Aqui você encontra conteúdos exclusivos sobre segurança, justiça e cidadania, com informações que impactam a vida das pessoas e da cidade

Suspeito de matar sogros de prefeito no ES foi solto em maio; veja decisão

Audiência aconteceu após suspeito ter sido preso por furto em loja;  ele já tinha condenações por furto, furto qualificado, homicídio e roubo majorado

Vitória
Publicado em 08/10/2024 às 17h09
Valmir Santana Ribeiro e Adriana de Souza Santos: casal suspeito de matar pais de primeira-dama foi detido em Cachoeiro
Valmir Santana Ribeiro e Adriana de Souza Santos: casal suspeito de matar pais de primeira-dama foi detido em Cachoeiro. Crédito: Leitor A Gazeta

Um dos suspeitos de matar os sogros de Victor Coelho (PSB), prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, na tarde desta terça-feira (08), foi solto em uma audiência de custódia realizada na mesma cidade, no mês de maio. Valmir Santana Ribeiro, de 38 anos, havia sido detido  após furtar objetos de uma empresa.

Na audiência de custódia, realizada no dia seguinte  à prisão, o juiz do plantão de flagrantes do Poder Judiciário da 4ª região  informou que “o fato se deu sem violência ou grave ameaça a pessoa”, acrescentando que os objetos levados haviam sido recuperados.

“Entendo que este caso comporta o deferimento de liberdade provisória”, foi dito no texto judicial, cujo processo contra Valmir tramita na 4ª Vara Criminal da cidade.

Foram estabelecidas medidas diversas da prisão, como proibição de mudar-se de endereço sem prévia autorização judicial, comparecimento a todos os atos do processo, e proibição de se ausentar da cidade por mais de um mês sem comunicação.

E justificou informando na decisão que a prisão anterior à sentença condenatória é medida de exceção. “Somente devendo ser mantida ou decretada quando é evidente a sua necessidade ou imprescindibilidade, eis que a regra é a de que o réu tem o direito de se defender em liberdade”.

Em outro ponto do texto é dito que foi constatado que ele possuía outras condenações criminais, como furto, furto qualificado, homicídio e roubo majorado.

Em janeiro deste ano ele havia recebido o livramento condicional e foi durante esta fase que ele cometeu o crime que o levou a audiência.

A Polícia Civil não revelou os nomes, mas a coluna confirmou que além de Valmir, também foi presa  sob suspeição de participação no crime, Adriana de Souza Santos, 35 anos.

Crime em Cachoeiro

Na tarde desta terça-feira (08) ele voltou a ser detido, desta vez como suspeito do assassinato de Cacilda Vetoraci Duarte, de 77 anos, e Luiz Geraldo Duarte, de 80, no bairro Baiminas, em Cachoeiro.

Foram mortos com golpes de faca dentro do hotel do qual eram proprietários e onde moravam. Dois cães da família também foram executados a facadas.

Atualização

8 de outubro de 2024 às 21:44

Após a publicação do texto,  foi atualizado o nome do juízo que concedeu a decisão de soltura, o que ocorreu na audiência de custódia realizada no plantão de flagrantes do Poder Judiciário da 4ª região.  O processo que envolve Valmir Santana Ribeiro tramita na 4ª Vara Criminal de Cachoeiro.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.