando Madeira
O navio fantasma Iron Trader deixa o ES
O navio fantasma Iron Trader deixa o ES. Fernando Madeira
O navio fantasma Iron Trader deixa o ES
O navio fantasma Iron Trader deixa o ES. Fernando Madeira
O navio fantasma Iron Trader deixa o ES
O navio fantasma Iron Trader deixa o ES. Fernando Madeira
O navio fantasma Iron Trader deixa o ES
O navio fantasma Iron Trader deixa o ES. Fernando Madeira
O navio fantasma Iron Trader deixa o ES
O navio fantasma Iron Trader deixa o ES. Fernando Madeira
O navio fantasma Iron Trader deixa o ES
O navio fantasma Iron Trader deixa o ES. Fernando Madeira
Navio Iron Trader, atracado no Porto de Vitória
Navio Iron Trader, atracado no porto de Vitória. Vitor Jubini
Navio Iron Trader, atracado no Porto de Vitória
Navio Iron Trader, atracado no porto de Vitória. Vitor Jubini
Navio Iron Trader, atracado no Porto de Vitória
Navio Iron Trader, atracado no porto de Vitória. Vitor Jubini
Navio Iron Trader, atracado no porto de Vitória
Navio Iron Trader, atracado no porto de Vitória
Navio Iron Trader, atracado no porto de Vitória
Navio Iron Trader, atracado no porto de Vitória
Navio Iron Trader, atracado no porto de Vitória
Navio Iron Trader, atracado no porto de Vitória
Navio Iron Trader, atracado no porto de Vitória
Navio Iron Trader, atracado no porto de Vitória
Navio Iron Trader, atracado no porto de Vitória
Navio Iron Trader, atracado no porto de Vitória
Navio Iron Trader, atracado no porto de Vitória
Navio Iron Trader, atracado no porto de Vitória
Navio Iron Trader, atracado no porto de Vitória
Navio Iron Trader, atracado no porto de Vitória
Navio Iron Trader, atracado no porto de Vitória
Navio Iron Trader, atracado no porto de Vitória
Navio Iron Trader, atracado no porto de Vitória
Navio Iron Trader, atracado no porto de Vitória
Navio Iron Trader, atracado no porto de Vitória
Navio Iron Trader, atracado no porto de Vitória
Navio Iron Trader, atracado no porto de Vitória
Navio Iron Trader, atracado no porto de Vitória
Navio Iron Trader, atracado no porto de Vitória
Navio Iron Trader, atracado no porto de Vitória
Navio Iron Trader, atracado no porto de Vitória
Navio Iron Trader, atracado no porto de Vitória
Navio Iron Trader, atracado no porto de Vitória
Navio Iron Trader, atracado no porto de Vitória
Navio Iron Trader, atracado no porto de Vitória
Navio Iron Trader, atracado no porto de Vitória
Navio Iron Trader, atracado no porto de Vitória
Navio Iron Trader, atracado no porto de Vitória
Navio Iron Trader, atracado no porto de Vitória
Navio Iron Trader, atracado no porto de Vitória

As armas e o Boko Haram

Entre as denúncias que envolveram o Iron Trader, antes de ser penhorado, estava o contrabando de armas e munições até para o grupo terrorista Boko Haram, da Nigéria, em cuja costa ele teria ficado retido entre janeiro e novembro de 2014, antes de seguir para Vitória. Em relato à Justiça do Trabalho, um dos tripulantes declarou que dois colegas chegaram a ser presos naquele país.

No Brasil, um auditor da Receita Federal fez a identificação de uma carga de munição que estaria armazenada em 27 caixas de madeira e endereçadas à Benners’s International – Comando General del Ejercito – SMA – Montevideo.

Mas a tripulação relatou que, ao atracarem na cidade portuária nigeriana de Harcourt, a carga teria sido retida pelas autoridades locais por informações equivocadas do que havia no container. Esperava-se 100kg de explosivos e 800kg de cartuchos, mas haveria somente cartuchos. O comandante e o superintendente ficaram presos por 37 dias.

No Brasil, o navio foi inspecionado diversas vezes, por autoridades variadas, incluindo peritos, e as armas e munição não foram localizadas. A Justiça do Trabalho concluiu que a situação envolvendo o navio resultou na exposição das vidas em razão do abandono do navio pelo proprietário e pelo armador, com a necessidade de intervenção das autoridades brasileiras para que os tripulantes recebessem assistência humanitária e o navio atracasse para desembarcar a carga e seus tripulantes.

Atualização

18 de abril de 2025 às 16:28

Esta coluna foi atualizada com nota enviada pela Sudeste Soluções Ambientais, empresa que arrematou o navio em leilão.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.